Logo
Imprimir esta página

Mercado Pet vai bem, mas planos de saúde para animais de estimação caem durante a pandemia, revelam veterinários entrevistados pela CVA Solutions

Mercado Pet vai bem, mas planos de saúde para animais de estimação caem durante a pandemia, revelam veterinários entrevistados pela CVA Solutions

- Fabricantes de Ração e de Medicamentos são muito bem avaliados pelos veterinários;

- Royal Canin, Hills Science Diet e Premier Pet (ração), Agener, Ouro Fino e Zoetis (medicamentos) são líderes em Força da Marca;

- Affinity, Royal Canin e Farmina (ração), Avert, Virbac e Vetnil (medicamentos) se destacam em Valor Percebido (custo-benefício).

Por ser um setor essencial e envolver grande vínculo afetivo entre os donos e seus pets, as Clínicas Veterinárias e Petshops não foram muito abalados em faturamento durante a pandemia. Mais de 65% se mantiveram estáveis ou aumentaram o faturamento, já que os estabelecimentos permaneceram abertos e os tutores de cães e gatos mantiveram todos os cuidados para com os seus companheiros. Apenas 33% registraram queda de faturamento.

A informação faz parte dos resultados de uma pesquisa realizada por telefone, com 524 veterinários de São Paulo e Rio de Janeiro, que trabalham em clínicas e petshops visitados por representantes das indústrias de rações e medicamentos. E revelou que os veterinários estão bastante satisfeitos com o trabalho dos representantes e com a qualidade dos produtos fabricados.

Esse é o quarto estudo realizado pela CVA Solutions, desde 2015. Dentro desse mercado, o veterinário é elemento fundamental, líder de opinião, pois é ele quem recomenda o tipo de ração e de medicamentos, especialmente vermífugos, antipulgas e vacinas. Na maioria das vezes o consumidor acata a orientação e compra o produto.

O Brasil possui mais de 78 milhões de cães e gatos domésticos e apresenta o segundo maior faturamento mundial desse setor, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet, em 2018, o faturamento do setor foi de R$ 20,3 bilhões.

Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, o estudo mostra também o crescimento de alguns fabricantes de rações e de medicamentos, além do crescimento do número de veterinários autônomos, que passaram a atender em domicílio, em razão da pandemia. Em 2019 esses profissionais representavam menos de 1% e agora são 4,6% da amostra.

Entre os veterinários entrevistados, 62,8% trabalham em clínicas veterinárias com petshop e 51,7% são sócios ou proprietários do estabelecimento.

“Os veterinários, como líderes de opinião, são muito importantes para os fabricantes de ração e de medicamentos. Por isso, o bom relacionamento entre eles é tão importante”, observa Cimatti.

Planos de Saúde Pets

Um fato interessante, que deve estar ligado à pandemia, foi a diminuição da aceitação de planos de saúde para pets nas clínicas veterinárias. Em 2019 15% delas trabalhavam com os planos de saúde, agora são 9%. O principal plano de saúde continua sendo o Health 4 Pet (Porto Seguro), seguido por Dr. Pet e Nofaro.

Ração Medicamentosa e Farmácia de Manipulação

Quase todos (97,7%) os veterinários entrevistados costumam indicar alguma ração medicamentosa, quando existe essa necessidade. As mais indicadas são as da Royal Canin, Premier Pet, Farmina, Hills, Total Alimentos e Purina.

Outra questão analisada foi a de medicamentos feitos em Farmácias de Manipulação para Pets: 85% dos veterinários costumam prescrever e geralmente indicam a Drogavet, Vet Fórmula, Fórmula Animal e outras.

Objetivo

O estudo da CVA Solutions tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado de rações e medicamentos para cães e gatos, a partir do ponto de vista do veterinário. Além de medir a posição competitiva e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável pelos fabricantes. O estudo avaliou ainda a Força da Marca, que é a atração menos rejeição perante os veterinários.

No estudo foram citados pelos veterinários mais de 20 fabricantes de rações para cães e gatos e mais de 28 fabricantes de medicamentos para cães e gatos.

Nota muito boa entre os 51 segmentos pesquisados pela CVA Solutions

O setor de rações e medicamentos para Pets é bem avaliado pelos veterinários. Em uma escala de 1 a 10 eles deram nota 8,41, praticamente a mesma de 2019, quando foi 8,42. Dessa forma, PetCare Vets ocupa agora a 14ª posição, entre os 51 segmentos pesquisados pela CVA Solutions. O Valor Percebido para os segmentos pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Micro-ondas (nota 8,87) e o pior o de Planos de Saúde (6,93).

Valor Percebido – Ração para Cães e Gatos

A ração mais recomendada pelos veterinários para cães e para gatos é a Premier, seguida pela Royal Canin e pela Hills Science Diet.

Os principais critérios para indicação das rações são o conteúdo nutricional adequado, estudos clínicos, ter uma linha de produtos completa e ter tradição no mercado veterinário.

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em ração para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Affinity, com nota 1,05, seguido pela Royal Canin e Farmina.

Força da Marca – Ração para Cães e Gatos

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo do fabricante Royal Canin, com 32,8%. Em segundo lugar aparece a Hills Science Diet, seguida por Premier Pet.

Valor Percebido – Medicamentos para Cães e Gatos

Os medicamentos mais recomendados pelos veterinários são vermífugos, antipulgas/carrapaticida e vacinas. O vermífugo mais recomendado para cães e gatos é o Drontal (Bayer), seguido por Vetmax Plus (Vetnil), Endogard (Virbac) para cães e Milbemax (Novartis), para gatos.

Entre os antipulgas/carrapaticida, para cães, os mais recomendados são Simparic (Zoetis) e Bravecto (MSD). Para gatos as recomendações são Revolution (Zoetis) e Bravecto (MSD).

Para cães e gatos as vacinas mais recomendadas são da Zoetis, seguida pela MSD e Boehringer.

O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em medicamentos para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Avert, com nota 1,08, seguido por Virbac e Vetnil.

Força da Marca – Medicamentos para Cães e Gatos

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo da Agener União (18,7%), registrando bom crescimento em relação a 2019. Em segundo e em terceiro lugar aparecem Ouro Fino e Zoetis.

RANKING 2021 – RAÇÕES PARA CÃES E GATOS

Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º Affinity, 2° Royal Canin, 3º Farmina, 4° Total Alimentos, 5º Hills Science Diet, 6º Premier Pet, 7º Purina, 8º Adimax, 9º Special Dog, 10º Mars.

Força da Marca (% da Melhor - % Pior): 1º Royal Canin; 2º Hills Science Diet; 3º Premier Pet; 4º Farmina; 5º Purina; 6º Total Alimentos; 7º Affinity; 8º Admax; 9º Eukanuba; 10º Hercosul.

RANKING 2021 – MEDICAMENTOS PARA CÃES E GATOS

Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º Avert; 2° Virbac; 3º Vetnil; 4º Agener União; 5º Elanco; 6º Zoetis; 7º MSD; 8º Ouro Fino; 9º Boehringer; 10º Organnact.

Força da Marca (% da Melhor - % Pior): 1º Agener União; 2º Ouro Fino; 3º Zoetis; 4º Bayer; 5º Elanco; 6º Vetnil; 7º Avert; 8º Virbac; 9º MSD; 10º Organnact.

CVA Solutions e Metodologia

A CVA Solutions (Customer Value Added) está há 20 anos no mercado brasileiro e 25 anos nos Estados Unidos. A empresa é uma subsidiária da CVM Inc., empresa criada nos Estados Unidos, em 1996, pelo engenheiro Ray Kordupleski.

A CVM Inc. conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. No Brasil, a CVA Solutions atende a empresas como Amil, Boticário, Whirlpool, Porto Seguro, SulAmérica, Fleury Medicina Diagnóstica, Dasa, Claro, Oi, International Paper, Daimler Chrysler, Philips, Colgate, Natura, Banco Santander, Bradesco e Itaú.

A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do market share e da rentabilidade do cliente. O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço.

Desta forma, além de medir os atributos de valor e identificar aqueles que têm o maior impacto, do ponto de vista do cliente, também se promove uma integração entre as medidas de valor percebido pelo cliente e os processos internos da empresa, possibilitando um gerenciamento mais eficaz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto