Logo
Imprimir esta página

Como delegar de maneira eficaz?

Como delegar de maneira eficaz?

por Valdez Monterazo*

Liderar pessoas significa conduzir seus esforços e energia em uma determinada meta, destino ou visão em comum.

Quero dar uma ênfase especial em conduzir os esforços dos outros. Reflita sobre essa frase, o que significa isso?

Ao pé da letra, está relacionado a empoderar pessoas com responsabilidades e tarefas que estão relacionadas, convergem, a um determinado objetivo estratégico comum a todos.

Em outras palavras, delegar tarefas e responsabilidades.

Acontece que a maioria avassaladora dos líderes caem em dois extremos. Em geral ou eles concentram as atividades em si mesmos, ou não delegam corretamente, ou seja, delegam as atividades.

Em ambos os casos as consequências são terríveis, pois a equipe não conseguirá ajudar da forma devida e nem obter os resultados desejados.

A grande chance, é que o líder se torne sobrecarregado de atividades que não representam o melhor uso do seu tempo, seja isso por concentrar atividades ou pelo retrabalho de refazer tarefas mal executadas pela equipe devido a uma delegação mal feita.

Independente de qual extremo, concentrar ou delegar, você se encontre hoje, aprender a delegar é praticamente o único remédio.

Nesse sentido, fica a seguinte pergunta: Como delegar de maneira eficaz?

Primeiramente, é crucial entender que ao delegar é necessário levar em consideração o know-how do colaborador, ou falta dele.

Cada nível de experiência um exige uma energia e forma diferente de delegação. Podemos dividir o nível de experiência em 4 fases de desenvolvimento.

Iniciante:

Diga o que tem de ser feito, qual o resultado desejado e mostre como fazer. Monte o planejamento junto ao colaborador.

Média experiência:

Diga o que precisa ser feito e qual o resultado desejado. Monte o planejamento junto ao funcionário.

Experiente:

Apresente a tarefa e o resultado esperado. Peça para o colaborador montar o planejamento e mostrar a você.

Expert:

Apresente a atividade, o resultado esperado e os prazos.

Percebeu como cada colaborador necessita de uma forma específica de delegar?

Em geral, líderes tratam seus colaboradores, independentemente do nível, ou expertise, como se todos fossem experts, ou seja, delegam as atividades.

E você? Como vem exercendo sua liderança até agora?

Consegue perceber situações em que poderia ajustar a forma como delega responsabilidades e atividades ao time?

Delegar é simplesmente uma habilidade crucial e indispensável ao exercer liderança e Refletir sobre o nível de experiência do colaborador pode te ajudar a conduzir seus liderados de maneira mais assertiva, gerando resultados ainda mais expressivos.

*Valdez Monterazo é Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto