Logo
Imprimir esta página

Protagonismo feminino na gestão de finanças familiar gera aumento de interesse por novas estratégias financeiras

Protagonismo feminino na gestão de finanças familiar gera aumento de interesse por novas estratégias financeiras

O número de mulheres responsáveis financeiramente pelos lares brasileiros cresce a cada ano, de acordo ao levantamento da Consultoria IDados, com base nos números de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, esse número já chega a 34,4 milhões de residências sustentadas por mulheres e a expectativa é que a taxa de participação feminina alcance a masculina em 2030. De acordo com o especialista financeiro Roger Mitchell Madeira, CEO e cofundador da Learmachs, escritório contábil internacional, houve o aumento expressivo da procura de informações por estratégias financeiras por parte do público feminino nos últimos meses. "Em média de 17%, liderado pelo interesse de conhecer mais sobre a estratégia de blindagem patrimonial e seus ganhos com eficiência tributária e foco em sucessão livre de conflitos ", explica.

O especialista aborda que é comum as pessoas relacionarem o termo blindagem patrimonial com a necessidade de possuir muitas propriedades ou bens, para só então se preocuparem em iniciar uma proteção. Segundo o CEO da Learmachs, a blindagem patrimonial é indicada para todo e qualquer indivíduo que possua um ou mais veículos, um ou mais imóveis, participações em outras empresas e também investimentos, papéis, ações, títulos e poupança. Ele reforça que a proteção patrimonial pode e deve ser iniciada pelo indivíduo ainda antes de conquistar e aumentar patrimônio, acumular dinheiro, bens e riqueza.

Segundo Madeira é preciso se preocupar em proteger patrimônio numa estrutura jurídica segura e adequada. "A primeira, maior e mais importante atitude de todas, é criar a estrutura que comportará todos os bens adquiridos no curso de sua vida. Não se compra o cofre só depois de ter muito dinheiro, você compra o cofre primeiro, para só depois começar a guardar dinheiro nele. Vem a crise, vem a emergência, vem o problema, e o seu dinheiro está protegido numa estrutura forte, segura e capaz de manter a riqueza coesa, estável e intocada", explica Madeira. Ele também esclarece, que essa segurança se alcança com a criação de uma holding patrimonial, para que a mulher, durante o curso de sua vida, possa ir armazenando nela todos os bens que vá adquirindo.

*Aline Ventura, executiva, 35 anos, que atuou no setor bancário por 13 anos, revela que começou a acumular certo patrimônio com o passar dos anos e sentiu a necessidade de administrá-lo melhor. "Demorei certo tempo para me preocupar com isso, mas de uns anos para cá ganhei muita clareza sobre o quanto uma mulher independente financeiramente é uma mulher livre pra tomar qualquer decisão. Ainda não tenho filhos, mas tenho a vontade de ter e sei que cuidar do meu patrimônio será importante quando eu estiver pronta", explica Aline.

"A blindagem patrimonial é um conjunto de estratégias legais que se destinam a proteger o patrimônio de eventuais ataques aos bens de um indivíduo ou de uma família. É esse conjunto de estratégias que delimita riscos variados e que limita o acesso irrestrito aos bens do indivíduo. E fazer isso é um direito do cidadão cumpridor de suas obrigações, com amparo legal na Constituição Federal e nas demais leis que governam o país", explica o especialista. "O melhor tipo de blindagem patrimonial e o exemplo mais claro, é a criação de uma Holding no formato jurídico de uma Sociedade Anônima, em que o(s) acionista(s) são totalmente anônimos, ou seja, não aparecem em nenhuma consulta pública", esclarece Madeira.

Na prática, a blindagem patrimonial é um escudo, uma camada de proteção entre o proprietário e seus bens, dificultando o acesso direto ao patrimônio do indivíduo ou da empresa, visto que estão discretamente protegidos e longe da vista pública. "No caso de um indivíduo ou de uma família, a blindagem patrimonial esconde discretamente a riqueza familiar, tornando impossível que criminosos usem informações financeiras para chantagear, e até mesmo sequestrar membros familiares, em troca de dinheiro. Também funciona como escudo contra execuções, bloqueios e penhoras indevidas, impedindo que os bens e contas bancárias sofram arresto, e a empresa, o indivíduo e a família, tenham tempo de renegociar eventuais dívidas e de se defender apropriadamente", explica o CEO da Learmachs.

Na prática, a blindagem patrimonial é um mecanismo de defesa contra circunstâncias negativas, para as quais ninguém está realmente preparado. A empreendedora Ana Alcântara, de 43 anos, não conhecia a fundo o termo, mas optou por seguir com a proteção patrimonial por questões de segurança e em caso de imprevistos: "Ao pesquisar mais a fundo, me interessei e enxerguei muito valor na blindagem patrimonial, principalmente nos dias de hoje em que há vazamentos de dados e exposição elevada nas redes sociais. Tenho dois filhos, portanto foi uma forma de manter e proteger os bens adquiridos e nos dias finais, estarei tranquila". Um outro fator que favorece a blindagem patrimonial é a transmissão dos bens com segurança e integralidade, em caso de falecimento. "Nesses casos, o patrimônio está protegido, tudo já está definido e será transmitido com segurança, de maneira integral e dentro da lei. Ao fim, os herdeiros vão gastar o mínimo possível com impostos de transmissão, herança e outras despesas", elucida Roger Madeira. Segundo ele, se transmitir o máximo possível de bens e patrimônio às futuras gerações é o objetivo, blindar o patrimônio familiar é a única forma de conseguir isso.

Não há contraindicação para a blindagem patrimonial, mas há apenas um caso em que ela é proibida por lei: quando o indivíduo, a família ou a empresa, já enfrenta um processo judicial de qualquer natureza, seja trabalhista, tributário ou fiscal. "Nesse caso, não é permitida a constituição da holding patrimonial. Na prática, a criação da estrutura que abrigará os bens deve sempre ser feita antes de quaisquer circunstâncias negativas", finaliza o CEO da Learmachs.

*A pedido da executiva e por questões de segurança o nome verdadeiro da personagem será mantido em sigilo.

Sobre a LEARMACHS INTERNATIONAL S/A: Escritório contábil internacional que atua desde 2019 constituindo operações no Brasil e no mundo, com forte suporte tecnológico, através do uso massivo de softwares com inteligência artificial, big data e machine learning. Dentre as soluções oferecidas, estão a Blindagem por Compartimentalização Societária (BCS), a Blindagem Operacional Corporativa (BOC) e até soluções para Pessoa Física, que vão do Planejamento Sucessório à Blindagem Patrimonial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto