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Alfredo Laila Neto conduzirá a SOMPO SEGUROS no Brasil para a nova fase

Alfredo Lalia Neto - Presidente da SOMPO SEGUROS Alfredo Lalia Neto - Presidente da SOMPO SEGUROS

Por Revista Cobertura / Karin Fuchs

O foco é aprimorar o planejamento estratégico com visão de longo prazo para que a companhia continue a incrementar a qualidade em termos de cobertura e prestação de serviços nas suas diversas linhas de produto

No mercado de seguros há mais de 27 anos, Alfredo Lalia Neto começou a sua carreia como trainee na Yasuda Seguros (atual Sompo Seguros). “Trabalhei na Yasuda por quase quatro anos. Após o programa de Trainee, fui o mais jovem profissional a assumir uma posição executiva na empresa até então. Na época, liderei o portfólio de Automóveis que representava 60% do volume de prêmios da empresa e consegui reduzir a sinistralidade da carteira em 6% num momento bastante desafiador do mercado”.

Depois disso, Neto assumiu cargos de diretoria em bancos e seguradoras, e neste ano, o de CEO da Sompo Seguros. “Cheguei à Sompo com a motivação de voltar a uma casa em que aprendi muito e foi o pilar da minha carreira. A missão é dar andamento à nova fase da companhia no Brasil. Estamos falando de um grupo com mais de 130 anos de atuação no Japão, país em que é uma marca consolidada e que tem no Brasil uma de suas operações mais relevantes. Já participei de uma série de revisões temáticas com altos executivos da companhia para traçar os planos para os próximos anos”.

O foco é seguir aprimorando o planejamento estratégico com visão de longo prazo para que a companhia continue a incrementar a qualidade em termos de cobertura e prestação de serviços nas suas diversas linhas de produto. “Vamos manter a orientação aos clientes, que é um dos valores da companhia, ao mesmo tempo em que, com o trabalho colaborativo de toda a equipe, vamos investir esforços e recursos para sermos ainda mais competitivos no mercado, com mais eficiência operacional e expandindo o market share nos diferentes ramos e áreas de abrangência em que a Sompo Seguros atua”.

Desempenho

São mais de 1,8 mil colaboradores que atendem aos clientes e parceiros de negócios de todos os estados por meio de mais de 35 filiais e unidades de negócios distribuídas pelo país. O seu balanço patrimonial está em processo de fechamento e auditoria, mas Neto adianta que, com base em dados públicos da Susep (novembro/20), a companhia deve apresentar um comportamento em linha com o mercado em termos de faturamento em 2020.

“A Sompo mantém clara sua ambição de expandir sua atuação e, para isso, manteremos nossos investimentos para que o próximo patamar seja alcançado de forma sustentável, sempre mantendo o foco na qualidade da prestação de serviços ao cliente e no relacionamento com os parceiros de negócios. Além disso, como a segunda maior subsidiária fora do Japão, é uma operação estratégica para o Grupo Sompo”.

Segundo ele, os padrões de governança, transparência e solidez financeira são reconhecidos pelo mercado. “Um exemplo são os relatórios da S&P Global Ratings, que atribuíram classificação “brAAA” tanto no rating de capacidade financeira quanto no de crédito de emissor. Como acontece há anos, a Sompo mantém as classificações mais altas estabelecidas pelas consultorias de rating. E é com essa base sólida que vamos dar o próximo passo para fazer com que a companhia alcance mais abrangência com a oferta de um portfólio diversificado de produtos dentro de uma visão de expansão de longo prazo”.

Facilidades

Atualmente, a companhia conta com mais de 26 mil corretores de seguros e 69 assessorias de seguros como parceiros de negócios em todo Brasil. “Nesse momento, é importante o corretor se valer dos recursos disponíveis para prestar a consultoria à distância, utilizando e-mail, WhatsApp, aplicativos de teleconferência, entre outros”.

Uma das iniciativas mais recentes foi o novo cotador Vida e também foi lançado o novo Sistema de Faturamento Sompo Vida, disponibilizado por meio do Portal do Corretor. “Além disso, estamos com todos os nossos canais de atendimento viabilizados on-line. Temos o Portal do Corretor, a Sayuri, nossa atendente virtual, os executivos comerciais e as equipes das assessorias de seguro atendendo remotamente, entre outros meios de prestarmos suporte aos nossos parceiros corretores. Esse modelo tem se mostrado bastante eficiente, além de trazer agilidade e praticidade no atendimento aos nossos parceiros corretores de seguros”.

Vários procedimentos foram simplificados ou totalmente digitalizados, o que facilitou processos como cotação, contratação, endosso, renovação, vistorias, regulação e indenização de sinistros. “O Portal do Corretor, Apps e Cotadores são algumas das ferramentas essenciais que auxiliam o corretor na consulta de informação atualizada e relevante, bem como no acesso a diversas funcionalidades, cotação automática e on-line, bem como para auxiliar seus clientes em processos de sinistros, entre outros”.

Inovação

Neto comenta que a companhia foi a primeira da América Latina a ter um sistema de gestão desenvolvido e implementado especificamente para uma seguradora anos atrás. “Isso já atendendo aos planos do Grupo Sompo de expansão da atuação no longo prazo. Como parte desse processo, aconteceram as várias transformações da companhia, que culminaram no lançamento de novos produtos, incremento em diferentes processos e serviços, e no lançamento da marca Sompo no Brasil”.

A companhia tem uma área de Inovação e seja por meio dela ou em outros projetos da área de TI, há planos de investimento em praticamente todas as áreas de negócios. Exemplo disso é que na área Financeira, ela lançou a Plataforma Sompo Pay que, como primeira iniciativa traz ao segurado a opção de pagar parte ou o total do prêmio do Seguro Sompo Auto com seus pontos Livelo.

Como parte do planejamento para o ano 2021, ele antecipa que será estruturado o plano de investimentos em TI.

Novos caminhos

O executivo avalia que a pandemia veio como o maior desafio a ser enfrentado para a população mundial desde a Segunda Guerra Mundial. “Sairemos dessa pandemia diferentes do que éramos, o que exigirá um esforço significativo de todos os agentes do mercado para se adaptar a este novo consumidor. Com isso, muitos profissionais e empresas do segmento, sejam corretoras, assessorias, seguradoras ou qualquer empresa da nossa cadeia produtiva, terão que buscar novos caminhos para continuar operando e atendendo à sua clientela”.

Nessa jornada, ele diz que o processo de digitalização será crucial, assim como o tradicional contato ‘face to face’ deverá ser adaptado. “Ao vencer muitos paradigmas devido ao longo período de distanciamento social, vimos que iniciativas que tinham previsão para serem disponibilizadas no mercado em anos futuros, já se tornaram uma solução viável em 2020. Com isso, percebo que processos digitais, com a informação acessível e disponibilizada de forma eficiente e prática de forma instantânea devem conduzir as mudanças em nosso segmento”.

Ele acrescenta que as ferramentas de business intelligence, inteligência artificial e outros recursos disponíveis devem dar o insumo básico para o desenvolvimento de novas soluções em termos de coberturas, serviços, processos e meios de relacionamento e desenvolvimento de negócios nos próximos anos. “Mas, com certeza, o contato próximo e humano ainda será o principal diferencial para conquistar a confiança do cliente. Resumindo, acredito que o balanceamento adequado entre o “Físico” e o “Digital” será o diferencial competitivo no futuro”.

Conteúdo da edição de janeiro/fevereiro (228) da Revista Cobertura


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