Logo
Imprimir esta página

Procura Por Seguro D&O Cresce 52% e Pode Ser Oportunidade Para os Corretores

A procura por seguros de responsabilidade civil para executivos tem aumentado significativamente nos últimos anos, mas se acelerou em função da pandemia. No primeiro quadrimestre de 2021, a procura por apólices que blindam o patrimônio dos altos executivos contra ações judiciais, conhecidas como D&O (directors and officers), cresceu 52,6%, segundo informações da Forbes. Também aumentou a contratação de seguros E&O (contra erros e omissões profissionais) e POSI (Public Offering Securities Insurance), específico para empresas que pretendem fazer oferta pública de ações. É possível perceber também uma crescente demanda por coberturas para riscos cibernéticos e ambientais.

“As coberturas tornaram-se mais conhecidas após as investigações da Lava Jato, mas mantêm-se em alta diante das necessidades de controle e transparência impostas pelo mercado”, avalia Breno Nardy, head de Linhas Financeiras da Austral Seguradora, em entrevista ao portal da revista. Luciano Santos, vice-presidente de Underwriting P&C da Chubb Brasil, concorda. “Apesar do crescimento expressivo, com evolução de dois dígitos do volume de prêmios a cada ano, o seguro de D&O ainda tem muito potencial de expansão no Brasil, especialmente no segmento de médias empresas ou de capital fechado.”

O D&O já se tornou obrigatório no pacote de benefícios exigido por gestores e conselheiros das empresas de capital aberto e multinacionais em operação no Brasil, pois, caso venham a ser responsabilizados pelos seus atos ou por danos causados em consequência das suas decisões, poderão utilizar o seguro para pagar os custos com a defesa judicial e o reembolso de eventuais prejuízos financeiros. Com a ampliação do debate em torno das práticas ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa) e a consequente transparência de gestão de crise a tendência, segundo os especialistas, é que a demanda por esse tipo de seguro se expanda para outros segmentos. “A pressão será maior. O executivo cada vez mais será julgado pelas decisões que ele toma”, afirma Luiz Guilherme Menezes, diretor de Responsabilidade Financeira e Profissional da corretora de seguros Marsh.

A carteira de D&O da Zurich, uma das líderes no segmento, cresceu 50% no ano passado, chegando a R$ 184 milhões. De acordo com a empresa, o crescimento se deu devido a novos negócios, mas também por causa do endurecimento do mercado de seguros D&O, no qual o reflexo maior tem sido nas companhias das áreas de aviação, turismo, varejo não alimentício, mineração e Óleo & Gás. Na análise da seguradora feita para a Forbes, o fenômeno foi impulsionado sobretudo pelos desafios trazidos pela pandemia, pelos desdobramentos de processos ou investigações em andamento e pelo aumento das atividades investigatórias e regulatórias.

E no segmento das pequenas e médias empresas há ainda um componente adicional: a preocupação elevada com riscos de insolvência ou falência. “Em um cenário como esse, há nitidamente um aumento na possibilidade de as decisões dos gestores das empresas passarem a ser alvo de questionamentos, inclusive quanto ao cumprimento das políticas de governança das companhias e gestão de crise, cujas reclamações atingem diretamente o seguro D&O”, afirma Fernando Saccon, superintendente de Linhas Financeiras e Seguro Garantia da seguradora. “Por causa desse contexto, temos percebido um contínuo endurecimento do mercado de D&O, que é consequência do aumento de sinistralidade, redução de capacidade, restrição no apetite de risco das seguradoras e resseguradoras, restrição de coberturas e aumento das taxas.”

Ataques cibernéticos

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no ano passado, muitas empresas tiveram que passar por uma adequação em seus processos para cumprirem as novas exigências. Isso porque a lei garante privacidade e segurança aos usuários contra casos de uso indevido, comercialização e vazamento de dados. O texto da lei prevê que as corporações tenham documentado como tratam as suas informações e quais são as medidas tomadas para reduzir os riscos de vazamento ou de uso inadequado delas. Em caso de descumprimento, as multas – que passaram a valer a partir de agosto deste ano – podem chegar a R$ 50 milhões ou a 2% do faturamento. É por isso, e pela explosão de casos de ataques cibernéticos durante a pandemia, que o cyber insurance vem ganhando espaço no mundo corporativo.

“É um tipo de seguro que chama a atenção de todas as empresas hoje”, comenta Eduardo Bezerra, gerente de Cyber Insurance da Wiz Corporate. A consultoria informa que as coberturas dos seguros cibernéticos contemplam a reparação de lucro cessante por interrupção de rede e a cobertura de custos com notificação e monitoramento ao precisar comunicar o evento, restauração e recuperação de dados, restituição de imagem e ainda aqueles decorrentes de uma investigação administrativa. “Além disso, após se esgotarem todas as tentativas, caso não seja possível recuperar o ambiente e o segurado opte por pagar o resgate, a seguradora restituirá o valor.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto