Logo
Imprimir esta página

ALLIANZ ASSISTANCE - Saiba quais são os 6 itens essenciais para ter dentro do carro

Norma Mortenson - Pexels Norma Mortenson - Pexels

Equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24 horas da Allianz Partners, lista os principais itens que não podem faltar no veículo de todo motorista

Para quem passa muitas horas dentro do carro ou costuma viajar com frequência, existem alguns itens indispensáveis e que podem fazer toda a diferença em situações inesperadas de emergência ou até mesmo sociais.

Além de praticar a direção defensiva e estar com a manutenção do veículo em dia, tais itens facilitam a vida do motorista no dia a dia e ajudam a prevenir situações de risco.

Pensando nisso, a equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24 horas da Allianz Partners, mostra os seis itens essenciais que devem estar sempre à mão dentro do carro. Confira abaixo:

1: Álcool em gel e máscaras

Mesmo que já estejamos acostumados com as medidas de segurança impostas pela pandemia, redobrar os cuidados é fundamental para evitar o contágio pela Covid-19.

Na correria diária, muitas vezes acabamos esquecendo destes hábitos que já se tornaram básicos, portanto, tenha sempre máscaras descartáveis extras no porta luvas e um pequeno frasco de álcool em gel no carro para higienizar as mãos.

2: Kit de primeiros socorros

Contar com um kit de primeiros socorros é indispensável para qualquer motorista, principalmente durante viagens com crianças ou pessoas idosas.

Tais kits, porém, são recomendados para arranhões ou ferimentos leves, mas que podem fazer a diferença em caso de acidentes. Os principais itens que devem conter no kit de primeiros socorros são: algodão, bandagens, soro fisiológico, gaze, tesoura e luvas.

Já no caso de medicamentos e analgésicos, é recomendado que não fiquem expostos ao sol, uma vez que podem perder a eficácia ou até mesmo prejudicar a saúde quando passam muito tempo em condições de grande calor.

3: Cabo de recarga de bateria

A bateria é um dos itens que mais costumam pegar os motoristas de surpresa, por isso, ter um cabo de recarga da bateria para eventualmente realizar a chamada “chupeta” é fundamental para conseguir dar a partida no veículo novamente e encontrar um mecânico mais próximo para a realizar a troca.

4: Ferramentas

Conforme dito acima, o cabo de bateria é um dos itens que não podem faltar dentro do carro, porém, outras ferramentas também são muito úteis em diversas ocasiões, como, chaves de fenda (para pequenos reparos) e chave de roda (para a troca de pneus).

5: Acessórios para o celular

Atualmente, parece impensável sair sem o celular nas mãos. Com o avanço da tecnologia, os smartphones se tornaram muito mais do que uma ferramenta de comunicação. Pensando nisso, lembre-se sempre de ter um carregador extra no carro para que, em caso de emergências, o seu esteja celular pronto para uso.

Além disso, o smartphone já se tornou item indispensável para se locomover por meio de aplicativos de GPS, portanto, um porta-celular também é fundamental para não correr o risco de se perder, ser multado ou pior ainda, sofrer acidentes.

Dica extra: a lanterna do celular também pode ser uma boa alternativa para emergências noturnas.

6: Itens obrigatórios

Por fim, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alguns itens e documentos são obrigatórios e podem gerar multa ou apreensão do veículo, são eles:

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - O artigo 159 do CTB especifica que “É obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo”, portanto, deve estar sempre em posse do motorista quando estiver ao volante.

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) - O CRLV é um documento de porte obrigatório, conforme a resolução n° 13/98 do Contran. Assim como a Carteira de Habilitação, esse documento também deve andar junto com o veículo e deve ser renovado anualmente. Nele, também consta o pagamento do seguro obrigatório — o DPVAT.

Outro item obrigatório em todos os automóveis é o triângulo de sinalização, ou dispositivo de sinalização luminosa e refletora de emergência. O triângulo deve ser utilizado quando o veículo estiver impossibilitado de andar, devido à pane ou acidente.

Extintores

Já o extintor de incêndio é um item que causa muita polêmica e deixou de ser obrigatório em 2015, com a Resolução 556/2015 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), porém, existem algumas regras para motoristas que decidirem utilizar o equipamento.

A primeira delas é que o extintor contenha carga de pó químico do tipo ABC, utilizado para combater incêndios em materiais sólidos e líquidos. Além disso, é preciso ficar atento à validade, que é de cinco anos; a integridade do lacre; o indicador de pressão; selo do INMETRO e a ausência de ferrugem ou amassados. Caso algum dos itens citados não esteja em conformidade, o motorista poderá ser autuado.

Sobre a Allianz Assistance

A Allianz Assistance fornece soluções globais de assistência para automóveis, viagens, saúde e residência; facilitando a vida de nossos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano, tanto em emergências quanto no dia a dia. Graças à nossa rede de prestadores de serviços, incluindo mais de 900.000 parceiros médicos globais, podemos antecipar as necessidades de nossos clientes, garantindo que eles sempre sejam cuidados. Fornecemos soluções de tecnologia para tornar a vida das pessoas mais simples e segura, onde quer que elas estejam. A Allianz Assistance é a marca especialista em assistência, seguros e serviços da Allianz Partners.

Para mais informações:
https://www.allianz-partners.com/pt_BR/produtos-e-solucoes/assistencia.html


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto