Logo
Imprimir esta página

Moda sustentável e meio ambiente: por que é tão importante investir no consumo consciente?

Foto: Divulgação Anne Garcia Foto: Divulgação Anne Garcia

*Anne Garcia, estilista e empresária ítalo-brasileira

Você se considera uma pessoa consciente em relação ao meio ambiente? Direta ou indiretamente, todas as nossas escolhas provocam algum tipo de impacto na natureza, seja na utilização de combustível, no descarte irregular de produtos químicos e também no consumo excessivo de peças de roupas. Isso mesmo! Até o que escolhemos para nos vestir pode ser prejudicial ao planeta.

Segundo uma pesquisa realizada pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) , a indústria têxtil é uma das quatro indústrias que mais consomem recursos naturais no mundo. Com isso, a utilização de água e produtos químicos para lavar as peças também provocam prejuízos ao planeta. Além disso, uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre mostrou que houve um aumento de 55% na procura por produtos sustentáveis no último ano. O que indica que as pessoas passaram a buscar alternativas para minimizar os possíveis danos causados ao meio ambiente.

Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança está se tornando uma obrigação para as empresas e o conceito ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) chegou para mostrar isso. De acordo com a pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group, as organizações que adotam boas práticas nesses campos geram melhores resultados ao longo dos anos, além de se tornar um critério de escolha para os investidores. Por isso, algumas marcas de moda que estão adotando o conceito estão se tornando muito bem vistas no mercado.

Isso é ótimo, afinal, além de ajudar o meio ambiente, as empresas também ganham credibilidade com seus consumidores. Desta forma, todos ficam satisfeitos com as ações realizadas e o planeta agradece pelo cuidado. Mas é muito importante destacar que as pessoas também precisam fazer sua parte, como optar pelo consumo consciente para evitar descartes excessivos.

Para isso, é fundamental conhecer o seu próprio estilo e investir em peças que possam ser combinadas facilmente em qualquer composição, além de serem roupas atemporais, que podem ser usadas em qualquer ocasião e em qualquer época do ano. Um exemplo disso são as camisas brancas, peças jeans e tecidos de alfaiataria, que formam looks impecáveis e deixam qualquer pessoa elegante. Eu, sinceramente, sou muito fã dessas peças.

Outro ponto que merece muita atenção são os profissionais que trabalham de forma personalizada e artesanalmente. Sem dúvida alguma, essas pessoas são responsáveis por criarem roupas maravilhosas e que, infelizmente, não são tão valorizadas quanto deveriam. Por isso, eu sempre indico a compra de pequenas empresas ou marcas familiares, pois através da sua compra você estará ajudando um pequeno empresário a levar o sustento para sua família.

Além disso, a maioria das pequenas marcas não trabalham com produção em alta escala, o que é muito prejudicial ao meio ambiente, visto que as peças podem ficar paradas em grandes estoques e acabarem sendo descartadas a longo prazo, além de respeitarem a mão de obra de seus colaboradores. Por isso, sempre que tiver a opção, escolha pelas marcas menores.

O mais importante é saber que a sua escolha não afetará o meio ambiente e será capaz de ajudar as famílias que vivem do trabalho artesanal. Tenho certeza que a sociedade entenderá cada vez mais a importância de deixarmos não só um planeta bom para os nossos filhos, mas também em criarmos pessoas boas que respeitem a natureza e cuidem dela com mais carinho.

*Anne Garcia é uma jovem empresária ítalo-brasileira, estilista e divide a vida entre a Itália e o Brasil por conta de seus diversos empreendimentos. Anne morou na Itália por mais de 15 anos, onde adquiriu conhecimento e experiência em moda. Em Roma, Anne estudou moda e aprendeu técnicas handmade (confecção de peças artesanais), onde despertou sua paixão pelo setor. Em 2013, lançou biquínis de luxo com detalhes em ouro e diamantes, para a alta sociedade italiana e árabe. Atualmente, na Itália, possui uma produtora de filmes independentes chamada PONNTO PRODUCTION. Considerado um dos pilares de seus negócios, Anne Garcia visa atender seu público com dicas sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente no mundo da moda. Além disso, a empresária estuda para lançar linhas que possam ajudar a natureza ao longo dos anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto