Brasil,

Estudo europeu confirma segurança dos transgênicos para alimentação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jaqueline Frederes
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Peixe cresce duas vezes mais rápido do que o convencional, colaborando para o meio ambiente e para a produção de alimentos de forma sustentável

O projeto Avaliação de Risco de Transgênicos e Comunicação das Evidências (GRACE, na sigla em inglês) divulgou os resultados de testes sobre a segurança de organismos geneticamente modificados (OGM) para a saúde animal. Os cientistas alimentaram ratos com uma variedade transgênica de milho aprovada em diversos países do mundo, inclusive na União Europeia. Os resultados dos dois grupos de análise (período de 90 dias e de um ano) revelaram que não há qualquer indicação de que o milho GM cause efeitos adversos. O trabalho, financiado pela União Europeia, é considerado de longo prazo.

Na variedade de milho utilizada no estudo (MON 810) foi introduzido um gene de resistência a insetos para que a planta expressasse a toxina inseticida Bt. Dessa maneira, o vegetal passou a ser resistente a pragas da ordem das lepdópteras. Esse milho está liberado para cultivo no Brasil desde 2007, sendo aprovado também nos Estados Unidos, Argentina, China e em muitos outros países.

Além disso, o projeto GRACE estabeleceu novos métodos de coleta e análise dos dados preexistentes sobre segurança dos OGM para a saúde humana, animal e para o meio ambiente, bem como seus impactos sócio-econômicos e benefícios. Esses novos testes confirmaram as conclusões de estudos anteriores, reiterando, por exemplo, que as plantas transgênicas resistentes a insetos (Bt) não têm efeitos sobre organismos não alvo, a exemplo de besouros, borboletas e microrganismos do solo.

O estudo completo está disponível na página do projeto Grace: http://www.grace-fp7.eu/en/content/grace-published-its-final-conclusions-and-recommendations.

Sobre o CIB
O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), criado no Brasil em 2001, é uma organização não governamental, cuja missão é atuar na difusão de informações técnico-científicas sobre biotecnologia e suas aplicações. Na Internet, você pode nos conhecer melhor por meio do site www.cib.org.br e de nossos perfis no Facebook, no Twitter e no Youtube.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: