Logo
Imprimir esta página

Prof. Liao, do C6 Bank, explica como funciona a previdência privada

Head de educação financeira do banco digital mostra, em série de vídeos curtos, o que você precisa saber sobre previdência privada

Conhecido e premiado por sua excelência em didática, o professor Liao Yu Chieh dedica-se a simplificar aos brasileiros, na série “Investidor C6”, conceitos complexos do mundo das finanças. No último mês, o tema foi previdência privada, tipo de investimento feito geralmente por quem busca garantir renda para um futuro mais confortável. No canal do C6 Bank no YouTube, o professor falou das diferenças entre PGBL e VGBL (os dois produtos de previdência mais comuns disponíveis no mercado), impostos sobre os ganhos da previdência, herança e resgate.

Previdência privada descomplicada: PGBL X VGBL

Quem pensa em investir em previdência precisa entender a diferença entre essas duas nomenclaturas. Os VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) representam em torno de 90% dos investimentos feitos em previdência privada. Eles se parecem com os investimentos realizados em fundos de investimento — a tributação incide sobre o rendimento quando o dinheiro retorna.

Já o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é adequado para quem tem rendimentos tributáveis, contribui para o INSS e faz a declaração completa do Imposto de Renda (IR). Nesse caso, até 12% da renda bruta tributável anual pode ser deduzida do cálculo do IR, caso ela seja investida em PGBL. Com essa vantagem, o indivíduo paga menos IR ou recebe uma restituição maior. Diferentemente do VGBL, o IR do PGBL incide sobre o total resgatado. O professor explica tudo, de forma didática, neste vídeo.

Como pagar menos IR na previdência privada

Os planos de previdência privada apresentam vantagens tributárias em relação aos fundos de investimento, CDBs e títulos públicos. Portanto, se o objetivo é investir para ter uma renda complementar à aposentadoria do INSS, um bom plano de previdência privada pode ser mais interessante. Na previdência, não há come-cotas, a alíquota de IR pode ser menor quando comparada aos outros tipos de investimentos e é possível deduzir o investimento do cálculo do IR no caso do PGBL. O professor explica, de forma resumida, neste vídeo.

Previdência privada: herança com menos impostos

A previdência é um investimento pensado para aquela fase da vida em que não se quer mais trabalhar tanto, quando a ideia é mais curtir os bons momentos, viajar, relaxar… Mas é importante pensar também, segundo professor Liao, no imprevisto: “Caso você não esteja lá para aproveitar, para quem você quer deixar seu patrimônio?”.

O investidor pode indicar um ou mais beneficiários em caso de morte, como filhos, irmãos, pais, companheiro ou amigos. Essa indicação não depende de testamento, e o patrimônio não precisa passar por um processo de inventário. Além disso, os beneficiários recebem o dinheiro em cerca de um mês, sem custos advocatícios ou judiciais. Por isso, quando se fala em deixar dinheiro como herança de uma forma não burocrática, a previdência aparece como uma boa opção. Pode parecer complicado, mas o professor explica e simplifica neste vídeo.

Previdência privada: tudo sobre o resgate

Quando o assunto é receber a renda do investimento, professor Liao convida à reflexão: “Se você pudesse se aposentar com o mesmo padrão de vida que você tem hoje, com quantos anos você gostaria de parar de trabalhar por obrigação e começar a trabalhar apenas por prazer? E como gostaria de receber o dinheiro da sua aposentadoria? Em parcelas mensais ou tudo de uma vez?”.

Receber o retorno do investimento mensalmente de forma vitalícia oferece prós e contras. Ao mesmo tempo em que essa escolha faz diminuir o risco de faltar aquela renda para viver uma vida longa e confortável, ela exige que o indivíduo abra mão do saldo em caso de morte. É que, nesse caso, o dinheiro passa a pertencer à seguradora, que paga o benefício até o falecimento do titular. Além da renda mensal, o investidor pode escolher resgatar tudo de uma vez ou adiar a fase de recebimento. O professor explica tudo, de forma resumida, neste vídeo.

No canal do C6 Bank no YouTube, o professor Liao já deu o bê-á-bá da previdência privada e falou de IR Progressivo ou Regressivo na previdência privada. Ele também deu 3 passos para investir e falou de fundos, ações, CDBs, renda fixa e renda variável, entre outros temas relacionados ao mundo das finanças.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto