Logo
Imprimir esta página

ESG precisa fazer parte da cultura da empresa

Adm. Alberto Whitaker - presidente do CRA-SP - Divulgação Adm. Alberto Whitaker - presidente do CRA-SP - Divulgação

Adm. Alberto Whitaker, presidente do CRA-SP, fala sobre a importância do tripé meio ambiente, social e governança dentro das organizações

O termo ESG (da sigla em inglês environmental, social and governance), que surgiu há pouco mais de 15 anos em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, tem ganhado espaço dentro das organizações brasileiras. Preocupadas em se adequar a um novo modelo de fazer negócios, muitas empresas têm debatido o tema para entender o que isso, de fato, isso significa para suas atividades.

“Os conceitos do ESG, se colocados efetivamente em prática dentro das organizações, proporcionam maior sustentabilidade às empresas e, consequentemente, atraem mais investidores para os negócios. Antes de pensar em como aplicar isso em seu dia a dia, no entanto, é preciso de fato entender os benefícios dessa jornada e não apenas promover as ações buscando uma melhor imagem no mercado. A mudança precisa acontecer de dentro para fora”, analisa o Adm. Alberto Whitaker, presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP.

Whitaker também lembra que a importância da preocupação com o meio ambiente, da atuação social e da governança nas organizações não são temas inéditos, mas que o conceito ESG tem se difundido mais na medida que se notou que as empresas com práticas ligadas a esses pilares mantiveram melhor desempenho em relação às organizações que não possuíam ações desse tipo, principalmente durante a pandemia.

Para ele, ainda há muito debate sobre o atraso das empresas brasileiras em relação à aplicação do conceito ESG em seus negócios. “Ao mesmo tempo em que essa realidade é preocupante, o cenário também revela uma grande oportunidade para aquelas organizações que souberem implantar uma cultura mais sustentável ambiental e socialmente falando. Como temos visto nos últimos meses, principalmente em decorrência do novo coronavírus, sairá na frente quem se adaptar mais rápido às novas necessidades de mercado e se mostrar mais preocupado com o futuro do planeta”, acredita o presidente do CRA-SP.

A importância da governança

Whitaker, que possui cursos de extensão no Brasil e no exterior focados em Governança Corporativa e participou de Conselhos de empresas nacionais e multinacionais, destaca a importância da letra G no conceito e explica o que ela representa na prática. “A governança, que precisa ser desenvolvida pelos princípios da transparência e da equidade, sempre se baseando na responsabilidade corporativa e na prestação de contas (accountability), dentro do conceito ESG se torna ainda mais importante. É ela, afinal, que vai revelar o nível de independência do conselho administrativo, mostrar como ele é composto e de que forma os executivos são remunerados, garantir a transparência na divulgação dos dados e dizer como é a relação dessa organização com governos e políticos. Essas informações, essenciais para que um investidor avalie o seu aporte e identifique o risco oferecido por essa transação, também são importantes para a sociedade, que tem cobrado uma atuação mais clara das empresas”, explica.

Semana Negócios Sustentáveis: ESG na prática

Para fomentar as discussões e levar aos profissionais da Administração mais conhecimento sobre o tema, o CRA-SP irá promover, entre os dias 27 e 29 de abril, a sua 15ª Semana Temática, desta vez com o tema Negócios Sustentáveis: ESG na prática. Na programação do evento, totalmente gratuito, cada dia será dedicado a uma letra do ESG: no dia 27, os temas serão voltados ao meio ambiente, no dia 28 será a vez das pautas relacionadas às questões sociais e, no encerramento, dia 29, os convidados abordarão a governança. “O CRA-SP tem sido um grande ator na difusão de conhecimento. Queremos, por meio dos nossos eventos e canais de comunicação, auxiliar os profissionais, estudantes e empresas na área da Administração a entenderem as novas tendências de mercado. Nossos registrados precisam estar atualizados sobre as novas formas de negócio para que possam atuar com mais efetividade dentro das organizações. Nosso intuito, ao promover as Semanas Temáticas, é reunir inúmeros especialistas sobre um mesmo tema, levando informação de qualidade para o nosso público e para toda a sociedade”, finaliza Whitaker.

Serviço:
Semana Temática - Negócios Sustentáveis: ESG na Prática
Data: 27 a 29 de abril de 2021
Horário: a partir das 17h15
Transmissão online ao vivo: www.youtube.com/c/oficialcrasp/

Inscrições e mais informações: http://semana.crasp.gov.br/

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que, atualmente, reúne mais de 80 mil registrados, entre empresas, profissionais e estudantes. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. O Conselho também se destaca na qualidade dos serviços agregados prestados, em condições especiais, aos seus registrados. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto