Logo
Imprimir esta página

BenCorp aponta como a atenção primária pode reduzir o número de hiper utilizadores

César Ciongoli, CEO da BenCorp - Foto Thiago Xavier César Ciongoli, CEO da BenCorp - Foto Thiago Xavier

Seu objetivo é promover saúde, o que inclui o diagnóstico, tratamento, prevenção de agravos, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde

A BenCorp, consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional, aplica a atenção primária aos seus mais de 200 clientes, que pode ser entendida como um conjunto de ações desenvolvidas de modo a promover acolhimento, beneficiando a saúde das pessoas. Para tanto, compreende os usuários em toda sua complexidade, levando em conta fatores que podem interferir sobre sua saúde, sejam eles culturais, sociais, pessoais, econômicos e até aqueles relacionados às crenças, reduzindo a possibilidade de novas doenças e os custos com as operadoras.

“É com a ajuda da tecnologia que podemos identificar os riscos das populações e assistência a quem mais precisa e também manter a qualidade de vida de quem ainda não precisa utilizar o sistema de saúde suplementar” explica César Ciongoli, CEO da BenCorp.

Ece Ozcelik, pesquisadora da Universidade de Harvard, produziu uma dissertação de PhD que trata do sistema de saúde brasileiro, especialmente da Atenção Primária à Saúde (APS) e do Programa Mais Médicos. Em 2019, quando ela visitou o Conass – Conselho Nacional de Secretários de Saúde, eles notaram entre os achados da pesquisa o reconhecimento de que o cuidado primário no Brasil atingiu reduções significativas nas mortalidades materna e de crianças e melhorias importantes na saúde da polução, incluindo acesso ao cuidado em áreas mais pobres e remotas do país.

E nada disso pode ser alcançado sem o empenho de equipes multidisciplinares, compromissadas em orientar o cidadão, tornando-o, aos poucos, sujeito de sua própria saúde, assim como da saúde de sua família e da comunidade em que vive. Com isso em mente, é fundamental entender os fundamentos e as diretrizes da atenção básica para então traçar estratégias de otimização.

“Melhorar a saúde da população, baixar custos e proporcionar um ambiente saudável e produtivo para qualquer sociedade são desafios críticos que se apresentam ao gestor de saúde. Seja no ambiente corporativo ou nos sistemas de saúde públicos e privados, invariavelmente, uma pequena parcela de usuários responde por mais da metade dos gastos. Esta população é geralmente identificada como de hiper utilizadores”, comenta Ciongoli.

A sistematização de análise dos casos, do perfil de consultas, procedimentos, exames e, acima de tudo, a devida atenção a estes pacientes, aponta que existem diversas situações que poderiam ter sido evitadas com o engajamento da pessoa à atenção primária. A estratégia para gestão de saúde passa pelo controle e coordenação adequada do cuidado da população alvo, de tal forma a fazer com que o usuário se sinta acolhido e assim, participe ativamente do seu cuidado.

“A implementação de programas de saúde e qualidade de vida, customizados para determinada população, associada ao controle de doenças crônicas, estratificação de riscos e consultas periódicas com médico de família, constituem os pilares para o sucesso da atenção primaria e redução dos custos associados aos hiper utilizadores”, esclarece o Dr. Fernando Oetterer Arruda, Gerente Medico da BenCorp.

Atualmente, os principais limitantes são justamente o tempo e o acesso aos serviços de qualidade. A tecnologia surge, portanto, como grande aliada. Sistemas integrados de mapeamento de risco, acompanhamento de internações, equipes multiprofissionais de reabilitação e aconselhamento por equipe médica especializada representam importantes ferramentas para possibilitar a continuidade do cuidado. Assim torna-se possível o engajamento do usuário à rede de atenção e o investimento se traduz em melhoria percebida na qualidade de vida.

Sobre a BenCorp

Fundada em 2008, a BenCorp é uma consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional, promove bem-estar para os colaboradores e oferece mais benefícios e menos custo para as empresas clientes. A companhia, que foi indicada pela primeira vez ao prêmio Top of Mind RH em 2020 e tem mais de 200 funcionários, 200 grupos empresariais como clientes.

A atenção e cuidado que a BenCorp trata seus clientes demonstra claramente que seu trabalho vem se materializando em grandes realizações, como crescimento acima dos 50% nos três últimos anos, a conquista de grandes parceiros como Magalu, LeroyMerlin, RedeTV, CCR, XP Investimentos e muitos outros.

Dentro do trabalho consultivo prestado pela BenCorp existem quatro drivers: consultoria, gestão de risco, gestão de saúde e medicina ocupacional. Essa equação entrega informações valiosas, como um mapa estratégico da saúde dos beneficiários. A partir disso, são estratégias para regular a taxa de sinistralidade, identificar os tipos de uso do plano (maiores utilizadores/gastos), dentre outras. Mas, não são somente gráficos, a BenCorp está presente no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto