Logo
Imprimir esta página

Impulsionadas por vendas online, mais da metade das PMEs esperam aumento no faturamento com vendas na Black Friday

pixabay pixabay

Embora otimistas, o levantamento feito pela Boa Vista aponta que as empresas têm desafios como estoques baixos e falta de capital de giro; 64% apostam nas vendas online para o período

Um levantamento realizado pela empresa de inteligência analítica Boa Vista mostra otimismo entre os pequenos e médios empresários com as vendas durante a Black Friday em 2021. Mais da metade – 54% – dos entrevistados acreditam em um aumento no faturamento para o período, enquanto apenas 39% declararam o mesmo em 2020.

Embora as PMEs estejam mais confiantes, elas têm enfrentado desafios como estoques baixos e falta de capital de giro. 62% dos entrevistados afirmaram que trabalharão com estoques ainda disponíveis, sem reposição, e outros 76% afirmaram à Boa Vista que não farão contratações para o período e permanecerão com a força de trabalho atual. Essas dificuldades se dão pela falta de capital de giro. Conceder desconto será a estratégia de um em cada quatro empresários, enquanto um em cada cinco pretende criar promoções e estimular venda nas redes sociais.

Além das boas expetativas para período, o levantamento detectou um aumento significativo na quantidade de empresas que passaram a fazer negócios online nos últimos dois anos. Cerca de 64% das PMEs estão apostando em fazer negócios online, enquanto em 2019, menos da metade, 46%, faziam vendas digitais. “Esse aumento do uso do e-commerce foi impulsionado pela pandemia, quando as empresas passaram a investir na digitalização dos seus negócios para se adaptar às restrições sanitárias”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Em contraste com a aposta nos meios digitais, mais da metade – 60% – destas companhias não possuem site próprio e utilizam outros artifícios para gerar vendas. As alternativas passam por contar com o ambiente digital de fornecedores e parceiros, realizar campanhas por e-mail e buscar apoio em marketplaces. As redes sociais passaram a ser a plataforma de vendas preferidas de 69% das PMEs.

6 em cada 10 empresas estão aptas à concessão de crédito

Importante para retomada econômica, a concessão de crédito para o consumidor conta com uma oferta razoável neste mercado, no qual cerca de 60% das empresas disseram estar aptas a isso. No entanto, há algumas barreiras para alavancar os negócios como a necessidade de ampliar a atuação no mercado, apontada por 21% dos entrevistados, e a redução da inadimplência para gerar fluxo de caixa, listada por 16%.

Em contrapartida, 40% das empresas aptas a conceder crédito declaram que precisam de apoio para esse tipo de operação, ou seja, ferramentas para a analisar e conceder a melhor oferta. Para 23% das PMEs, a conquista de novos clientes poderia dar mais fôlego ao negócio. Já 20% consideram que a obtenção de crédito para o negócio seria a melhor alternativa para alavancar as vendas.

“A pesquisa mostra que maioria das empresas entrevistadas diz precisar de apoio em algum momento do seu ciclo de crédito. Hoje há no mercado soluções que contêm inteligência analítica, muitas delas acessíveis para os seus respectivos negócios, que podem apoiá-las da prospecção à concessão, do gerenciamento de carteira à recuperação de crédito”, explica o economista da Boa Vista.

Metodologia

A pesquisa realizada pela Boa Vista foi feita por meio de questionário de autopreenchimento encaminhado por e-mail, em outubro de 2021. Contou com a participação de aproximadamente 500 pequenas e médias empresas dos setores do comércio, indústria e serviços, de todas as regiões do país. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

Sobre a Boa Vista

A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio. ​

É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.​

A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.​

Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – ​e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.​


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto