Varejista: prepare sua operação para o fim do ano e ofereça a melhor experiência ao seu cliente

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Alice Vila

Divulgação Zebra Technologies Divulgação Zebra Technologies

Ferramentas de SaaS (Software as a Service) de analítica, comunicação e administração de tarefas aumentam conectividade, visibilidade e produtividade

Não é segredo para nenhum varejista que os vendedores da linha de frente são um elemento essencial para o funcionamento do negócio e a satisfação do cliente, especialmente em temporadas de alta demanda, como o Natal. “Para manter a roda girando mesmo em momentos pressão e aumento de movimento, as empresas precisam apoiar as equipes da linha de frente, melhorando eficiência e produtividade, o que se traduz em caixas sem filas, prateleiras abastecidas, lojas organizadas e, no geral, uma experiencia melhor para o cliente”, reflete o diretor de SaaS da Zebra Technologies, Dieter Avella.

Para ele, o caminho para o sucesso inclui soluções de SaaS (Software as a Service) de analítica, comunicação e administração de tarefas que garantem total visibilidade do que está acontecendo no negócio, assim como dos fatores externos que o impacta. “Tomadores de decisão precisam se focar no crescimento da lucratividade e das vendas e, para isso, precisam de ferramentas que tornem mais simples e fácil a administração das operações, desde a tarefa mais simples até o processo mais complexo, aumentando conectividade, visibilidade e produtividade”, explica. O executivo ainda compartilha três dicas primordiais para potencializar a força de trabalho e garantir uma temporada de fim de ano bem-sucedida:

Facilite o trabalho

Os funcionários da linha de frente podem ficar frustrados quando não têm certeza de quais tarefas ou atividades realizar, ou quando não sabem o procedimento adequado para novas operações. A pressão do movimento que antecede ao Natal pode piorar ainda mais a situação. Assim, é necessária uma forma ágil de receber informações relevantes para que os funcionários da linha de frente estejam sempre no lugar certo, na hora certa, executando a tarefa certa. Por meio de uma solução de comunicação em tempo real de SaaS, os funcionários da linha de frente podem trocar informações facilmente, tornando mais simples enviar, receber e revisar mensagens a qualquer momento.

Essas soluções de SaaS centralizam as comunicações em um só lugar, usando hierarquias baseadas em regras e modelos personalizáveis para garantir que as mensagens sejam direcionadas às pessoas corretas. Do ponto de vista da gestão, isso torna a comunicação inteligente, permitindo acompanhar quantos funcionários viram ou responderam às mensagens. Além de ajudar a organizar a operação no cotidiano, a tecnologia também garante que problemas urgentes sejam resolvidos da maneira rápida e fácil, já que traz visibilidade e agilidade.

Otimize horários de trabalho

Segundo pesquisa da Zebra Technologies, 49% dos funcionários da linha de frente relataram estar sobrecarregados e 42% disseram que não tinham tempo suficiente para ajudar os clientes. Nos últimos anos, a carga de trabalho aumentou ainda mais com mais atividades acontecendo nas lojas, como a retirada ou troca de produtos comprados online. Dessa maneira, se fazem cada vez mais necessárias soluções inteligentes de SaaS focadas na gestão de colaboradores. Elas criam horários de trabalho precisos, levando em consideração variáveis como tráfego de clientes, carga de tarefas, promoções a serem organizadas e lançamento de novos produtos a serem sinalizados. Além do acréscimo em eficiência, melhoram drasticamente o moral dos funcionários, retendo talentos valiosos para a empresa.

Aproveite o poder da mobilidade

Os times da linha de frente podem aproveitar ainda mais as vantagens das soluções SaaS de operação em tempo real por meio de dispositivos móveis. Equipados com aparelhos como computadores de mão, eles podem acessar ferramentas que permitem se comunicar, verificar horários e checar o trabalho que devem fazer naquele dia.

Por exemplo, com um dispositivo móvel, os colaboradores da linha de frente podem enviar solicitações de mudança de turnos de qualquer lugar, a qualquer hora. Líderes conseguem gerenciar projetos e controlar resultados em tempo real, já que o funcionário pode tirar uma foto da tarefa finalizada e enviá-la para revisão. Ainda é possível a criação de um checklist compartilhado, informando às equipes sobre suas tarefas, junto com todas as informações necessárias para realizá-las. O sistema notifica automaticamente os gestores quando as listas são concluídas.

Tendo equipes de linha de frente equipadas com soluções personalizadas que as tornam mais eficientes e satisfeitos com seu trabalho, as empresas conseguem atravessar a temporada de festas com sucesso. “O mais interessante é que essas soluções são inteligentes e evoluem com o tempo. Dessa maneira, além de acompanhar as necessidades do negócio em momentos de alta demanda, como o Natal, também o preparam para as exigências dos consumidores do futuro. Uma empresa que investe em uma tecnologia como essa está garantida para os próximos anos”, conclui Avella.

SOBRE A ZEBRA TECHNOLOGIES

A Zebra (NASDAQ: ZBRA) permite que as organizações prosperem na economia sob demanda, tornando todos os colaboradores e ativos da linha de frente visíveis, conectados e totalmente otimizados. Com um ecossistema de mais de 10.000 parceiros em mais de 100 países, a Zebra atende clientes de todos os tamanhos, sendo 94% da Fortune 100. Com um portfólio premiado de hardware, software e serviços que digitalizam e automatizam fluxos de trabalho. As cadeias de suprimentos são mais dinâmicas, clientes e pacientes são melhor atendidos e os trabalhadores ficam mais engajados quando usam as inovações da Zebra. Em 2021, a Zebra expandiu seu portfólio de automação industrial com a aquisição da Fetch Robotics e aumentou sua visão computacional e capacidades de software de inteligência com as aquisições da Adaptive Vision e da antuit.ai. A Zebra está em 25º lugar na lista da Newsweek dos Locais de Trabalho Mais Amados dos EUA e, pelo quinto ano consecutivo, foi incluída na lista da Forbes dos Melhores Empregadores dos Estados Unidos. Saiba mais em https://www.zebra.com ou inscreva-se para receber alertas de notícias. Siga o blog Your Edge da Zebra, LinkedIn, Twitter e Facebook e confira nosso hub de histórias: Zebra Perspectives.