Logo
Imprimir esta página

Baker Tilly aponta vantagens e desafios para a implantação do ESG nas empresas

Sheila Conrado - Sócia Baker Tilly - Baker Tilly Brasil Sheila Conrado - Sócia Baker Tilly - Baker Tilly Brasil

O ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, tem movimentado as empresas com a adoção de práticas empresariais sustentáveis. Para o mercado financeiro, trata-se de uma ferramenta que estabelece critérios para que as empresas possam ter acesso a financiamentos com juros mais baixos. De acordo com John Elkington, considerado como o “pai da sustentabilidade”, uma organização sustentável deve ser financeiramente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.

Com a pandemia, o ESG ganhou ainda mais força. A relação das empresas com o meio ambiente, seus funcionários, fornecedores e clientes, as métricas e estratégias adotadas, a transparência na divulgação dos impactos e a preocupação com o greenwashing, passaram a ser temas amplamente discutidos.

Estudos indicam que a adoção do ESG está diretamente relacionada a melhores resultados, a atração e retenção de talentos, ao maior engajamento de stakeholders, ao menor custo de capital e a menores riscos operacionais, financeiros, de imagem e regulatórios. “Os investidores incorporaram critérios ambientais, sociais e de governança na análise e na decisão da sua carteira de investimentos sendo observado resultados positivos e ampla vantagem dos investimentos com agenda ESG”, explica a sócia da Baker Tilly no Rio de Janeiro, Sheila Conrado.

A ruptura da ideia de que os negócios existem somente para dar retorno aos acionistas e o processo de melhoria contínua da relação das empresas com o meio ambiente e com a sociedade indicam, cada vez mais, que este é um caminho sem retorno, e que a transparência, a prestação de contas, a responsabilidade corporativa e a equidade, princípios básicos da governança, são fundamentais nesta jornada.

“A definição da materialidade, de metas claras e de políticas de alinhamento com todos os stakeholders, métricas para mensuração com key performance indicators, bem definidos, implantação de conselhos consultivos com profissionais independentes e qualificados e transparência na divulgação das ações e resultados, são apenas alguns dos desafios da jornada ESG”, comenta Sheila, que é contadora pós-graduada em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ.

Para ela, vale ressaltar a importância da adoção dos princípios ESG por todas as empresas, independentemente do seu porte. “A avaliação contínua do impacto do seu negócio na sociedade e no meio ambiente passa a ser uma visão de como a sua empresa pode, hoje, contribuir para um mundo melhor”, diz.

Impasses para implementação

Em matéria divulgada no site Valor Investe, de acordo com o economista e conselheiro independente de autorregulação da Febraban, Gesner Oliveira, a falta de padronização de dados socioambientais nos relatórios é um dos maiores problemas para a disseminação de políticas de ESG.

Entre as 500 empresas que fazem parte do índice S&P 500, 78% têm relatórios integrados informando dados socioambientais, mas dessas, 97% não têm um formato único de report. De acordo com ele, os bancos, como os detentores de recursos para o crescimento das empresas, estão no centro da solução desse problema.

Nesse mesmo sentido, a sócia da Baker Tilly reforça que implantar um modelo de governança corporativa nos moldes do ESG nem sempre é considerada uma tarefa fácil. “Opiniões sobre o que são boas práticas de gestão não faltam, mas ainda há alguns impasses”, comenta.

A seguir, confira os principais desafios e os aspectos positivos da implementação, indicadas por Sheila Conrado.

Desafios

- Mensuração de resultados

Para ela, a sustentabilidade, por exemplo, é um tema que rodeia os executivos há muito tempo. Mas o modo de avaliação e mensuração desses resultados continua sendo um desafio.

- Agenda de Desenvolvimento Sustentável

Em 2015 a ONU propôs uma agenda de desenvolvimento sustentável composta por 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O setor privado tem um papel fundamental neste processo. Neste contexto, as empresas devem: definir o seu horizonte de análise, rastrear as suas cadeias de valor e manter uma comunicação assertiva. Os gestores devem avaliar os impactos do seu negócio muito além dos aspectos financeiros. . “Com o avanço das transformações causadas pela pandemia, é valido pontuar que mesmo as empresas que já praticavam a governança corporativa precisam se atualizar e adentrar nas novas regras da ESG”.

- Conscientização de boas ações

Segundo a profissional, os debates sobre os pilares do ESG devem ter espaço garantindo durante as reuniões da alta cúpula, além de estarem presentes em na consciência de toda a organização. “Essa é uma oportunidade de construir um mundo mais responsável para as futuras gerações. Para o hoje, é o momento de criar melhores ambientes, além de manter os melhores processos de administração e oportunidades de investimentos”.

Vantagens

- Maiores chances de investimentos

“Muitos investidores não se satisfazem apenas com números e resultados financeiros. Hoje, eles levam em conta a conduta frente às atitudes que englobam o ESG. Adicionalmente, os órgãos reguladores, como a PREVIC e a CVM, estão reforçando cada vez mais a importância dos princípios ESG, seja nas diretrizes da política de investimento das entidades ou no destaque da divulgação dos fatores de risco sociais, ambientais e climáticos das companhias.

- Sustentabilidade dos Negócios

“Um ambiente de negócios com estratégias e, principalmente com uma cultura ESG gera valor, atraindo investidores”. Quando a organização se preocupa em criar maneiras de produzir mais com menos desperdícios, garante a continuidade dos recursos e matéria prima, gerando melhores produtos, maior competitividade e, claro, melhores resultados.

- Jornada de Transformação

“Podemos dizer que ESG é um caminho sem volta. Isso é muito bom, pois os stakeholders entendem que a organização não se preocupa apenas com os lucros, mas também com o impacto que as suas atividades poderão causar na sociedade e no meio ambiente.

Sobre a Baker Tilly

A Baker Tilly é uma empresa que oferece serviços especializados em auditoria, consultoria, serviços corporativos, terceirização e tributos. Faz parte da rede global da Baker Tilly Internacional, cujos membros são pessoas jurídicas separadas e independentes. A empresa atua em 148 países e conta com mais de 37 mil funcionários. No Brasil, possui escritórios em oito capitais com um time de aproximadamente 500 pessoas. Conheça os serviços oferecidos pela Baker Tilly no Brasil em http://bakertillybr.com.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto