Comercialização de veículos usados se manteve acima de 30% até outubro de 2021

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino

pixabay pixabay

Mercado de veículos usados e seminovos segue em alta em 2021 em razão da pandemia

De acordo com pesquisa realizada pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em outubro de 2021, ocorreu uma redução de -7,99% na comercialização de veículos usados.

No entanto, o mercado segue em alta, apresentando um avanço de mais de 30% de janeiro a outubro de 2021.

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, é preciso considerar que o mês de setembro teve um dia útil a mais do que o de outubro, em razão do feriado do dia 12 de outubro. Essa diferença pode ter impactado no total de vendas de um mês em comparação ao outro.

Pandemia fomenta a comercialização de veículos usados

Entre janeiro a outubro, foram comercializados 12.767.968 veículos, o que corresponde ao maior contingente de vendas de automóveis usados nos dez primeiros meses do ano desde 2005, quando a Fenabrave iniciou o levantamento sobre a transação de veículos.

Alarico Assumpção Júnior afirma que a crise mundial de fornecimento de componentes automotivos beneficiou o mercado de veículos usados. Em outubro de 2019, antes da pandemia do novo coronavírus, a relação entre a venda de veículos novos e usados era de 3,7 usados para cada automóvel novo. No mesmo período em 2021, a proporção aumentou para 4,4 usados a cada novo comercializado.

Segundo o presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Ilídio dos Santos, "as variações de vendas ainda podem ocorrer até o final do ano, já que, além de mais feriados emendados em novembro, elas podem ser influenciadas por outros fatores, como a taxa de juros, a oferta de crédito mais seletivo, a preocupação com o rigor fiscal, etc. Mas esperamos que o ano feche com um viés positivo, acompanhando o desempenho da economia".

Venda de seminovos também avança em 2021

Além dos veículos usados, o mercado de seminovos também aumentou, apresentando resultados positivos pelo sétimo mês consecutivo. Conforme os dados levantados pela Fenabrave, a comercialização de seminovos já supera 7,5 milhões de unidades de janeiro a agosto de 2021, um aumento de 48,81%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Dentre os modelos de automóveis seminovos mais vendidos até agosto deste ano, estão o VW Gol (81.778 unidades vendidas), o Fiat Palio (49.210) e o Fiat Uno (47.962).