Logo
Imprimir esta página

Advogados e pesquisadores lançam Instituto para discutir políticas públicas e Poder Legislativo

Grupo criado para propor soluções inovadoras já compila informações a respeito das Casas Legislativas do país

O Brasil apresenta hoje uma demanda muito grande de conhecimento acerca do que é produzido pelo parlamento, nos mais diversos níveis

Para contribuir com a promoção da eficiência, da transparência e da participação popular nas decisões do poder público, advogados, professores de universidades e pesquisadores lançaram, no dia 24 de fevereiro, o Instituto de Estudos Legislativos e Políticas Públicas (IELP) - organização sem fins lucrativos com sede em Brasília/DF.

O propósito do grupo é monitorar e desenvolver levantamentos acerca do movimento legiferante nas câmaras de vereadores e assembleias legislativas - além, evidentemente, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal - atuando de modo propositivo, independente e com especialização técnica.

"O Brasil apresenta hoje uma demanda muito grande de conhecimento acerca do que é produzido pelo parlamento, nos mais diversos níveis. Queremos não apenas avaliar aquilo que tem sido feito, mas, principalmente, apontar caminhos que possam aperfeiçoar a qualidade das leis oferecidas aos cidadãos", disse o presidente do IELP, Raphael Sodré Cittadino, sócio fundador do Cittadino, Campos e Antonioli Advogados Associados.

De acordo com ele, uma das maiores preocupações do IELP é colaborar para o aumento da transparência no Poder Legislativo. Hoje, várias câmaras de vereadores e assembleias legislativas não dispõem de mecanismos de buscas que facilitem a localização das proposições em tramitação. "Sem saber o que sucede no interior do parlamento, a população não tem condições de fiscalizar o trabalho daqueles que foram eleitos para executar a função pública".

Outro objetivo, conforme Cittadino, é integrar pensadores da área, os quais, muitas vezes, operam de forma descoordenada. "Nós pretendemos que o IELP se torne uma referência, um centro de excelência que atue na articulação das esferas federal, estaduais e municipais, com vistas a uma maior eficácia das políticas públicas".

Cittadino afirma que o IELP auxiliará tanto a sociedade civil, na fiscalização do poder público, como, também, as autoridades constituídas, na implementação de projetos estratégicos. "O nosso foco passa pela construção de ferramentas que permitam o intercâmbio entre os dois segmentos. Serão realizados eventos com a presença de convidados importantes e publicados artigos vinculados à temática".

Entre as atividades previstas, encontra-se a edição da "Revista de Estudos Legislativos e Políticas Públicas", que reúne artigos, ensaios e outras composições sobre os temas de atuação do Instituto. O primeiro número está pronto e será publicado durante a cerimônia de lançamento do Instituto. Ainda em 2021 deverá ser aberto o chamamento para a 2ª edição.

Outra iniciativa é o "Mapa Legislativo", que reúne informações sobre a estrutura e o funcionamento das Casas Legislativas no Distrito Federal e em todos os Estados e municípios brasileiros. Atualizados constantemente, os dados se referem à existência, ou não, de telefone para contato e de site institucional em cada ente, suas funcionalidades, e com hiperlink para acesso.

Demais projetos

Os interessados ainda poderão acompanhar o "IELP TALKS": série de diálogos conduzidos por representantes do Instituto com convidados especiais para tratar de temas como política, economia e educação - afora, obviamente, políticas públicas e Poder Legislativo. Todo o conteúdo fica disponível na internet: no domínio da instituição, no YouTube (vídeo) e no Spotify (podcast).

Por fim, o "Observatório Legislativo da Pandemia de Covid-19" fecha o conjunto de ações empreendidas pela entidade neste momento inicial. A intenção é mapear toda a produção legislativa nacional relacionada ao novo coronavírus, desde decretos municipais, por exemplo, a medidas provisórias eventualmente baixadas pelo Executivo Federal. Essa ação é realizada em parceria com o Instituto de Direito Público (IDP), no qual leciona parte dos integrantes do IELP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto