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Os desafios do trabalho em um mundo híbrido

Os desafios do trabalho em um mundo híbrido

A flexibilidade no trabalho veio para ficar. E agora, mercado? Empresas têm pela frente desafios de lidar com a produtividade e pesquisas já apontam que o trabalho remoto provocou a queda na cooperação entre áreas, colaboradores mais tempo conectados e transferência de conhecimento prejudicada.

Com uma parte importante da sociedade já vacinada e a retomada gradual das principais atividades econômicas, uma série de dúvidas surgem nas corporações quanto à volta do trabalho presencial e a manutenção em parte do trabalho remoto. A tendência que se nota é a adoção de uma mistura dos dois modelos em uma forma de trabalho híbrido, que cria novos desafios para as empresas e suas lideranças.

A flexibilidade no trabalho veio para ficar, assim como os desafios para lidar com questões como produtividade, excesso de trabalho e burnout, integração de novos profissionais ao ambiente de trabalho, relacionamento entre equipes, inovação e troca de experiências, que se colocam diante da nova gestão do trabalho e devem ser resolvidas pelas companhias o quanto antes.

“Ainda há pouco entendimento sobre o assunto e as empresas cometem erros básicos como, por exemplo, deixar que os profissionais escolham quais dias da semana vão para o escritório”, afirma Carlos Aldan, antropólogo, sociólogo, cientista político e CEO do Grupo Kronberg, empresa especializada em desenvolvimento de líderes.

Segundo ele, quando isso acontece, 80% dos profissionais escolhem ficar em casa às segundas e sextas-feiras, e apenas 18% escolhem trabalhar em home office. Isso significa que de terça a quinta feira haverá um enorme congestionamento nas áreas comuns das empresas, como o que vivíamos antes, aumentando ainda mais a ansiedade dos profissionais na retomada das atividades presenciais.

Pesquisas internacionais recentes mostraram que de 70% a 80% das grandes corporações mundiais, entre elas Microsoft, Apple, Google, HSBC e Citibank, adotaram o trabalho híbrido, em um plano típico de 3 dias com trabalho presencial e 2 dias de home office.

É claro que todas as formas de trabalho trazem vantagens e desvantagens, mas para o executivo da Kronberg o modelo híbrido representa uma grande compensação entre os benefícios de estar no presencial como melhor inovação, maior criatividade, fortalecimento da cultura interna e senso de pertencimento com os benefícios de não ter que ir ao escritório como o conforto de casa, a convivência com a família e não perder tempo com deslocamentos. Estudos iniciais indicam que essa forma de trabalho, além de deixar os colaboradores mais satisfeitos, aumentaram a produtividade em cerca de 5%. Por outro lado, tem desvantagens, pessoas em mais tempo de home offices tem menor chance de serem promovidas que as presentes, porque no dia a dia não são notadas e perdem a convivência com colegas e líderes.

Segundo pesquisas com cerca de 16 mil colaboradores da Microsoft, de dezembro de 2019 a junho de 2020, o trabalho remoto provocou a queda na cooperação entre áreas, colaboradores mais tempo conectados e transferência de conhecimento prejudicada. “Com o distanciamento perdemos também a transferência e vivência das culturas das corporações, corremos o risco de sermos menos inovadores e criativos”, ressalta Aldan.

Aldan recomenda que ao contrário da costumeira rapidez em se implementar mudanças, dessa vez, o trabalho híbrido deve ser instaurado com cuidado e observando as experiências de outras empresas para aprender com os acertos e erros. "Estamos em uma corrida longa e teremos maior clareza sobre o que dá certo e errado ao longo de 2022 e 2023”, afirma ele. Apoio emocional, propósitos compartilhados, criação de conexões, engajamento, colaboração e produtividade são elementos fundamentais, segundo ele, para as empresas obterem sucesso nesse novo ambiente. “Tudo isso é mais um fator que reforça a necessidade de uma mudança cultural dentro das corporações, que a Kronberg vem pregando há muito tempo, só se atinge com a mudança do mindset dos seus líderes”, conclui.

Sobre Carlos Aldan

Carlos Aldan é CEO do Grupo Kronberg, Master Assessor em Inteligência Emocional na Califórnia, foi Membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review, no EUA, e MBA pela Hull University, na Inglaterra.

Sobre o Grupo Kronberg

O Grupo Kronberg, desde 2002, utiliza a inteligência emocional, ciência da positividade e a neurociência do aprendizado para apoiar indivíduos e empresas com programas de
desenvolvimento de inteligência emocional validados cientificamente, medindo, aumentando e sustentando os resultados das empresas, por meio de programas de desenvolvimento focado em liderança, atendimento e vendas. Entre seus clientes estão empresas como Siemens, Honda, Rede Impar de Hospitais, Ofner, Ri Happy, Agaxtur, grupo Brookfield, Vitacon, Delta Airlines e Accor Hotels.


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