Logo
Imprimir esta página

Qualidade: o que é e como deve ser vista nas empresas

Como fornecer qualidade em todos os processos de uma empresa, tanto para colaboradores quanto clientes

Há muitas definições para o termo qualidade, principalmente quando associado às entregas de uma empresa. Pode ser interpretado como adequação ao uso de um produto ou serviço, satisfação do cliente e geração de valor. Ao mesmo tempo, o conceito também é subjetivo e depende da percepção e experiência do cliente. A seguir, são listados tipos de relação entre qualidade e empresa que abrangem aspectos internos e externos.

Segundo a ISO (International Standardization Organization), a definição de qualidade está relacionada às conformidades (de uma norma, por exemplo) e seus requisitos (exigências regulamentadas). Dessa forma, é o conjunto de atributos que atendem às necessidades dos clientes, ao padrão de produtos de uma empresa e as normas estabelecidas na produção de determinados bens. Esses fatores são responsáveis por permitir a sobrevivência das organizações no mercado: ética; entrega; custo; qualidade intrínseca e segurança.

Em seguida, também é preciso entender como os clientes percebem o que é qualidade para estabelecer padrões de: ética perante um colaborador, tendo esse que ser respeitado, adequadamente remunerado e motivado; produtos que devem seguir especificações preestabelecidas; alinhamento entre resultados e expectativas do cliente em relação ao produto, além de atender ao prazo combinado; os valores envolvidos na aquisição e produção, os quais devem maximizar o valor do cliente (um dos fundamentos da metodologia Lean), trazendo maior custo-benefício; normas internas de segurança no trabalho, e quanto às externas, referentes ao uso do produto/serviço pelo cliente.

Ao falar de atendimento ao cliente, o conceito de qualidade pode ser aplicado ao relacionamento em toda a jornada de compra. Ser visto como uma linha de produtos que deve ser embalada, avaliada, comunicada e entregue aos clientes e, para que esse processo seja eficaz, uma operação de atendimento ao cliente requer um planejamento. Para compor esse plano, é necessário realizar uma auditoria para saber de maneira exata quais informações é preciso divulgar e, ao mesmo tempo, quais devem ser coletadas.

A qualidade do atendimento ao cliente após a venda é tão importante quanto a qualidade do próprio produto. Um atendimento deficiente pode anular rapidamente todas as vantagens associadas à entrega de um produto de qualidade superior. Isso não é uma reflexão tardia, mas uma parte integrante da oferta e está sujeito aos mesmos padrões de qualidade do processo de produção.

A FM2S Educação e Consultoria é uma empresa que tem como objetivo acelerar a carreira de profissionais que buscam destaque no mercado. Dentre os cursos oferecidos, há diversas certificações voltadas para a Área de Qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto