Logo
Imprimir esta página

Advogado lança livro sobre seguro-garantia como instrumento de desenvolvimento no setor de infraestrutura

Advogado lança livro sobre seguro-garantia como instrumento de desenvolvimento no setor de infraestrutura

Lançamento do livro “Seguro-garantia: eficiência e proteção para o Desenvolvimento”, de Gladimir Adriani Poletto, será realizado no dia 8 de dezembro, às 19h, na Sala do Futuro da Escola de Negócios e Seguros (ENS), em São Paulo

No próximo dia 8/12, às 19h, acontecerá o lançamento do livro “O seguro-garantia: eficiência e proteção para o desenvolvimento”, pela Editora Roncarati, na Sala do Futuro, em São Paulo. O autor da obra é o advogado Gladimir Adriani Poletto, sócio e fundador do Poletto & Possamai Sociedade de Advogados e Doutor em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

O objetivo da obra é analisar o seguro-garantia - modalidade de seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo contratado - como um instrumento de desenvolvimento econômico e social. Dentre os temas que são objeto de estudo, destacam-se a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133, de 2021), a importância da proteção do seguro-garantia para as obras de infraestrutura e os caminhos necessários para a concretização desse seguro como instrumento eficiente e gerador de resultados na área de infraestrutura.

“O livro estrutura-se pela minha tese de doutorado, a qual reflete a experiência prática obtida pela atuação no segmento de seguro-garantia por mais de 20 anos, especialmente em obras de infraestrutura. A abordagem engloba a formação, execução e conclusão do contrato de seguro-garantia, bem como a sua importância para tornar mais eficiente o setor de fundamental importância para a sociedade, que é de assegurar o término de obras públicas, o cumprimento de contratos e, por consequência, o desenvolvimento do país”, destaca o autor.

Segundo Poletto, a eficiência e a proteção da indústria do seguro na formação e conclusão dos contratos de infraestrutura no setor público são fundamentais diante do cenário de ineficiência do Estado. “A finalidade deste trabalho é identificar a amplitude da operação de seguro-garantia, avaliar os seus efeitos e aplicar os seus princípios fundamentais visando à ruptura do ciclo vicioso das obras paralisadas de infraestrutura no Brasil”, destaca.

A obra apresenta também um exame aprofundado dos principais conceitos envolvendo o seguro-garantia, detalhando as suas modalidades, o papel dos atores mais relevantes na relação contratual e securitária e a dinâmica da regulação de sinistros.

“O seguro-garantia é um instrumento que garante as obrigações contratuais em projetos de infraestrutura e, por consequência, a efetividade/conclusão das obras públicas, defende os interesses do cidadão, pois o licitante ou empresa responsável pelo projeto, ao honrar seus compromissos, não estará apenas cumprindo as obrigações do contrato, mas também atenderá a população mediante a entrega do projeto finalizado”, explica.

Poletto ressalta, ainda, que o seguro-garantia pode auxiliar não só na continuidade das obras de infraestrutura, como também no apoio técnico sobre a avaliação das incertezas, para a empresa licitante tomar a melhor decisão na hora de investir em determinado projeto.

“Na medida em que a seguradora analisa a proposta e o projeto de um responsável pela iniciativa, há a verificação dos limites técnicos e financeiros da empresa contratada. Ou seja, a emissão da apólice de seguro-garantia além de sinalizar ao segurado que a empresa vai cumprir, pode contribuir para o licitante a fazer um bom negócio”, finaliza.

Sobre Gladimir Adriani Poletto

Advogado, sócio fundador do Poletto & Possamai Sociedade de Advogados. Doutor em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Visiting Scholar na Columbia Law School em Nova Iorque (USA). Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor de pós-graduação em várias universidades e instituições de ensino superior. Autor do livro: “O seguro-garantia: em busca de sua natureza jurídica”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto