Logo
Imprimir esta página

Brand Publishing é muito mais que conteúdo, é mídia proprietária

Brand Publishing é muito mais que conteúdo, é mídia proprietária

Paulo Henrique Ferreira*

Desde a década passada, as empresas têm investido em projetos de brand publishing e entendido a importância de as marcas desenvolverem a mentalidade de publisher. Ou seja, para marca publicadora, o foco não está apenas na produção do conteúdo, mas sim no domínio das técnicas do publishing digital como um todo: plataformas, curadoria, canais de distribuição, tratamento de dados primários e medição adequada de diferentes tipos de resultados (do awareness à geração de negócio).

Sempre com olhar no desenvolvimento de um ecossistema digital proprietário eficiente, em linha com a definitiva imposição da sociedade da informação, que já estabeleceu novos formatos, deixando para trás os paradigmas do século XX.

Se isso ainda não ficou claro para profissionais da comunicação e de negócios, o gráfico abaixo do Magna/Financial Times é revelador. Em 2024, o investimento global em comunicação digital será maior do que todo o mix de mídia da declinante sociedade do espetáculo do ano 2000. Trocando em miúdos, 24 anos depois, o investimento em comunicação digital, sozinho, superará todos os demais suportes no ano 2000, juntos.

Por isso, é de arrepiar quando profissionais das marcas ainda tratam as ações digitais como "inovação". Ou, pior, como uma tática lateral de comunicação, uma ação complementar. Já passou, faz tempo, a época de gastar dinheiro de forma inócua em iniciativas ao sabor dos hypes, ou em apps criativos sem estratégia consistente de evolução ou, ainda, em inspiradas peças digitais de comunicação persuasiva, com a pegada de campanhas do século passado.

Por mais óbvio que seja, ainda é preciso destacar que a mídia digital tornou-se central para qualquer negócio competitivo e em qualquer setor. Se isso não estava claro em pleno 2020, a pandemia foi o gatilho derradeiro. Portanto, as marcas devem deixar de lado a hesitação. Precisam aprender, de uma vez por todas, como utilizar os meios digitais em nível profissional e, em grande parte, como base de seu sistema de mídia proprietária.

Mais do que nunca, todos os processos de comunicação digital devem ser, de alguma maneira, integrados à estrutura de ativos digitais de uma marca. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e um mundo cada vez mais "cookieless", as marcas precisam desenvolver suas próprias audiências, conectadas com seus sistemas de relacionamento e inteligência de negócios.

Por exemplo, projetos de brand publishing - ou seja, plataformas digitais proprietárias - já começam a ocupar o lugar dos blogs erráticos ou ações de "inbound marketing", concebidos para apenas gerar supostos leads. Marcas líderes já desenvolvem projetos de mídia proprietária em nível profissional, que se tornam, ao longo do tempo, potentes ativos de comunicação, com capacidade de construção de marca, formação de opinião, tratamento de dados e geração de negócios.

O caminho vale para marcas com autoridade em todos os setores e modelos de negócios. As empresas B2B (business to business), por exemplo, podem desenvolver hubs especializados em informações setoriais, com painéis online para a transmissão de debates - integrados com ações de PR -, bem como o desdobramento de canais conectados às diferentes áreas de negócios. Já no setor de B2C (business to consumers) esses projetos permitem uma sofisticada visão de dados, organização por clusters de usuários, remarketing e calendário de ativações integradas com campanhas de mídia paga, por exemplo.

São projetos de vocação matricial, com diversas potencialidades. Do B2B ao B2C, os benchmarks já são muitos: ENGIE, Red Bull, QuintoAndar, Banco Safra, Amex, L'Oreal, Transfero Swiss e GE, entre outras, são marcas líderes em seus respectivos segmentos que investem em ativos de mídias proprietárias relevantes.

Para estruturar esse tipo de ativo, no entanto, as áreas de comunicação têm o desafio de abrir mão do "piloto automático" focado em campanhas pagas e assessoria de imprensa, para se imbuir do espírito de martech de mídia proprietária - com visão de processo contínua, distribuição, escalada de audiência, integração com bases de relacionamento e habilidade de tratamento de dados.

Tudo de forma contínua, consistente, sem esperar uma solução imediata, milagrosa. Não tem atalho: é um processo que exige disciplina e aprendizado justamente no momento de transição midiática, onde os modelos legados do século passado já não funcionam. Afinal, sistemas de mídia proprietária também fazem parte da propalada "Transformação Digital". As marcas agora precisam pensar seriamente em mídia proprietária, que é uma frente em expansão, e integrar os esforços com as ações de mídia paga ou mídia adquirida - que também estão mudando - conforme o esquema abaixo:

Daqui para frente, as áreas de comunicação também vão ter que profissionalizar seu enxoval de mídia proprietária. Hubs de conteúdo, aplicações com serviços pertinentes e projetos longevos de relacionamento com suas audiências deverão, cada vez mais, ter um caráter de integração permanente com sistemas de TI, CRM e Marketing.

É preciso que as equipes de comunicação assumam, de vez, essa responsabilidade para a área de comunicação se tornar um setor de fato maduro, robusto e realmente central na estratégia de negócios das marcas que serão competitivas no século XXI. Com isso, os bons profissionais e fornecedores vão crescer. Já os anacrônicos, vão ficar para trás, como é natural em todo e qualquer processo de rearranjo na história da mídia.

A partir de agora é necessário, para qualquer marca, a gestão de aprendizados para rápida evolução da área de mídia proprietária, que já se tornou protagonista entre as frentes de comunicação em nossa sociedade da informação.

*Fundador e diretor executivo da Barões Digital Publishing

Sobre a Barões

A Barões Digital Publishing, fundada em 2017, é uma empresa especializada em Brand Publishing, focada em auxiliar as marcas com autoridade técnica e comercial a se tornarem publishers relevantes em seus segmentos.

Por ser uma empresa 100% focada no planejamento, gestão e operação do processo de Brand Publishing, a Barões percorre todas as etapas da cadeia valor dessa disciplina. Todos os projetos estruturados pela Barões passam pelas camadas de planejamento, plataforma, produção, curadoria e distribuição de conteúdo, gestão de dados e resultados, a saber: reputação, notoriedade e geração de negócios.

A Barões conta com uma equipe de gestores, programadores, editores, redatores e especialistas em plataformas proprietárias de conteúdo. A empresa tem em seu portfólio projetos de Brand Publishing com marcas como QuintoAndar, ENGIE Brasil, PROTESTE, Transfero Swiss AG, Oi, entre outras. Desde 2017, a Barões já entregou 14 plataformas de conteúdo digital proprietário, que somam mais de 200 milhões de visitas por ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto