Logo
Imprimir esta página

Retenção de funcionários é maior em empresas com discurso alinhado entre RH e comunicação

Engajamento e senso de pertencimento também aumentam quando o colaborador observa que há sinergia entre os departamentos

Dentro das empresas sempre há setores que dependem de outros para atingir os resultados esperados, porém, nem sempre as corporações associam dois departamentos considerados irmãos por especialistas: comunicação e gestão de pessoas/recursos humanos. Para Maria Brasil, CEO da Essence Branding, esse conceito de irmandade é o que melhor define a relação entre as áreas e pode levar tanto a resultados mais consistentes quanto a um maior engajamento da equipe.

Para a consolidação de empresas, além da identificação de propósitos, é necessário ter clareza conceitual e detalhada do empreendimento, isso para que a imagem propagada seja aderente ao que se deseja comunicar. “É assim que o branding é desenvolvido. Para tanto, ele depende de pessoas para se consagrar, e aí a gente volta para o ponto de partida, de que esses dois setores jamais devem ser tratados como antagônicos.”

E esse alinhamento é importante, conta Maria, para fortalecer a cultura organizacional, levando a ações capazes de mudar a relação de colaboradores com a empresa e tornando-os verdadeiros fãs da companhia. A partir disso, o público interno reforçará com o externo esse sentimento de carinho pela organização.

Antes de chegar a esse estágio de sinergia, as dicas de Maria são que as empresas resgatem valores e façam questionamentos para si próprias. Por exemplo: por que o negócio foi fundado; que solução se propõe a entregar; qual impacto positivo é gerado na sua comunidade a partir dessa entrega; e quais são seus valores e seu diferencial. Por meio dessa avaliação mais profunda é possível esclarecer os pilares fundamentais do empreendimento para, só então, o RH e a comunicação começarem a ter informações suficientes para atuarem conjuntamente.

Depois desses passos, os primeiros retornos já aparecem em campos amplamente valorizados pelas empresas, que são a satisfação da equipe e a elevação do engajamento. Fato com o qual concorda Nayana Pedreira, sócia-diretora da Acqua Aroma, indústria de perfumes para ambientes, com atuação nacional e internacional. Por meio de uma consultoria de conceituação de marca conduzida pela Essence Branding, foi possível colocar em ação os pontos destacados por Maria Brasil. O resultado é justamente “um envolvimento maior com a empresa e os seus propósitos”, de acordo com Nayana.

A executiva Maria Brasil destaca que pesquisas comprovam os efeitos desse trabalho. “Um desses levantamentos é o Empresas Humanizadas, que constata que companhias que possuem clareza de seus propósitos, aplicam e se comunicam de maneira consistente com todos os seus stakeholders, possuem, quando comparadas às empresas que não adotam essas políticas, 239% maior engajamento de clientes; colaboradores e lideranças 3,2 vezes mais satisfeitos; índice de solução de problemas dos clientes 2,4 vezes maior; além de melhor resultado na margem líquida no médio e longo prazo, superior em 2,5 vezes”, afirma.

Quanto à sinergia, Maria alerta que isso não implica em dar ao setor de comunicação e marketing a responsabilidade pelo recrutamento e seleção. O que é possível fazer é um trabalho construtivo e conjunto, “que visa estabelecer premissas claras e adequadas aderentes à cultura e ao branding que essa empresa quer consolidar”. Já em relação à forma como o departamento de RH pode colaborar com o de comunicação, ela sugere que esses profissionais sejam “ouvidos na construção dos conceitos para tornar a mensagem clara também para o público interno e, inclusive, construir juntos ações internas congruentes com a estratégia que o marketing estiver desenvolvendo”.

A especialista também resgata uma fala de um outro profissional, o falecido professor e escritor Peter Drucker, para tratar sobre o tema. “Muitos empresários, CEO's e presidentes de conselho ignoram a cultura em nome da estratégia, no entanto, se esquecem que um leva ao outro, invariavelmente. Como já dizia Drucker, ‘a cultura come a estratégia no café da manhã’."

Sobre a Essence Branding

A empresa soteropolitana Essence Branding foi fundada por Maria Brasil em 2018 com o objetivo de construir marcas baseadas na essência e propósito dos negócios. Desde então, já ampliou o portfólio de atuação com workshops e treinamentos corporativos baseados em ferramentas de branding, desenvolvimento humano, design e comunicação. Tudo isso sempre a partir de metodologias exclusivas.

Mais de 180 companhias já foram atendidas pela Essence Branding, que é certificada pelo Sistema B, um selo concedido pela organização norte-americana sem fins lucrativos B Lab em reconhecimento aos negócios com ações de impacto socioambiental. Saiba mais sobre a companhia, totalmente gerenciada por mulheres, no endereço https://essencebranding.com.br/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto