Logo
Imprimir esta página

Sustentabilidade muda posicionamento das empresas no mercado

Sustentabilidade _ imagem Pixabay Sustentabilidade _ imagem Pixabay

Uso consciente de recursos e reciclagem estão em alta no mundo dos negócios

Em um mundo marcado pelo consumismo, que gera um aumento desenfreado da produção de lixo, investir em sustentabilidade é um ato de respeito. Tanto com as pessoas, quanto com o meio ambiente. Ainda mais que esse modelo do desperdício e do desgaste dos recursos naturais está com o prazo de validade prestes a vencer. E uma boa alternativa está em unificar as pontas da cadeia de geração e consumo de bens.

A chamada economia circular tem a capacidade de revolucionar toda a economia, com impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade como um todo. Assim, os recursos naturais são utilizados com consciência, possibilitando o desenvolvimento, sem causar muitos danos.

Neste cenário a reciclagem aparece como um dos melhores processos de reaproveitamento destes materiais que são diariamente descartados no lixo, de forma a reintroduzi-los no ciclo produtivo. Ela contribui para economia, motivando as empresas a usarem desse sistema para redução de custos no processo produtivo, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Por isso, tomar decisões socialmente responsáveis ​​e moralmente corretas é uma tendência que vem crescendo no mundo dos negócios. E que tem no sistema ESG (Environmental, Social and Governance) uma estratégia de crescimento e fortalecimento para as empresas que desejam se destacar em um cenário cada vez mais competitivo.

Quem já investe

Na sede do Grupo Quantum, em São José, na Grande Florianópolis, a preocupação com o meio ambiente motivou a criação de uma Central de Resíduos. No local são armazenados e separados, de forma adequada, resíduos gerados durante a rotina da empresa. O processo segue as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, por isso evita que os materiais descartados causem qualquer tipo de impacto ambiental negativo.

Com foco em iluminação pública e energia solar, a Quantum atua há 30 anos no setor elétrico e tem especial atenção com o descarte de lâmpadas, luminárias e reatores, materiais perigosos que precisam ser descontaminados antes da destinação final. Depois de ficarem armazenados na Central de Resíduos, eles são recolhidos por uma empresa especializada e licenciada para esse trabalho.

Já o material que pode ser reciclado, sem tratamento prévio, ganha um destino especial. Papel, papelão, metal e plástico, são doados à Associação de Coletores e Triadores de Florianópolis, uma entidade sem fins lucrativos, que atua há mais de 20 anos no processamento e comercialização de resíduos secos. O valor das vendas para as indústrias de reciclagem contribui com a renda das famílias envolvidas.

“Na Quantum não atuamos pensando somente em atender as legislações pertinentes ao nosso negócio, mas focando no desenvolvimento sustentável, uso consciente dos recursos e reaproveitamento, agregando valor a resíduos que seriam descartados. Além disso, realizando a doação destes materiais recicláveis à entidades sem fins lucrativos, contribuímos de alguma forma, no âmbito social, dentro da comunidade em que atuamos”, destaca Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum.

Reciclagem no DNA

Outro bom exemplo vem da Agroforte, indústria catarinense de reciclagem animal, com capacidade para processar até 300 toneladas de insumos de peixe por dia. Localizada em Biguaçu, a fábrica é considerada uma das maiores empresas de reaproveitamento de resíduos de pescados do Brasil, sendo que boa parte de sua produção é exportada para diversos países da América Latina.

Mas não para por aí o seu DNA sustentável. A indústria também instalou um container de coleta seletiva na entrada da empresa. Totalmente alinhada aos princípios que a indústria prega diariamente em seus processos de produção em relação à sustentabilidade, a iniciativa busca incentivar as pessoas a fazerem a sua parte. E, com isso, possibilitou que a comunidade do entorno da fábrica tivesse acesso a um ponto de reciclagem.

A estrutura, dividida em cinco categorias de resíduos, permite o depósito do lixo reciclável logo na entrada, de maneira fácil e com a certeza que ele será descartado da maneira correta. O espaço está identificado em cores seguindo a orientação já padronizada mundialmente na coletiva seletiva: amarelo para metais, verde para vidros, azul para papéis, vermelho para plástico e cinza para lixo não-reciclável.

Além disso, a porta traseira do container possibilita que a própria Agroforte também realize a sua coleta seletiva e retire o lixo para ser encaminhado à reciclagem. Uma empresa especializada e licenciada para o trabalho realiza o recolhimento periódico do material depositado no local e dá a destinação correta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto