Logo
Imprimir esta página

CEO da Amil inspira empresas a se engajarem em programas de D&I

Terceiro dia do Aberje Trends contou com a participação de Edvaldo Vieira; executivo ocupa há cerca de um mês, a posição de CEO no Brasil da Amil. - Crédito: Divulgação Terceiro dia do Aberje Trends contou com a participação de Edvaldo Vieira; executivo ocupa há cerca de um mês, a posição de CEO no Brasil da Amil. - Crédito: Divulgação

Primeiro executivo negro da compania a ocupar o cargo máximo, Edvaldo Vieira, participou do terceiro dia do Aberje Trends e tem atuado fortemente por umasociedade mais igualitária, destacando um plano anual com indicadores nas ações, que busca identificar novas lideranças negras

Com apenas 15 anos de idade, ele já sentia o peso de ser o filho mais velho de quatro irmãos ao perder o pai e passar a ajudar a mãe no sustento da casa. Agarrado ao ensinamento maior deixado pelo pai, a educação, Edvaldo Vieira começava ali uma trajetória cheia de dificuldades e desafios. Estudou em escolas públicas e começou a carreira como office boy no Banco Real. Atualmente, há cerca de um mês, ocupa a posição de CEO no Brasil da Amil. No terceiro dia do Aberje Trends, a conversa com o executivo, cuja trajetória é um exemplo de superação, abordou temas de comunicação, diversidade e inclusão. Promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje, o evento apresenta as principais tendências em comunicação corporativa do Brasil e acontece de 5 a 8 e de 27 a 29 de abril.

Na visão de Edvaldo Vieira, todos têm capacidade a partir de uma oportunidade. "Um dos preconceitos que precisamos mudar é que pessoas de pele escura, os negros e os pardos, não têm capacidade intelectual para fazer parte do mundo executivo. Isso impacta na autoestima, muitos acreditam que não podem estar em determinados lugares ou posições", ressalta. "A educação é a mola propulsora para nós que somos pretos, é sempre uma oportunidade e a motivação para lidar com a dificuldade, porque no final das contas tudo está na capacidade", completa.

Vieira frisa que o grande gatilho para uma sociedade mais justa e igualitária é a educação, é estar preparado para as oportunidades, é procurar empresas que valorizem a inclusão e a diversidade. Na Amil, Diversidade & Inclusão formam o pilar estratégico da empresa, que globalmente conta com cerca de 38 mil colaboradores. "52% da população interna de pardos e negros estão na base. Quando você vai subindo os cargos esse número vai diminuindo, um reflexo da sociedade, de várias empresas do país, e embora tenhamos indicadores um pouco melhores, ainda está longe de ser o ideal", avalia.

O programa de D&I da companhia teve início, de forma mais organizada, em 2018 começando com programas internos para apoiar e conscientizar as lideranças. "Falamos muito de inclusão, de como preparar a liderança para receber essa diversidade. O segundo aspecto foi trabalhar em ações intencionais como a contratação de empresas especializadas para criar o nosso programa. Temos uma gerência de inclusão e diversidade e um plano de ação com um calendário anual. Atualmente, a empresa conta com seis grupos de afinidade com a participação de mais de 200 colaboradores, 75% mulheres. "Desde 2020, começamos a estabelecer indicadores para que nossas ações possam trazer resultados e um dos nossos principais objetivos é aumentar a diversidade nos cargos de liderança", revela.

Vieira acredita que a comunicação nas organizações é primordial. "Eu acredito muito nos especialistas e ainda mais quando nosso time de especialistas em comunicação trouxe, no começo da pandemia, um arsenal de ferramentas, dicas e orientações para que eu melhorasse a minha comunicação com todos os públicos. Agradeço a essa equipe maravilhosa".

Por ter atuado nos Estados Unidos, que cultua a valorização das liberdades individuais, Vieira conta que percebe diferenças nos desafios de comunicação da liderança "Ainda hoje, em nossas reuniões globais, percebo claramente a necessidade de adequar a comunicação quando falamos com nossos times aqui no Brasil e quando conversamos com eles, temos que ser muito mais pragmáticos focados no assunto, sem aquele nosso jeito latino, mais caloroso com as pessoas, principalmente com os especialistas que nos ajudam a entender como o outro vai receber a sua mensagem".

No aspecto ambiental em que as empresas cada vez mais são cobradas quanto a sua contribuição para a sociedade. "Isso vai impactar de alguma forma, no mundo capitalista, os indicadores financeiros das empresas; aqui no Brasil as empresas estudando qual será o indicador desse capítulo, eu acho isso super importante, que tangibiliza essa cobrança da sociedade nas empresas em relação ao propósito e sua contribuição para a sociedade.

Sobre o Aberje Trends: Em sua 5ª edição, o Aberje Trends é um dos maiores eventos sobre as principais tendências em comunicação corporativa do Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje. Este ano, a programação foi reformulada para se adaptar ao novo contexto da pandemia e acontecerá de forma totalmente online, em horários pensados para se adequar à rotina de trabalho dos participantes. A 5ª edição, Aberje Trends - Tendências de Comunicação, será realizada entre os dias 05 e 08 e de 26 a 29 de abril.

Aberje Trends 2021
Data: de 5 a 8 (das 18h às 19h) e 26 a 29 de abril (das 17h às 19h) das 18 às 19 horas
Valores: de R$300 a R$600
Programação: no site da associação https://yonsoarbetebege.i-mpr.com/link.php?code=bDpodHRwJTNBJTJGJTJGd3d3LmFiZXJqZS5jb20uYnIlMkZ0cmVuZHMlMkZhZ2VuZGEuaHRtbDoyNDE1NTQ2OTYzOm1hdGVyaWFAc2Vncy5jb20uYnI6MzZkYmJk
Inscrições: aqui https://yonsoarbetebege.i-mpr.com/link.php?code=bDpodHRwJTNBJTJGJTJGd3d3LmFiZXJqZS5jb20uYnIlMkZ0cmVuZHMlMkZpbnNjcmljb2VzLmh0bWw6MjQxNTU0Njk2MzptYXRlcmlhQHNlZ3MuY29tLmJyOjM2ZTgxOQ==

Sobre a Aberje: A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Fundacom, Global Alliance for PR and Communication Management e Arthur W. Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto