Logo
Imprimir esta página

Vantagens e desvantagens das empresas familiares

Herbert Steinberg_crédito Murillo Constantino Herbert Steinberg_crédito Murillo Constantino

Herbert Steinberg*

A sólida busca por “significado” explica a razão de ser de uma família empresária. Os valores que pavimentam sua estrutura e os resultados inerentes, geração após geração. O legado de uma família empresária tem mais a ver com o contexto de futuro do que com seu passado.

As peculiaridades da empresa familiar a tornam um ente de difícil modelagem. A organização familiar apresenta um conjunto de vantagens, tais como:

· Lideranças com mandatos mais longos e estáveis;

· Maior receptividade dos clientes

· Relacionamentos mais duradouros

· Investimentos de prazo mais longo

· Mais determinação e ousadia

· Maior lealdade dos funcionários

E desvantagens, entre as quais:

· Ausência de mentalidade voltada ao desempenho

· Conflitos familiares destrutivos

· Indecisão e estagnação estratégicas

· Dificuldade em atrair talentos

· Sobrecarga operacional

· Lealdade por vezes descabida à tradição (produtos, tecnologia e localização) Sigilo desnecessário ou prejudicial

· Reinvestimento insuficiente (dissipação dos dividendos ou falta de capital)

Para enriquecer ainda mais o entendimento, estudos realizados por especialistas e apresentados em congressos realizados pela FBN (Family Business Network) no passado recente compilam as experiência e ensinamentos de mais de dez renomados professores e consultores internacionais especializados em empresas familiares. Este material resultou em um caderno especial, denominado “As oito proativas de famílias de sucesso”, que podem ser assim resumidas, a seguir:

1. Articule um propósito comum forte e cristalino;

2. Cultive as forças empreendedoras, crie um espírito empresarial;

3. Planeje estrategicamente, para mitigar riscos e agarrar oportunidades;

4. Monte uma estrutura racional para gerir os ativos das famílias;

5. Classifique papéis e responsabilidades;

6. Comunique à exaustão;

7. Ajude os familiares a desenvolverem competências;

8. Apoie a obtenção de independência financeira, incluindo oposições de saída do negócio.

O processo de mudança estrutural em empresas familiares se inicia pela classificação e equalização de expectativas. Os especialistas do Institute for Management Development (IMD) se detiveram sobre a questão e apontaram dois conjuntos e expectativas inerentes ao empreendimento familiar e ao não-familiar, que identificaram que pode haver divergências sobre o que pode dificultar a conciliação de expectativas:



É sempre bom lembrar que 80% das empresas do mundo são familiares...

*Herbert Steinberg é presidente do conselho da MESA Corporate Governance

Sobre a MESA

A MESA Corporate Governance trabalha a governança corporativa e familiar na dimensão humana do poder, dinheiro e afeto. A empresa é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes que atendem às necessidades nos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores. Também é filiada às seguintes entidades e instituições: AMCHAM Brasil, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ICGN – International Corporate Governance Network, FBN – Family Business Network e NACD – National Association of Corporate Directors.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto