Logo
Imprimir esta página

Networking é fundamental para o crescimento de um negócio

Networking é fundamental para o crescimento de um negócio

Vinícius Postai*

O mundo virou de ponta cabeça no ano passado e, no Brasil, as coisas não poderiam ser diferentes. Desde a chegada da Covid-19 ao nosso país, vivemos extremos inimagináveis.

Penso que nunca, em toda história da humanidade, teríamos que enfrentar dias tão turbulentos como nos últimos meses. Dentro do aspecto econômico, por exemplo, vimos grandes – e reconhecidas – empresas que ruíram no mercado por não conseguirem manter as suas portas abertas.

Entretanto, apesar das adversidades, há esperanças de um novo amanhã. No âmbito profissional, pudemos ter um suspiro de alívio com o aumento da taxa de empreendedorismo no território brasileiro. Nosso povo buscou sobressair à circunstância atípica provocada pelo coronavírus.

A informação foi fornecida, neste ano, pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No levantamento, foi indicado que tivemos o maior número de novos autônomos registrados em 20 anos.

Além disso, aproximadamente 25% da população adulta adotou esse formato como trabalho fixo. Sem dúvidas, é uma notícia positiva para que possamos pensar no dia de amanhã com mais esperança e leveza.

Contudo, destaco um assunto que pode não estar sendo debatido com a importância que deveria dentro do mercado: a necessidade de criar redes sólidas de contatos, isto é, um networking. Abrir uma empresa é, de certa forma, a parte “fácil” do negócio. O que vem depois, na verdade, requer mais atenção.

Não basta você ter um empreendimento e não saber como mantê-lo. Hoje em dia, diversos fatores são responsáveis para o sucesso de um estabelecimento. Como alguém que vivência as nuances do mercado há alguns anos, reitero que, atualmente, o networking é o que mais tem determinado o futuro de um projeto.

Quando temos profissionais íntegros e conscientes das atualidades mundiais, somos capazes de avançar. Por isso, é fácil assimilar que a nossa carreira é movida pelas pessoas que estão ao nosso redor. Uma empresa, por exemplo, precisa dos funcionários para poder caminhar. Somos o que somos pela influência ao nosso redor – desde a família até amigos e colegas de expediente.

Abrir o leque e possibilitar uma troca de experiências está relacionado diretamente a uma expansão de ideias. Eventualmente, projetos diferenciados começam a sair do papel. Às vezes, com uma simples conversa com outro profissional, várias portas dentro do mercado podem se abrir para um indivíduo.

O velho ditado “quem tem boca vai à Roma” não poderia ser mais verdadeiro. Somos seres comunicativos, que buscam outras pessoas para poder compartilhar todo e qualquer aspecto da vida. Por meio da voz, transmitimos pensamentos, sentimentos e vivências.

Vale destacar também que estamos inseridos em um período extremamente tecnológico. Uma informação pode atravessar oceanos em minutos. Não há como pensar em um caminho individualista, sem uma rede que possa te apoiar em novas ideias.

Sim, abrir um negócio é o primeiro passo para conseguir traçar uma estratégia para um futuro profissional. Todavia, é preciso mais. Não adianta mais fazer o básico em um século onde a competitividade está mais acirrada a cada dia que passa.

É preciso se destacar! Portanto, o investimento nesse tal de networking, que é muito falado e, às vezes, pouco colocado em prática, deve estar presente no plano de crescimento de todo empresário. O mundo está mudando. Novas tendências surgem a todo momento. É preciso acompanhar o que está acontecendo e compreender quais ferramentas são capazes de te levar além do desejado.

Por fim, faço um apelo aos empreendedores: saiam da sua zona de conforto! Busquem inovações que vão além da bolha que circunda o seu dia a dia. O trabalho que cada profissional faz é individual, entretanto, o desenvolvimento de uma carreira depende de fatores externos que vão além do nosso tato. Confie no seu potencial e arrisque!

* CEO da MOAI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto