Logo
Imprimir esta página

Pesquisar para fechar bons negócios, o óbvio não tão óbvio

Pesquisar para fechar bons negócios, o óbvio não tão óbvio

Por Marcos Custódio*

Pode parecer óbvio demais o título deste artigo, mas, acredite, há empresas que ainda negligenciam a importância da internet para impulsionar seus negócios. Pesquisar antes de comprar produtos e serviços se tornou um hábito de consumo, seja de pessoas ou do setor corporativo. Pode analisar. Sempre que se pretende adquirir algo, a primeira coisa que fazemos é dar uma “googada”.

Deixar de observar esse comportamento dos consumidores não parece ser uma boa ideia. Primeiramente, porque a importância da presença na internet foi muito intensificada pela pandemia. Outro fator relevante é que, em 2020, 81% dos brasileiros com mais de dez anos, ou 152 milhões de usuários, têm internet em casa, segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil.

Paralelamente, mais e mais sites são criados todos os dias, o que acirra a disputa por um lugar ao sol, nesse universo.

A negligência que menciono não é infundada, uma vez eu há despreparo generalizado nas estratégias digitais das corporações. Fizemos vários levantamentos, que chamamos de quadrante, e uma parte expressiva dos sites corporativos está longe de ter uma estratégia de marketing digital eficiente. Para se ter uma ideia, estudo sobre um dos mercados que mais investe em tecnologia, o bancário, mostrou que 12 bancos estão despreparados neste quesito.

Em outro levantamento, sobre “Empréstimo e Financiamento”, destaca-se o crescimento de pesquisas em buscadores na internet por termos relacionados a esse mercado. Verificamos que o total de acessos corresponde a 19,35M. Esse volume de buscas aponta que o setor está, de certa forma, preparado para o mercado digital, com bons resultados de performance. No entanto, cerca de 80 sites estão despreparados digitalmente, o que os coloca em péssimas posições nos buscadores.

O crescimento das pesquisas também é perceptível no estudo sobre “Corretora de Investimento”, com um total de 9,15M acessos. Os dados analisados indicam melhor preparo, em termos de presença digital, na categoria anterior, de “Empréstimo e Financiamento”. A performance das corretoras se mostrou falha em muitos sites: quase 100.

Não estamos falando de sites “bonitos”, mas de eficiência e compliance com as regras dos buscadores. Isso, garanto, é imprescindível para aumentar a visibilidade da marca e a geração de leads na internet.

Algumas medidas podem melhorar bastante esse cenário, seja a sua empresa grande ou pequena. O benchmarking é uma delas. Analisar o que os concorrentes fazem para galgar posições nos buscadores pode ajudar a entender o que não está funcionando no seu site. A autocrítica, baseada em dados, pode mostrar em quais pontos você está errando.

Vale ressaltar que o conteúdo do site precisa ser relevante, com palavras-chave que remetam ao seu negócio e títulos interessantes. Diferenciar-se é importante. Além disso, os buscadores priorizam textos e títulos que não são muito extensos. Há várias estratégias que podem ajudar o site da sua empresa nessa jornada. Chamamos esta técnica de SEO, que otimiza sites para motores de buscas.

*Marcos Custódio é CEO da WebPeak, desenvolvedora 100% brasileira de tecnologia para análise de marketing digital e SEO – Otimização de Sites para Mecanismos de Busca

Sobre a WebPeak

Fundada em janeiro de 2014, a WebPeak é uma ferramenta de marketing digital e SEO, 100% brasileira, que faz diversas análises que vão desde simples relatórios de page speed, TOP páginas mais visitadas e medidores sociais até relatórios mais complexos, como web analytics, dados de Search Console e monitoramento de links. A ferramenta WebPeak organiza todas as informações relevantes à análise geral do site em um único dashboard, permitindo assim que o analista tenha uma visão mais simplificada e visual dos dados, podendo também construir relatórios personalizados às necessidades do seu negócio. Para mais informações, acesse https://www.webpeak.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto