Logo
Imprimir esta página

Trabalho Remoto convoca para mudança de abordagem de segurança de TI, aponta pesquisa mundial da Thales

Estratégia Zero Trust é a principal ferramenta para enfrentar desafios de segurança digital, em função do aumento do trabalho remoto Access Management Index aponta que quase metade dos profissionais de TI não confiam em seus sistemas de segurança de acesso para oferecer suporte trabalho híbrido As ferramentas de segurança tradicionais, como o VPN (Rede Virtual Privada) continuam predominantes, apesar dos problemas de escalabilidade e riscos de segurança

A pandemia da COVID-19 trouxe novos hábitos e formatos de trabalho, especialmente o remoto. Fato, que consequentemente, acendeu o alerta para novos riscos aos profissionais de TI, que atuam diretamente com ferramentas de controle e segurança. Segundo o Access Management Index 2021, da Thales, seis em cada dez entrevistados disseram que as ferramentas de segurança tradicionais, como os VPNs, ainda são as mais usadas para o acesso remoto a aplicativos - provavelmente este é o motivo pela qual quase a metade, 44% dos entrevistados, não estava confiante de que seus sistemas de segurança de acesso pudessem ser dimensionados de modo eficaz para proteger o trabalho remoto.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210914005086/pt/

O Access Management Index 2021 é uma pesquisa anual da Thales, realizada pela 451 Research, parte da S&P Global Market Intelligence. Em 2021, foram entrevistados 2.600 tomadores de decisão de TI em todo o mundo para se entender melhor os novos riscos e desafios de segurança causados pelo aumento do trabalho remoto e da transformação da nuvem causada pela pandemia da COVID-19.

No último ano, houve um aumento no crime cibernético, que explora os vários aspectos da pandemia e a mudança para o trabalho remoto, com aumento de 150% em ataques de ransomware. 1 A pesquisa da Thales descobriu que os efeitos do novo coronavírus tiveram um impacto significativo na infraestrutura de segurança, particularmente na gestão de acesso e nas estruturas de autenticação -o que levou as empresas a adotarem estratégias de segurança modernas, como a Zero Trust, para oferecer suporte às demandas de uma força de trabalho mais móvel e remota.

Era do Trabalho Remoto – Preocupações Catalisam Transformações

Segundo o índice, os entrevistados têm muitos sistemas diferentes implantados para o acesso remoto. Quando questionados sobre as tecnologias existentes, o VPN foi a mais comum, com 60% dos profissionais de TI identificando seu potencial. A infraestrutura de desktop virtual, o acesso baseado em nuvem e o acessoàrede Zero Trust / perímetro definido por software (ZTNA/SDP), foram citados na sequência. Entretanto, quando questionados sobre quais novas tecnologias de acesso planejavam implantar por conta dos riscos associados ao aumento do trabalho remoto, quase metade (44%) indicou que a ZTNA/SDP era a principal escolha de tecnologia.

A Thales também explorou os planos dos entrevistados para ir além dos ambientes VPN tradicionais e descobriu que quase 40% esperam substituir o VPN por ZTNA/SDP, enquanto 38% esperam mudar para uma solução de autenticação multifator (MFA). Isto confirma que a necessidade de recursos de autenticação mais modernos e sofisticados motiva atualmente as mudanças em muitas empresas, sendo percebida como um facilitador fundamental da segurança Zero Trust.

Espaço para Crescer com o Zero Trust

Segundo o Access Management Index 2021, apesarem de estarem em estágio inicial de adoção, os modelos Zero Trust são a solução escolhida pelos entrevistados que buscam melhorar os ambientes de acesso. Menos de um terço (30%) dos entrevistados afirmam ter uma estratégia formal e abraçaram ativamente uma política esse tipo de ferramenta. Por outro lado, quase metade (45%) planeja, pesquisa ou considera a estratégia Zero Trust. Surpreendentemente, menos de um terço (32%) dos entrevistados indica que a Zero Trust molda em grande parte sua estratégia de segurança em nuvem.

"Aparentemente da noite para o dia, o acesso remoto deixou de ser uma exceção para se tornar o modelo de trabalho padrão para muitos funcionários. Como consequência, as empresas navegam agora em um mundo volátil e complexo, sendo que a adoção de um modelo Zero Trust de cibersegurança permitirá que continuem a realizar operações com segurança em meioàincerteza", diz Francois Lasnier, vice-Presidente de Soluções de Gestão de Acesso na Thales. "Uma das principais barreiras que as empresas enfrentam ao iniciar sua jornada Zero Trust é o equilíbrio entre bloquear o acesso sem interromper o fluxo de trabalho. As pessoas precisam do acesso aos dados confidenciais para trabalhar e colaborar, e os líderes de negócios deverão garantir que uma queda na produtividade não se torne um efeito colateral indesejado. A pesquisa mostra que os profissionais de TI veem cada vez mais os recursos de gestão de acesso e autenticação moderna como componentes essenciais para se alcançar um modelo de Zero Trust”, comenta.

A Segurança de Acesso: uma adaptação ao trabalho remoto

Um aspecto positivo da corrida gerada pela pandemia para o trabalho remoto é a aceleração de abordagens aprimoradas para a segurança de acesso. A Thales descobriu que 55% dos entrevistados adotaram atualmente a autenticação de dois fatores. Regionalmente, houve variação notável, com o Reino Unido liderando (64%), seguido pelos EUA (62%), APAC (52%) e LATAM (40%). Estes vários graus de adoção podem existir devido ao nível em que a melhor gestão de acesso é priorizada em investimentos de segurança.

Ainda assim, apesar das limitações bem conhecidas das senhas, o investimento em MFA ainda segue outras ferramentas de segurança, como firewalls, segurança de 'endpoint', SIEM e segurança de e-mail. Os usuários de acesso remoto ainda são o principal caso de uso para adoção do MFA (71%). Um terço dos entrevistados que adotaram o MFA utiliza mais de três ferramentas de autenticação diferentes, o que sinaliza a necessidade de uma abordagem mais unificada para a gestão de acesso no futuro.

"As ferramentas e abordagens de segurança precisam se adaptar para melhor apoiar a era do trabalho remoto", diz Eric Hanselman, analista-chefe da 451 Research, parte da S&P Global Market Intelligence. "A mudança para um modelo Zero Trust, junto ao uso crescente de tecnologias de autenticação modernas, como a autenticação adaptativa e multifator (MFA), deve melhorar a postura de segurança das empresas. Este será um espaço empolgante para observar, enquanto as empresas continuam a lidar com ambientes de trabalho dinâmicos" 2

A Thales e a 451 Research irão discutir as descobertas mundiais com mais detalhes durante sua próxima Conferência de Acesso Confiável em 5 de outubro de 2021. Para participar, acesse a página de inscrição.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais e tecnologias essenciais – conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica – para construir um futuro em que todos possamos confiar e que é vital para o desenvolvimento de nossa sociedade. A empresa oferece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes – empresas, organizações e nações – a superar seus desafios nos mercados de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte e identidade digital e segurança, tendo sempre pessoasàfrente do processo de tomada de decisão. Com 81 mil funcionários em 68 países, o Grupo gerou vendas de € 17 bilhões em 2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto