Logo
Imprimir esta página

Controle de acesso: quais suas tendências mundiais?

Novas tecnologias prometem modernizar com segurança os sistemas de controle de acesso, principalmente, devido à necessidade de isolamento social.

a sociedade tem buscado as melhores soluções, com tecnologia de ponta, que reduza significativamente vulnerabilidades

O controle de acesso é uma necessidade em empresas, condomínios e prédios. Ter um sistema que vistoria a entrada e a saída de pessoas em um local, tem como objetivo garantir a integridade física dos indivíduos, proteger informações e preservar o patrimônio da propriedade.

Por conta disso, diversos meios têm sido empregados para monitorar o acesso de pessoas às instalações, priorizando as ferramentas que conseguem promover maior garantia de segurança.

Nesse sentido, a sociedade tem buscado as melhores soluções, com tecnologia de ponta, que reduza significativamente vulnerabilidades.

Entendendo o sistema de controle de acesso

Os sistemas de controle de acesso funcionam como uma composição de ferramentas de segurança, que atuam como barreiras, controlando a entrada e a saída de pessoas, em ambientes físicos ou digitais.

Embora tenham muitas funções, normalmente se utilizam esses sistemas em condomínios e empresas. Dessa forma, o maior objetivo de adotar esse método é promover a segurança no local, prevenindo crimes contra a vida das pessoas, de suas propriedades ou de dados sigilosos.

E a preocupação em aumentar o nível de segurança não é à toa. Afinal, de acordo com Social Progress Imperative - ONG américa - o Brasil está em 11º país mais inseguro do mundo .

Tendências

Muitas ferramentas têm sido utilizadas para garantir a redução de acessos indevidos. Contudo, muitas delas caíram em desuso, devido à vulnerabilidade que proporcionaram.

Decerto, após o surgimento da pandemia do novo Coronavírus, o desafio vai além da manutenção da segurança: é fundamental que os sistemas de acesso atendam também à necessidade de isolamento social.

Uma dessas tendências está no uso de credenciais baseadas em dispositivos móveis, por exemplo NFC (Near Field Communication), como alternativa para a substituição dos cartões-chave. Essa opção é conveniente, já que a maioria da população possui um smartphone.

O que também está previsto é a adoção de sistemas em nuvem para integrar as informações, por conta dos inúmeros benefícios de melhorias operacionais que é possível extrair.

Assim, é possível gerenciar o controle de acesso de maneira rápida, em múltiplos dispositivos e com escalabilidade. De acordo com o Gartner - o modelo de segurança baseado em soluções em nuvem - fornece uma abordagem integrada, escalável, flexível e confiável tanto para o controle de acesso digital como para os perímetros de segurança físicos.

A pesquisa do Gartner chama atenção para a possibilidade de integração de diversas ferramentas, que torne o controle de acesso mais eficiente. Opções como o sistema de leitura de TAG promovem agilidade e segurança, sendo ideais para a liberação de veículos em estabelecimentos, por exemplo. Entretanto, também é preciso verificar a identidade do condutor.

Nesse cenário, uma opção de integração para fortalecer a segurança do sistema é o uso de reconhecimento facial. Essa tecnologia demonstra um mercado aquecido, sendo uma das mais procuradas por condomínios e recursos humanos .

Biometria facial promete liderar esses sistemas

A biometria facial é uma das principais tecnologias para fortalecer a segurança. Diversos locais procuraram por esse tipo de biometria, já que controla o acesso por meio da leitura de pontos faciais únicos, sem contato em superfícies.

Além da praticidade, essa tecnologia utiliza algoritmos e softwares para mapear características exclusivas. O que, quando aliada a outras ferramentas, garante o controle de acesso 100% eficaz.

Devido aos benefícios, os aeroportos já estão utilizando o reconhecimento facial no check-in, bem como lojas no auxílio da segurança, em que utilizam o reconhecimento em vídeos para identificar suspeitos.

Nos Estados Unidos, a expectativa é que o uso dessa tecnologia alcance US$ 7 bilhões em 2024, na área da segurança . E ainda tem muito espaço para que se expanda muito mais mundialmente. Como visto, essa inovação tem muitas aplicações para deixar mais seguro o controle de acesso, já existindo diversas formas práticas de integrar essa tecnologia de reconhecimento facial aos negócios. Mais informações no site da Gryfo .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto