Logo
Imprimir esta página

Por Que as Startups Estão Buscando Mercado em Outros Países?

Por Que as Startups Estão Buscando Mercado em Outros Países?

*Por Gabriel Rodrigues

Quando falamos de startups brasileiras, não podemos deixar de lado o exponencial crescimento que esse setor vem apresentando no país nos últimos anos. Apesar da pandemia da Covid-19 causar uma crise sanitária mundial, as startups souberam driblar esses problemas e explorar as inovações que oferecem ao mercado, aumentando seu campo de atuação. Apenas em 2020, elas apresentaram o melhor desempenho em captação de investimentos, de acordo com o relatório Inside Venture Capital Brasil, divulgado em janeiro deste ano pelo Distrito Dataminer. Impulsionado pela alta demanda por ferramentas digitais, o setor somou US$ 3,5 bilhões em aportes, 17% superior aos US$ 2,97 bilhões levantados em 2019.

Mas além dessa tendência de crescimento no país, as startups enxergam um novo mercado para ser explorado, o da internacionalização. Como vimos acima, os investimentos de 2020 são um dos grandes responsáveis pela expansão estrangeira, que é o processo de comercializar produtos ou serviços para fora do cenário nacional. Assim, a empresa consegue desenvolver uma rede internacional de atuação, aumentando a capacidade de crescimento e garantindo acesso a conhecimentos importantes sobre o mercado em diferentes localidades.

Dito isso, sabemos que esse é um passo muito importante e almejado pelos empreendedores, pois proporciona diversos benefícios que vão além do crescimento e do faturamento da companhia. Alguns exemplos são a possibilidade de conhecer novos recursos, tecnologias e mão de obra capacitada que permitem a realização de melhorias na empresa. Mas não são só essas vantagens que explorar o mercado fora do país traz para sua companhia. Entre os benefícios está no aumento das oportunidades de investimento direto, já que a internacionalização amplia o networking e a rede de contatos, o que consequentemente, gera o aumento de oportunidades de investimento direto no seu negócio. Desta forma, estender a atuação fará com que sua marca seja visível a nível global, expandindo as oportunidades.

Há também a oportunidade de criar um diferencial competitivo pois, diferente do que alguns empreendedores pensam, ampliar a atuação internacional pode se tornar uma ferramenta de expansão que gera valor a nível nacional. Ou seja, antes mesmo de ganhar o mercado nacional, o que é difícil no Brasil devido a competitividade, internacionalizar o negócio pode fortalecer a marca, aumentar as oportunidades e, com isso, apresentar diferenças competitivas tanto no exterior quanto no país de origem.

Podemos entender que com a necessidade do mundo por inovações tecnológicas, a expansão das startups é bem-vinda e desejada por outros países, já que a oferta de novas soluções é necessária em qualquer parte do mundo. O segredo para alcançar diferentes setores é saber contar com as ferramentas adequadas que te ajudem nesse processo, como por exemplo uma consultoria jurídica, uma aceleradora internacional ou até mesmo cursos que ajudem o empreendedor a se capacitar para a globalização.

Não podemos esquecer que é importante conhecer e entender o mercado de destino, como é o público, a concorrência e como será a receptividade daquele local para seu negócio. Estudando todas essas etapas, as chances de obter sucesso nessa expansão estará ao seu favor. Pense nisso!

**Gabriel Rodrigues é CEO e cofundador da Auvo, startup que oferece um sistema de gestão para empresas de prestação de serviços que possuem equipes ou técnicos externos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto