Logo
Imprimir esta página

Em tempos de home office - vamos ter que aprender a socializar novamente com os colegas de trabalho

pixabay pixabay

** Por Grazi Piva

Você já deve ter parado para pensar – como é difícil estar perto das pessoas novamente após tantos meses trabalhando em formato home office sem socializar com as pessoas em um mesmo ambiente. O termo “antissocial” passou a ser abordado e inserido na sociedade, pois fomos forçados, pelo menos em termos físicos a nos isolarmos por conta de uma pandemia. Como resultado, muitas pessoas estão achando bem estranho qualquer interação social pessoal – principalmente quando nos sentamos em uma sala com outro ser humano.

Uma pesquisa realizada pela Escola de Negócios ISE Business School, revelou que 80% dos gestores aprovaram o trabalho remoto e gostariam que a prática fosse permanente, porém, essa mesma análise apresentou que para alguns a flexibilidade de horários aumentou a produtividade e a qualidade de vida. Já para outros, lidar com a família e os afazeres domésticos durante o trabalho, elevou o estresse e os níveis de ansiedade.

Algumas empresas estão retornando gradualmente para trabalhar de forma híbrida em seus escritórios, garantindo a segurança e a saúde dos colaboradores, essa é a principal missão das companhias nesse momento. Com o isolamento e home office nós rompemos três fatores fundamentais para as relações sociais. As transformações e cumprimentos as readaptações levarão a humanidade a uma reflexão muito importante. São elas:

Corporeidade: com o isolamento as tecnologias digitais foram a solução encontrada para a manutenção do trabalho. No entanto, os sinais corporais que ajudam na comunicação são parcialmente perdidos em reuniões realizadas através dos aplicativos corporativos, por exemplo.

Qualidade comunicativa: outro efeito foi o incentivo para que falemos continuamente, evitando os silêncios constrangedores nas reuniões virtuais, por exemplo. Hoje em dia perdemos a sensibilidade mais intuitiva para conversar.

Tempo: a nossa relação com o tempo também foi extremamente afetada, pois não temos mais contato com o ritmo das outras pessoas, baseando-nos apenas em nossa própria rotina. A sensação é de que o tempo parou e na incapacidade de planejar o futuro, a sequência de acordar, trabalhar, estudar, realizar as demais tarefas do cotidiano se repetem ininterruptamente.

O que está sendo chamado de “preguiça” ou “desencantamento” tem relação justamente com essas transformações. Passamos por uma nova adaptação, dessa vez com relação a disponibilidade de estarmos com outras pessoas e construir um diálogo e tudo isso pode causar uma certa ansiedade nas pessoas, o que é normal neste primeiro momento.

Essa intoxicação digital que fomos inseridos causou muitas dificuldades psicológicas e perdas. Então socializar novamente com as pessoas será um processo de readaptação muito importante e digo mais, dolorido, pois somos seres humanos que se relacionam.

Hoje as pessoas buscam uma forma de trabalho que ofereça bem-estar, benefícios psicológicos e nós percebemos que em alguma momento, os colaboradores sentiam saudades de estar com os demais colegas de trabalho no mesmo ambiente, mas também buscam qualidade de vida. Por isso, que durante todo o processo de volta é importante sermos pacientes e gentis com todos e lembrar da resiliência social que começa a se revelar diariamente.

** Diretora executiva de desenvolvimento de relações humanas e pessoas da EDC Uni

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto