Logo
Imprimir esta página

Liderança 4.0 Preconizou Novo Cenário

pixabay pixabay

A quarta geração industrial, denominada Industria 4.0, preconizou um novo cenário mundial com o uso de novas tecnologias, revolucionando a forma de relacionamento entre o mercado fornecedor e consumidor. Esta tendência repercute em todos os segmentos exigindo cada vez mais a reflexão na forma das organizações se relacionarem com o mercado.

A liderança 4.0 é a reposta a esta evolução, uma vez que somente o avanço tecnológico não se mostrou suficiente. É necessário o aprimoramento do colaborador como profissional e como ser humano. Esse novo conceito traz uma nova luz sob o prisma da inovação e da humanização. Investir em tecnologia pressupõe ganhos na otimização dos processos, fluidez na comunicação, controle da qualidade entre outras vantagens. Entretanto, muito pouco adiantará se as equipes não estiverem preparadas, capacitadas e engajadas. Este conceito pode ser a chave que determinará uma nova cultura organizacional que proporcionará às empresas maior competitividade ou, até mesmo, a sua sobrevivência.

Mas, o que é liderança 4.0?

A liderança 4.0 foi criada com base na evolução digital aliada ao aprimoramento e estímulo certo ao colaborador. Sua proposta é de qualificar e conduzir estes em um ritmo que permita extrair o melhor resultado das equipes. Ao mesmo tempo que obtêm maior engajamento funcional, os líderes 4.0, estimulam o relacionamento e a satisfação com o ambiente corporativo, resultando na obtenção dos melhores resultados operacionais e estratégicos.

A humanização é a chave desse novo estilo de liderança, pois visa o aperfeiçoamento das aptidões de cada colaborador. O autoconhecimento, a capacidade de relações interpessoais, o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como, a visão diferenciada são os alicerces para a formação do líder 4.0.

Identificar, extrair e estimular as melhores habilidades de seus colaboradores é o novo desafio das empresas, sobretudo, num momento pandêmico, onde a atuação destes profissionais sugere controles diferenciados outrora utilizados.

Segundo Klaus Schwab, em seu livro “A Quarta Revolução Industrial", "Os bons líderes compreendem e dominam a inteligência contextual". Isso significa que os novos líderes devem entender todo o contexto do ambiente, interno e externo, e utilizar esse conhecimento para conduzir as equipes de forma mais assertiva.

Características essenciais de um líder 4.0

Para uma liderança 4.0 o foco principal é o desenvolvimento dos colaboradores alinhados às metas estratégicas da corporação. Cada cargo de liderança deverá ser ocupado por um profissional com um perfil mais adequado ao desempenho de suas funções. E, para o exercício desta liderança, o profissional deverá apresentar características, como:

Empatia
Flexibilidade
Capacidade cognitiva
Resiliência
Sensibilidade interpessoal
Facilidade com mudanças culturais

4 passos fundamentais para implementar uma liderança 4.0

1. Autoconhecimento

O primeiro passo é o líder conhecer seu próprio perfil, avaliar sua inteligência emocional e, sobretudo, identificar quais os pontos que podem e devem ser melhorados para assumir a liderança de uma equipe de alta performance.

2. Conhecer sua equipe para desenvolvê-la

É preciso ter conhecimento do capital humano sob sua liderança. Identificar quais perfis necessitam de maiores estímulos ou de aprimoramento comportamental. Cada colaborador poderá apresentar características muito distintas para cada atividade ou função. E isso pode ser devidamente ajustado com treinamentos, palestras, cursos, etc.

3. Estimular o relacionamento com o meio

Em uma corporação, as atividades são interdependentes e exigem das áreas sinergias com o ambiente onde a organização está inserida. Dessa forma, o líder deve fazer prevalecer uma atmosfera harmônica e colaborativa. Cabe, ainda, a observância de quais estímulos internos e externos incidem sobre seus colaboradores para que, eventualmente, possa harmonizar suas influências e, dessa forma, obter maior qualidade funcional.

4. Feedbacks claros

É relevante que cada colaborador compreenda exatamente o que se espera dele e o quanto tem a ganhar engajando-se em suas atividades. Cabe ao líder apontar o que deve ser aperfeiçoado, o que está sendo feito para proporcionar o seu crescimento e os resultados que se espera dele.

A liderança 4.0 apresenta um novo paradigma onde o aprimoramento, engajamento e retenção do seu capital humano torna-se o foco da empresa para, consequentemente, obter os resultados corporativos alinhados com a missão e visão da organização. Profissionais estimulados da forma correta, na proporção certa e no momento exato produzem os melhores resultados que uma empresa pode esperar. O profissional passa a enxergar a empresa não somente como uma fonte de remuneração financeira, mas, também, como uma entidade que aposta no seu crescimento profissional e pessoal.

Caso queira saber mais, entre em contato comigo:

Cel corporativo/ Whatsapp: (21) 99699-3434

Maverick Mello é formado em Administração de Empresas com MBA também em Administração com ênfase em Gestão pela FGV e especialização em perfil comportamental. Possui mais de 10 mil horas como palestrante, atua como mentor no desenvolvimento de negócios, elaboração de planejamento estratégico e pesquisa e análise de mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto