Logo
Imprimir esta página

Especialista em e-learning analisa principais mudanças em educação com o maior uso de dispositivos digitais

Paulo Dantas, da Troika, fala sobre os prós e contras do uso da tecnologia no ensino atual em entrevista para a nova edição da revista "New Routes"

Desde que a pandemia começou, não é segredo para ninguém que a importância da tecnologia para diversos setores ficou ainda mais evidente. Nas escolas, onde, de maneira geral, as atividades presenciais tinham maior volume do que as on-line, houve até a necessidade de cursos preparatórios de urgência para dar continuidade nas atividades. Para os estudantes, também foram necessárias adaptações drásticas. Mas, apesar do assunto “tecnologia X educação” estar em alta, ainda há muito o que explorar sobre essa relação para melhores resultados nas aulas.

De acordo com Paulo Dantas, sócio-gerente da Troika, professor, autor e especialista em e-learning, além de tornar os conteúdos mais acessíveis e democráticos, a tecnologia impactou diretamente na maneira de ensinar. “Os professores costumavam ser os principais meios de providenciar materiais para os estudantes, o que não é mais o caso. O nosso papel foi redefinido e passou a ser o de alguém que irá guiar o aluno para navegar nesse oceano de informações”, explicou.

Ainda que sejam eficientes, os dispositivos e ferramentas on-line devem ser usados como complemento e não como propósito do aprendizado. Uma das maneiras de direcionar o formato adequadamente é pedir para que os alunos trabalhem em união com os recursos disponíveis.

“Um dos principais objetivos dos serviços digitais que usamos hoje, como redes sociais e plataformas do tipo Google Meet, Microsft Teams, entre outras, é permitir que as pessoas colaborem ainda mais próximas. Se ajudarmos nossos alunos a criarem estratégias para trabalharem juntos, também estaremos ajudando no desenvolvimento de suas habilidades de emoções sociais”, ressaltou o especialista.

Um estudo do Instituto Península, realizado com 7.734 mil professores de todo o país em 2020, mostra que 88% dos entrevistados nunca tinham ministrado aulas de forma virtual antes da pandemia e, por esse motivo, a inclusão de tecnologia não foi tão simples, mas independentemente disso, sabiam que a evolução do mercado e a mudança de perfil dos alunos levariam a uma aceleração do processo.

“É importante que alunos mais novos sejam ensinados sobre como interagir com dispositivos digitais, especialmente se considerarmos que eles têm acesso a isso muito cedo na vida. Mas é importante considerar que muito tempo na tela também pode prejudicar a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação”, concluiu o professor.

A Revista New Routes é uma publicação gratuita em formato impresso e digital, quadrimestral e destinada aos profissionais de idiomas, institutos, escolas, universidades e faculdades. Nela, é possível ter acesso aos artigos, pesquisas e entrevistas de grandes autores de livros voltados para o ensino de línguas, além de atividades elaboradas por profissionais renomados no mercado. A revista é produzida pela Disal, que é uma das maiores referências em materiais para ensino de idiomas no Brasil. Confira a revista completa: https://cutt.ly/InkmOJo

Sobre a Disal Distribuidora: Há mais de meio século em operação, é considerada a mais importante distribuidora de livros e materiais didáticos do Brasil para o ensino de idiomas, e, também, técnicos e científicos, de ciências humanas e sociais, literatura, autoajuda e conhecimentos gerais. Possui um catálogo com 400 editoras e mais de 400 mil títulos comercializados. Tem 18 filiais distribuídas nas principais cidades do país e um portal em que é possível encontrar todos os serviços e produtos oferecidos. Saiba mais em www.disal.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto