Logo
Imprimir esta página

Marketing de influência: como a pandemia da Covid-19 transformou a era dos influenciadores, segundo especialista Agabas

Marketing de influência: como a pandemia da Covid-19 transformou a era dos influenciadores, segundo especialista Agabas

Agamenon Filho, famoso na internet como Agabas, é referência em marketing digital e afirma que a pandemia acelerou a transformação do mercado de influencers

Muitos aspectos da nossa vida mudaram com a pandemia do coronavírus, que, no Brasil, já dura mais de um ano. Passamos a ficar mais em casa para respeitar as medidas de quarentena, isolamento social e lockdown, e, por consequência, permanecemos mais tempo no ambiente digital do que de costume.

Esse fenômeno acelerou o processo de transformação que já vinha acontecendo no marketing digital, segundo o especialista Agamenon Filho, conhecido na internet como Agabas. Ele nota que o marketing de influência foi um dos mais afetados nesse período. “Como costumo dizer, entramos definitivamente na ‘era digital’ durante a pandemia, em especial por conta da força do marketing de influência. Grandes marcas e agências buscam, cada vez mais, influenciadores para divulgarem seus produtos e serviços”, afirma. Por conta dessas mudanças, o papel dos influencers está se tornando mais valorizado.

“Já que houve um aumento da presença das redes sociais na vida dos usuários, a participação de nomes de prestígio no desenvolvimento de estratégias de marketing está mais comum. A participação de influenciadores tem determinado, inclusive, os bons resultados das campanhas atuais”, acrescenta. “As empresas estão entendendo que precisam de pessoas influentes para conectar seu produto a uma audiência 100% qualificada e atenta. Pessoas se conectam a pessoas e as marcas acreditam cada vez mais nessa premissa, humanizando ao máximo suas redes.”

Há quem pense que o marketing de influência é recente. No entanto, artistas e personalidades de diversos segmentos são escolhidos há décadas para protagonizar campanhas publicitárias. O que mudou nos últimos anos é o alcance dessas celebridades, que aumentou consideravelmente com a popularização da internet.

Além disso, o marketing de influência conta com outros tipos de famosos, aqueles que ficaram conhecidos justamente por seu trabalho na internet: os chamados influenciadores digitais. Para se destacar no mercado, os influenciadores precisam atender às expectativas na hora de produzir conteúdo. Se hoje são mais prestigiados, eles também devem ser mais criativos e desenvoltos para chamar a atenção do público.

“Houve um crescimento não só no número de influenciadores, como também no número de conteúdos nas redes sociais. Os influenciadores precisaram de muita criatividade para fazer suas publis dentro da própria casa e aprender a dividir a entrega das postagens nos mais diversos formatos e ferramentas que as plataformas disponibilizam, como fotos, vídeos, lives, reels, IGTVs, etc.”

Agabas também acredita que a responsabilidade do influencer aumentou no contexto da pandemia. “Os consumidores estão indo menos às lojas físicas, então acabam confiando mais na palavra do influenciador diante daquele produto em divulgação”, defende.

O comportamento dos usuários, que agora fazem compras online com muito mais segurança e regularidade, afetou bastante o trabalho dos influencers. “A maioria das empresas se adaptou ao sistema delivery por conta das restrições e da grande necessidade dos seus clientes de comprar em casa”, continua.

“Antes da pandemia, tínhamos o hábito de comprar pela internet artigos importados e que não costumavam ser comercializados no Brasil. Hoje, itens de supermercado, que não eram normalmente adquiridos por compra online, podem ser comprados com a maior facilidade”, pontua.

“Percebemos que existe espaço para todo e qualquer produto. Vale destacar o crescimento dos infoprodutos, como cursos digitais, e-books, mentoria e treinamentos, que também estão em alta.”

Outra questão que impacta a atuação do influenciador é a chamada “cultura do cancelamento”. A preocupação com os posicionamentos no ambiente digital deve ser constante para a imagem do influencer não sofrer nenhum desgaste ou interpretação negativa.

“A onda de cancelamentos está aflorada nas redes sociais, principalmente na realidade da pandemia. Ainda em 2020, diversos influencers de prestígio foram duramente criticados por não respeitarem as medidas de segurança para evitar a propagação do vírus e diminuírem, de alguma forma, a gravidade da situação. Atualmente, as marcas pedem que eles evitem discutir assuntos polêmicos ou que gerem polarização da sua audiência”, completa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto