Logo
Imprimir esta página

Como traçar objetivos

Como traçar objetivos

por Valdez Monterazo*

A cada dia podemos escolher nosso futuro, se desejamos viver como reis ou escravos. Napoleon Hill, um pensador, que há décadas vem influenciando gerações de empreendedores, comenta sobre isso em sua obra A Lei do Triunfo. Nela, ele fala sobre o princípio da decisão, aliado ao hábito de sempre travar objetivos pessoais e profissionais, como o início da rota para se conquistar uma situação de vida diferente e melhor.

Acontece que a maioria das pessoas desconhecem esses conceitos. Algumas são até mesmo familiares com o assunto, mas não o aplicam de maneira consciente, dessa forma, encontram os mesmos malefícios das primeiras: uma vida repleta de vitimismo, um sentimento de estar perdido e, naturalmente, poucos resultados.

Nesse sentido, negligenciar a habilidade de travar metas e, assim, direcionar sua vida é semelhante a jogar fora sua maior força pessoal. A capacidade de escolha ou livre arbítrio.

Agora eu pergunto: você vem exercendo sua capacidade de escolha? Possui objetivos e metas claras?

Se sua resposta for positiva, parabéns, convido você agora a aprender a especificar metas de maneira hiper eficiente. Casa seja negativa, ótimo. É a sua oportunidade de escolher ser uma pessoa e profissional diferente e melhor.

Como traçar objetivos

Bons objetivos são extremamente simples, até mesmo elegantes. Eles respeitam três regras que ajudam a direcioná-los de forma positiva.

Primeira Pessoa

Todo objetivo deve começar com EU.

Tempo Presente

Toda ação do objetivo deve ser falada, ou escrita, no tempo presente, como se já houvesse sido concretizada.

Afirmação Positiva

Essa regra é crucial, pois, na maioria das vezes, as pessoas focam no que não querem, ao invés de deixar clara qual a sua verdadeira vontade.

Data

Sem uma data, o objetivo se torna uma visão ou um sonho. Uma data coloca a objetividade e urgência necessária para se conquistar resultados.

Para facilitar seu entendimento, seguem alguns exemplos:

Eu conquisto 10 novos clientes empresariais em até 3 meses.

Eu abro uma nova filial de meu negócio em 5 anos.

Eu concluo minha pós-graduação em 2 anos.

Percebeu como formular objetivos pode se tornar simples? Convido você a exercitar o conceito agora mesmo. Pare por um minuto, pense nos seus principais objetivos e escreva-os! Lembre-se que bons objetivos começam na primeira pessoa, são afirmações positivas, estão no presente e possuem uma data.

Não se surpreenda se, ao final de colocar suas metas no papel, você sentir um entusiasmo fora do comum ou, até mesmo, um sentimento de direção e confiança.

*Valdez Monterazo é associado sênior na Sociedade Brasileira de Coaching, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto