Logo
Imprimir esta página

Combate à asma: Omint explica os principais cuidados a serem tomados

pixabay pixabay

Dra. Laura Sandeville, pneumologista credenciada Omint, destaca os aspectos mais importantes que envolvem o diagnóstico e o tratamento da doença e orienta sobre algumas práticas essenciais de controle e prevenção

Maio é o mês de conscientização sobre a asma, doença que acomete aproximadamente 150 milhões de indivíduos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil tem 20 milhões de asmáticos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, e ocupa o oitavo lugar no ranking mundial em número de indivíduos com a condição.

A doença crônica mais comum no país é decorrente de uma interação entre fatores hereditários e ambientais. Entre eles, destacam-se as infecções respiratórias, poluição, fumaça de cigarro, mudanças climáticas, uso de determinados medicamentos, aspectos emocionais e a exposição a alérgenos, como poeira doméstica, ácaros, mofo, pêlos de animais e alguns alimentos, que são responsáveis por reações alérgicas em pessoas sensíveis.

A pneumologista credenciada Omint, Dra. Laura Sandeville, explica que a conscientização sobre a asma é fundamental para garantir o controle da doença e uma qualidade de vida melhor. “O diagnóstico de asma ainda assusta muitas pessoas, principalmente os pais de crianças, que ficam preocupados com o risco de morte pela doença. Entretanto, se houver acompanhamento médico e tratamento adequado, essa patologia apresenta uma porcentagem muito baixa de mortalidade e dificilmente limita a vida do paciente”, explica a médica.

Diagnóstico

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas caracterizada por episódios recorrentes de falta de ar (dispneia), chiado no peito (sibilos), sensação de aperto ou desconforto no tórax e tosse geralmente seca. O diagnóstico deve ser feito sempre por um médico especialista, visto que outras enfermidades podem se manifestar de forma similar. Embora os primeiros sinais costumem aparecer nos anos iniciais de vida, eles podem surgir em qualquer idade.

A avaliação dos sintomas é realizada pelo questionário ACQ (Questionário de Controle da Asma), que apresenta sete questões e é recomendado pelo GINA 2020 (Global Initiative for Asthma). Outra alternativa é o ACT (Teste de Controle da Asma), que pode ser aplicado em crianças e adultos.

Tratamento

A asma não tem cura, mas possui tratamento e pode ser muito bem controlada. Por ser uma doença crônica do sistema respiratório, pacientes asmáticos estão no grupo de risco para Covid-19. “O tratamento tem como objetivo controlar a inflamação das vias aéreas com o mínimo de medicação possível,permitindo que o paciente não tenha limitações pela doença. Apesar de ser considerada uma doença crônica, a asma pode se tornar assintomática por longos períodos, se o paciente adotar todas as medidas de controle e prevenção adequadas”, destaca Sandeville.

Os corticóides inalatórios são indicados para o controle da asma por sua potente ação anti-inflamatória e ação local direta na árvore respiratória. Já os broncodilatadores atuam sobre a musculatura lisa do brônquio, relaxando-o e, assim, aliviando o espasmo. A associação de corticóides inalatórios a broncodilatadores de longa duração é muito eficaz no tratamento.

Por vezes, o corticóide por via oral também pode ser necessário em casos de crises, mas deve ser administrados sempre sob orientação médica, em virtude da grande quantidade de efeitos colaterais gerais. Além disso, outras medicações mais novas, como os imunobiológicos, costumam ser utilizadas para desinflamar as vias aéreas e controlar a asma grave.

Orientações de prevenção e controle

O tratamento medicamentoso é fundamental para garantir uma qualidade de vida melhor ao paciente, mas deve ser acompanhado de outras medidas de prevenção e controle. “Alguns fatores desencadeantes do quadro asmático também demandam mudança de hábitos alimentares, controle de estresse e outros distúrbios emocionais. Assim, deve-se considerar acompanhamento psicológico, fisioterapia com profissional especializado, exercícios de meditação, acupuntura e prática saudável de esportes”, afirma Sandeville.

Exercícios físicos apresentam benefícios, desde que a asmaesteja controlada. Além disso, é muito importante evitar o consumo de tabaco, cigarro e narguilé e a exposição passiva a qualquer tipo de fumaça. Outras orientações importantes para o controle e a prevenção da doença incluem:

Encapar colchões e travesseiros com produtos de lojas especializadas em produtos antiácaro;
Nunca usar travesseiros, edredons e casacos de pluma de ganso;
Não usar cobertores, e sim edredons;
Tirar o pó com pano úmido;
Não usar produtos de limpeza com odores fortes;
Lavar semanalmente as roupas de cama;
Retirar cortinas, tapetes e carpetes;
Evitar contato com animais domésticos;
Promover a ventilação do ambiente;
Manter armários sem mofo.

Sobre a Omint

Há 40 anos, a Omint iniciou suas operações no Brasil com o lançamento do primeiro plano de saúde de alto padrão do país. Desde então, é referência absoluta nesse segmento de mercado, mantendo viva a sua vocação de cuidar de pessoas, com o compromisso de proporcionar um serviço médico de máxima qualidade e grande foco na prevenção e promoção da saúde.

Os valores humanos e o rigor com o padrão de excelência elevaram ao mais alto nível o índice de recomendação entre os clientes, gestores de Recursos Humanos e credenciados e tornaram os planos médicos e odontológicos Omint objeto de desejo no pacote de benefícios de executivos e colaboradores das empresas e elevando o tempo médio de permanência de nossos clientes, muito além da média de mercado.

Em 1999, a Omint inaugurou uma clínica odontológica própria para atendimento exclusivo dos clientes de seus planos e particulares, trazendo para esse segmento uma qualidade até então inédita. Atualmente com duas unidades em São Paulo, a Clínica Odontológica Omint oferece o estado da arte da odontologia, tendo sido a 1ª clínica do Ocidente a conquistar a certificação JCI (Joint Commission International), o mais importante selo de qualidade mundial para instituições de saúde.

Seguindo sua vocação de cuidar de pessoas, em 2015 o Grupo Omint lança a Omint Seguros, replicando no mercado de seguro de pessoas o modelo de excelência construído pelo Grupo no segmento de saúde suplementar. A Omint Seguros comercializa atualmente seguros de vida individual, de vida em grupo e de viagem.

O Grupo Omint faturou R$ 1,8 bilhão em 2020, por meio de crescimento orgânico e sustentável. E, em 2021, o lançamento da Kipp Saúde é mais um marco na história do Grupo Omint.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto