Logo
Imprimir esta página

2021: os desafios continuam, mas estamos otimistas!

pixabay pixabay

A comunidade está fortalecida, diz José Carlos de Souza Junior, Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia

Em 2020, todos os professores, alunos e os colaboradores da área técnico-administrativa da Mauá foram confrontados com grandes desafios, o que exigiu mais dedicação e empenho. No entanto, em pouco tempo conseguimos superar os obstáculos e dar continuidade aos nossos projetos, mantendo a qualidade que norteia as atividades da Mauá há quase 60 anos.

Os desafios foram muitos, principalmente para os professores, tanto da graduação quanto da pós-graduação, mesmo para aqueles que já utilizavam as ferramentas tecnológicas de ensino em suas aulas presenciais, pois muitos tiveram que alterar toda a rotina e se adequar às novas condições, mostrando que, além de ensinar, são mestres em aprender novas formas de abordagem e novas tecnologias. Mas, graças a todo esforço e empenho, as atividades da comunidade não pararam, e até surpreenderam com respostas rápidas.

Para 2021, os desafios continuam, porém estamos mais otimistas. Embora a vacina traga a melhor solução para a pandemia de COVID-19, o processo de vacinação da população ainda deve avançar por um tempo considerável. Além das atividades acadêmicas mediadas por tecnologia, realizadas de forma síncrona, o Centro Universitário já vem desde o segundo semestre de 2020, dentro do que permite a legislação, oferecendo atividades práticas presenciais. Nossa infraestrutura de laboratórios e o campus horizontal permitem que estas atividades sejam realizadas com muito mais segurança.

Continuamos investindo no aprimoramento das ferramentas tecnológicas que melhor permitam o processo de ensino e aprendizagem. Neste ano os alunos e professores contaram também com a plataforma ZOOM para as suas atividades de aula. As melhorias em infraestrutura para as atividades presenciais também continuam, com a ampliação de salas adequadas para receber os estudantes dentro dos limites de distanciamento social estipulados pelas políticas de isolamento social.

Um desafio adicional surge junto aos primeiros anos da graduação, pois os nossos colegas ingressantes, diferentemente daqueles de2020, ainda não tiveram a oportunidade de participarem presencialmente de aulas no campus com seus novos colegas de turma e, portanto, merecem uma atenção especial de nossa parte.

A pós-graduação tem se mostrado bastante madura na transição para o modelo híbrido e se apresenta como uma excelente opção de formação continuada para o mercado.

Muitos foram os aprendizados obtidos em 2020 e todos devemos replicar o que realizamos de positivo e evoluir nos pontos onde identificamos fraquezas. Este processo evolutivo colaborativo de nossas ações, sempre respeitando e valorizando as regras de segurança para com a vida, é uma marca da nossa instituição.

Finalizo desejando um excelente 2021 para todos, com muita saúde, paz, felicidades e realizações. Cuidem-se!

Prof. José Carlos de Souza Junior - Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto