Logo
Imprimir esta página

Empresa e colaborador: os benefícios e desafios do home office

Em 2020, aproximadamente 46% das empresas tiveram que adotar o modelo home office no Brasil - Divulgação/DISYS Em 2020, aproximadamente 46% das empresas tiveram que adotar o modelo home office no Brasil - Divulgação/DISYS

DISYS Brasil é uma das empresas que aderiu ao "novo" formato de trabalho para cerca de 80% dos seus consultores

Trabalhar sem precisar enfrentar trânsito ou, assim que finalizar sua carga horária, já estar dentro de casa. Esses são alguns dos benefícios do trabalho remoto, que muitas empresas foram forçadas a adotar desde o início da crise sanitária de Covid-19, no início do ano passado.

A modalidade, que ainda não era tão utilizada no Brasil, obrigou muitas instituições a se adequarem ao modelo de forma rápida. Em 2020, mesmo em meio às dificuldades que o trabalho remoto provocou em seu início, cerca de 46% das empresas tiveram que adotar o modelo, segundo uma pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Uma dessas empresas, que antes mesmo da crise sanitária já estudava o modelo home office, foi a DISYS Brasil, que hoje conta com aproximadamente 80% dos seus consultores nessa modalidade. No Brasil, mesmo possuindo escritórios físicos em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), a multinacional norte-americana conta hoje com profissionais alocados em várias cidades brasileiras, graças ao modelo remoto.

Mas tanto a empresa quanto seus colaboradores precisaram se adequar à nova rotina. Afinal, muitas coisas mudaram desde o início da pandemia. Juliana Braga, gerente comercial da DISYS em São Paulo, por exemplo, levou um susto assim que teve que adotar o trabalho remoto no dia a dia. Por trabalhar diretamente com clientes, realizava muitas visitas durante a semana e tinha contato diário com pessoas. “A gente ia para o escritório todos os dias. Na área comercial, a gente ficava muito tempo na rua”, conta.

Uma nova realidade com desafios e benefícios. Ao mesmo tempo em que as pessoas tiveram que fazer adaptações para criar uma rotina produtiva e se conscientizar mentalmente de que, embora em casa, era hora de trabalhar, muitas logo entenderam que havia muitos benefícios no home office. Um exemplo disso é a flexibilidade de horário, que viabilizou o início de atividades que antes não eram possíveis por falta de tempo. “Consegui colocar minha vida pessoal em ordem”, relata Juliana, revelando que depois da mudança, aderiu às práticas de yoga e de meditação.

Assim como praticamente tudo na vida, o home office tem seus contras. A gerente comercial comenta que, por fazer parte de um setor que dependia muito do relacionamento frequente com clientes, as reuniões online se tornaram bastante mecânicas. “Tudo que você tratava de forma rápida, agora precisa marcar uma reunião para resolver”, comenta.

Assim como para o colaborador, para a empresa a adequação à novidade foi complexa. Para a analista de Desenvolvimento Humano da DISYS em Curitiba, Michele Novicki, no começo do home office foi difícil organizar uma rotina que funcionasse efetivamente – tanto para a empresa quanto para o colaborador. “É um desafio muito grande”, comenta Michele, que começou a trabalhar na DISYS já no formato home office.

É essencial o equilíbrio entre as atividades da empresa e a necessidade de resolver eventuais problemas dos colaboradores. Afinal, internet, luz, área de celular, tudo agora está dentro de residências e não em uma rede geral da empresa. Além disso, também é importante que os superiores entendam que muitos colaboradores precisam dividir o espaço com a família no trabalho remoto. “A gente tenta ajudar no crescimento e no desenvolvimento do colaborador, mesmo que de longe”, diz Michele.

A analista conta que a DISYS criou uma rotina para tentar diminuir os efeitos da falta de contato com os colegas de trabalho. “Todo mês a gente se reúne, de forma online, para manter um relacionamento com a equipe”. O chamado Team Coffee é um momento de integração online entre os times, quando os colaboradores podem matar as saudades e colocar o papo em dia. “A gente conhece um pouco mais sobre as pessoas novas e mantém uma rotina de convívio”, opina a analista de DH.

Na tentativa de prezar pela qualidade de vida dos seus colaboradores, a instituição também criou a DISYSConnect, uma plataforma digital de interação com os profissionais internos e consultores. “A gente consegue compilar todas as informações importantes do dia a dia por meio dela”, conclui Michele.

SOBRE A DISYS

A DISYS Brasil está no país desde 2006, como uma subsidiária integral da Digital Intelligence Systems Corporation, possui linhas de serviços estruturadas para atender como uma empresa de consultoria de TI focada na terceirização de serviços e outsourcing de integração junto ao negócio de seus clientes. A base de clientes da DISYS é formada por corporações globais, pequenas e médias empresas, instituições educacionais e órgãos públicos. Possui escritórios nas capitais dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Saiba mais em: brazil.disys.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto