Logo
Imprimir esta página

Mulher, negra, mãe e periférica: Samanta Lopes leva inclusão às empresas globais

Profissional coordena o Programa Mestre em Diversidade Inclusiva (MDI) na um.a, agência de live marketing que atende a uma carteira de grandes clientes no país

Samanta Lopes sabia, desde pequena, que deveria criar o próprio caminho. Mulher, negra e periférica, sofreu com agressões devido a sua cor de pele, ao cabelo crespo e justamente por não aceitar que as pessoas a limitassem em sua trajetória pessoal e profissional. A cada não que ouvia, tinha mais forças para seguir em frente.

“Minha família tem várias pessoas que nunca tiveram carteira assinada e isso sempre me inspirou. Poder escolher o melhor caminho para usar o meu potencial sempre me moveu.”

A luta é diária, mas hoje ela pode se orgulhar das duas graduações, das especializações realizadas e da carreira que construiu. Desde 2019, é coordenadora do Programa Mestre em Diversidade Inclusiva (MDI) na um.a, agência de live marketing que atende clientes do porte como: Allergan, Anbima, Atento, B3, BMG, Bristol-Myers Squibb, Carrefour, Corteva, Fenasaúde, iFood, InterFarma, MAPFRE, Mondelez, MSD, KWS, SBT e Tigre.

Sua missão? Justamente levar a inclusão a essas grandes corporações, por meio da educação.

“Não é fácil. Todos os dias preciso justificar minhas habilidades. No entanto, a alegria de ver pessoas que às vezes nunca ligaram um computador criarem a própria página de negócios é muito enriquecedora. Uma pessoa jovem que percebe ser capaz de criar uma experiência digital como um podcast é algo impagável.”

Sua trajetória profissional reflete essa preocupação. Desde cedo atuou no ambiente corporativo em diferentes segmentos: seguros, joalheria, gestão de vendas, coordenação, treinamentos, etc. Em 2014, contudo, resolveu dar uma guinada na carreira. Passou por um coach de carreira e resgatou o sonho de atuar com educação.

Mas não foi para aquele modelo padronizado de aprendizado. Quis buscar outras formas de facilitar a aprendizagem das pessoas e chegou à área de Letramento Digital. Conseguiu certificações de diversas empresas digitais, como Microsoft e Google, e passou a trabalhar com inclusão digital. Chegou à um.a em 2019. Com ela, a agência fortaleceu suas ações em rede e de inclusão das pessoas.

Aos 48 anos, mãe de dois filhos, Samanta Lopes compartilha o amor pelo digital e pela cultura geek com eles. É fã de sagas como a animação Cavaleiros do Zodíaco, joga Pokémon Go com a família e reconhece a grande rede de apoio que lhe permitiu crescer mesmo com tantas barreiras impostas ao longo da vida.

“Estar rodeada de pessoas que acreditam em você é fundamental para avançar com menos atritos e com mais realizações. Fui várias vezes vitimada pelo racismo, pelo machismo e por outros “ismos”, sendo postergada em promoções, mesmo com excelentes avaliações de desempenho. Não é apenas o esforço de estar pronta, mas um conjunto de ações aliadas a muita persistência e resiliência”, conclui.

Sobre a um.a

Fundada em 1996, a um.a #diversidadeCriativa está entre as mais estruturadas agências de live marketing do Brasil, especializada em eventos, incentivos e trade. Entre seus principais clientes estão Anbima, Atento, Bristol, B3, Citi, Carrefour, Corteva, Cielo, Motorola, Nextel, Mapfre, Pandora, Sanofi, Sumup, Tigre, Via Varejo, Visa e Motorola entre outras. Ao longo de sua história, ganhou mais de 40 “jacarés” do Prêmio Caio, um dos mais importantes da área de eventos.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto