Logo
Imprimir esta página

Meta elenca as principais tendências de negócios para 2022

pixabay pixabay

Mobilidade inteligente, soluções baseadas em 5G, SaaS e novas moedas são alguns dos temas indicados pela companhia na jornada de transformação digital do ano

A Meta, consultoria de tecnologia e soluções focada em transformação digital, com mais de 30 anos de mercado e mais de 2,5 mil colaboradores, atuação global e cerca de 300 clientes em mais de 8 países, produziu o e-book intitulado como “Transformação digital: tendências para 2022”, e compartilhou dez temas que irão direcionar o mundo dos negócios neste ano.

De acordo com a companhia, as tendências são as seguintes: soluções baseadas em 5G; modelo de trabalho; segurança cibernética; mobilidade inteligente (smart mobility); plataforma de negócios (business platform); nuvem híbrida (hybrid cloud); inteligência artificial; hiperautomação; serviços e SaaS; e as novas moedas.

“Algumas dessas tendências são temas que já conhecemos, mas se apresentam agora de uma maneira mais efusiva. Nosso papel é de ajudarmos as empresas a se transformarem digitalmente para crescerem de forma sustentável e exponencial. Queremos enriquecer nosso público com conhecimento e promover uma experiência de ainda mais qualidade. Por isso, acreditamos que esse estudo dará a oportunidade para as companhias traçarem esse caminho”, explica Simone Lettieri, CIDO da Meta.

Confira a seguir as dez tendências que irão direcionar as empresas para uma transformação digital completa.

1- Soluções baseadas em 5G

O 5G já tem acelerado e superado diversas fronteiras em termos de conectividade de serviços e alcance no mundo. Com isso, não há dúvidas que todos os negócios, de diversos setores, serão impactados. Além disso, com a nova tecnologia veremos um avanço nas ações de relacionadas à inteligência artificial e a internet das coisas (IoT). Novos ecossistemas de inovação, serviços, desenvolvimento de produtos e colaboração vão surgir. A estimativa de receita gerada pelo 5G é de US$ 600 bilhões, até 2026.

2- Modelo de trabalho

O trabalho remoto se popularizou instantaneamente com isolamento social determinado pela pandemia da covid-19. Neste ano, as empresas precisam evoluir neste modelo. Profissionais com habilidades de programação ditarão as novas tendências, principalmente, com a implementação do 5G, que permitirá ter colaboradores espalhados no mundo inteiro, unidos por tecnologia e pela mesma cultura.

3- Segurança cibernética

O Fórum Econômico Mundial identificou a falta de segurança cibernética como uma das maiores ameaças mundiais. Diante disso, um planejamento em segurança da informação, com uma apropriada arquitetura e governança se mostram essenciais para garantir o crescimento dos negócios e um melhor desempenho na economia digital e em inovação. Par esse ano, veremos malhas de cibersegurança flexíveis, ágeis, escaláveis e de alta compatibilidade. Além disso, teremos formação de comitês dedicados a assuntos relacionados à cibersegurança para tornar as empresas mais seguras.

4- Mobilidade inteligente (smart mobility)

Nos novos modelos híbridos de trabalho, a mobilidade inteligente será ainda mais especializada, pois antes os modelos eram pensados para atender uma rotina de ações “agendadas”. Com o trabalho híbrido, os descolamentos não serão rotineiros e soluções rápidas serão cada veze mais requisitadas. Uma mobilidade inteligente deve contar com transportes múltiplos para pessoas e para as coisas. A tecnologia será a chave para o desenvolvimento de soluções criativas para aumentar a capacidade de deslocamento com menos agressões ao meio ambiente e eficientes, entre elas estão os carros autônomos e veículos elétricos.

5- Plataforma de negócios (business platform)

As business plataform, devem ser um dos destaques deste ano. Conectar fornecedores de serviços está longe de ser um modelo resolvido. Plataformas que conectam motoristas a passageiros, anfitriões a hóspedes, músicas à ouvintes, por exemplo, têm um potencial de crescimento ainda inexplorado. A tendência do próximo com o advento do 5G é o surgimento de novas ferramentas que devem antecipar as necessidades dos consumidores. A inteligência artificial será uma condição para o desenvolvimento dessas tecnologias.

6- Nuvem híbrida (hybrid cloud)

Qualquer projeto de transformação digital precisa ter um bom plano de armazenamento e segurança de dados. Os ambientes de nuvem passaram a sustentar boa tarde das inovações tecnológicas, se tornando essências para a construção de negócios devido à resiliência, escalabilidade, flexibilidade, e velocidade Diante deste cenário, o uso da nuvem híbrida é uma tendência que vai ganhar mais espaço, pois distribui o armazenamento das empresas entre nuvens privadas e públicas para otimizar gestão e custos.

7- Inteligência artificial

Produtos e serviços tecnológicos serão construídos por aqueles que não são profissionais da tecnologia, graças à inteligência artificial de baixo-código(low-code) ou sem código (no-code), democratizando a tecnologia. Uma das chaves do sucesso desses sistemas é a simplificação das interfaces que vão permitir a criação de programas inteligentes, por meio da ligação de módulos pré-fabricados, para sem alimentados com dados próprios.

8- Hiperautomação

Devido ao desenvolvimento da inteligência artificial e do 5G viveremos anos de hiperautomação acelerada. Com isso, todos os processos possíveis de automação sendo executados, elevando a eficiência e os lucros a níveis inimagináveis. Além disso, os custos de produção cairão, as linhas de montagem contarão com inteligência robótica para produzir mais com economia de matéria prima e volumes adequados à demanda.

9- Serviços e SaaS

Os mais modernos SaaS baseados em nuvem têm características de aplicação que são preceitos básicos no design centrado no ser humano. A construção com base nesse conceito de design é o que garante a produtividade no uso desses softwares, entre características centradas nas pessoas, estão: interface e um fluxo de trabalho “self-service”; rápidas interações e melhorias típicas das aplicações que permitem rápidas atualizações; e capacitação e empoderamento dos usuários. Diante disso, este ano será disruptivo para os serviços.

10- Novas moedas

A tendência dos próximos anos é que o dinheiro seja cada vez mais digital, que ofereça segurança, rapidez e transparência mesmo nas mais complexas transações financeiras, principalmente com a popularização das criptomoedas e fintechs. Para isso, o mercado espera aprimoramento nas tecnologias de blockchain e as empresas estão sob pressão para se prepararem para esse momento. O que veremos neste ano é contratações, compras, investimentos e todo tipo de negociação realizadas com criptomoedas, moedas especificas surgindo para proteger patrimônios e ampliar negociações internacionais protegidas da volatilidade do câmbio.

Para ter o e-book na íntegra, acesse o link.

Sobre a Meta

A Meta é uma consultoria de transformação digital e soluções de tecnologia. Com mais de 30 anos de mercado e mais de 2,5 mil colaboradores, a companhia tem atuação global – são 300 clientes em mais de 8 países. A empresa entende a importância da aceleração dos resultados para manter os negócios relevantes em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, oferece às organizações soluções personalizadas e adequadas aos diferentes modelos de negócios, segmentos e setores do mercado brasileiro e internacional, inspirando uma mudança cultural, ágil e cognitiva, de ponta a ponta. Esse amadurecimento digital gera receita, reduz custos e, acima de tudo, valoriza as pessoas como principal capital dessa transformação.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto