Logo
Imprimir esta página

As empresas performam melhor, vendem mais e valem mais quando incluem mulheres em seus Conselhos Administrativos

Geovana Donella é especialista em Governança Corporativa em Empresas Familiares. Divulgação Geovana Donella é especialista em Governança Corporativa em Empresas Familiares. Divulgação

Em encontro on-line promovido pelo LIDE Mulher Ribeirão Preto e LIDE Mulher Campinas a especialista Geovana Donella falou sobre o tema e trouxe um panorama das conquistas e desafios da presença feminina no mercado

Geovana Donella especialista em Governança Corporativa em Empresas Familiares e membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), foi a convidada do LIDE Mulher Talks, que aconteceu no dia 06 de abril, com o tema "O desafio da presença da mulher nos Conselhos de Administração".

No bate-papo on-line, Geovana defendeu a presença das mulheres nas empresas e nos conselhos administrativos com muitos argumentos, mas o mais forte deles é que segundo ela, está provado que após integrarem mulheres ao conselho das empresas, os resultados são melhores. "Como não se pode considerar o olhar técnico e preparado da mulher, quando já se sabe que 80% da decisão de compra acontece no universo feminino?", questionou a especialista.

Geovana é professora convidada da Saint Paul Escola de Negócios, da FIA e FAAP e também do IBGC onde ministra cursos de formação para mulheres para integrarem Conselhos Administrativos no Brasil.

"Em 2016 éramos apenas 5% e hoje ainda estamos em 7,2% de mulheres em cargos nos Conselhos Administrativos. Se compararmos uma empresa sem mulher nestes cargos e uma com uma mulher ou mais - temos exemplos de empresas que chegam a ter 48% a mais em vendas, 23% a mais de fluxo de caixa, 27% a mais de rendimento nos investimentos dos acionistas ou mais de 30% de aumento em seu valor de mercado, tudo com a presença feminina".

Os resultados, segundo Geovana, se deve ao novo olhar que as mulheres podem dar e as estratégias de pequeno, médio e longo prazo. "As mulheres pela sua natureza têm essa percepção de mundo diferente e conseguem enxergar várias coisas ao mesmo tempo. Temos essa facilidade de olhar para as pessoas e para o entorno e fazer uma análise de tudo que isso pode impactar. Recalculamos a rota muito rapidamente e somos especialistas em monitorar, em criar estratégias, habilidades importantíssimas em um conselho", analisa.

A especialista ainda contou que durante a pandemia os Conselhos Administrativos estão se fazendo ainda mais necessários. "As reuniões que antes eram mensais passaram a ser semanais. Estamos diante de uma situação adversa e o Conselho é essencial para organizar as ideias e as formas como tudo deve ser conduzido. Neste quesito entra o papel das mulheres para cuidar, equilibrar e entender os diversos pontos de vistas e como se posicionar diante disso".

Para as mulheres que estão no mercado de trabalho, Geovana incentiva a buscar o desafio, a sair de sua zona de conforto e não ter receio de alcançar seus objetivos. "Para estar sempre em uma cadeira maior que a que você está hoje é preciso entender que segurança nem sempre é o que precisamos. É necessário ir atrás de conhecimento e ver em cada novo desafio uma oportunidade para alcançar e estar mais perto de um cargo de liderança maior. A luta pelo nosso espaço é grande e caminha devagar. O importante é fazer a diferença e sempre que possível ajudar outras mulheres a alcançarem seus objetivos também", finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto