Logo
Imprimir esta página

O que são chatbots e como eles ajudam as empresas a venderem mais

Um estudo recente mostrou que 53% das organizações esperam usar chatbots dentro de 18 meses. O aumento na procura é explicado por um novo comportamento do consumidor, que está cada vez mais conectado e digital.

85% das interações com os clientes serão tratadas sem humanos nos próximos meses.

Chatbots são um tipo de tecnologia que oferece um atendimento com softwares de respostas automáticas. Frequentemente, pessoas são atendidas por robôs enquanto tiram dúvidas com uma empresa e às vezes nem percebem que se trata de uma tecnologia solucionando problemas. Isso porque as soluções estão cada vez mais inteligentes e parecidas com interações humanas.

De acordo com a desenvolvedora de software de atendimento ao cliente, ASC BRAZIL, os chatbots podem ser integrados em diversos canais de atendimento, como: WhatsApp, Facebook, Telegram, sites e outros.

A vantagem dos chatbots está na capacidade de oferecer suporte rápido e de qualidade para os clientes que entram em contato com uma empresa. Além disso, é possível ter uma equipe reduzida de atendimento, trabalhando com muito mais produtividade.

Chatbots na estratégia de negócios

Inserir a tecnologia na estratégia de negócios é uma decisão para empresas que não querem ficar obsoletas. Para isso, é importante o acompanhamento das tendências e a disponibilização de uma experiência moderna para os consumidores, que estão cada dia mais exigentes.

No cenário de negócios da empresa, a estimativa publicada no Blog Synnex Westcon é de que os chatbots são projetados para economizar bilhões em negócios até 2022, reduzindo despesas e tarefas repetitivas na maioria das empresas.

Para um negócio sair na frente e conquistar uma fatia do mercado de segmento de atuação, é preciso avaliar uma possível redução de custos, otimização de processos e alternativas que melhorem as interações entre marcas e clientes.

Chatbots na estratégia de marketing

Equipes de marketing também são beneficiadas com o uso de chatbots pelas marcas. A coleta de dados dos clientes dentro das conversas permite que os profissionais tenham em mãos dados relevantes para estratégias de marketing, incluindo o comportamento e leads para futuras ações.

Os chatbots conseguem capturar comportamentos de compras mais comuns, regiões em que os clientes abrem chamados e em quais setores estão acontecendo quebras de expectativas com relação ao que a empresa comunica para os clientes.

Desta forma, a solução de atendimento é uma maneira eficaz, baseada em métricas, essencial para o desenvolvimento de dados, trazendo assim assertividade nas decisões tomadas pelas empresas.

Chatbots na estratégia comercial

Quem lidera uma empresa sabe que a equipe comercial precisa se manter ativa para garantir o aumento das vendas e o fluxo de caixa dos negócios. Modelos tradicionais de atração de clientes ainda funcionam, mas é preciso começar a levar em consideração outras possibilidades.

Com um chatbot instalado nos principais canais de atendimento, é possível enviar dados de clientes para que a equipe de vendas entre em ação. Por exemplo, o relatório de leads inativos demanda um tipo de abordagem. Já o relatório de leads que compram semanalmente uma marca, pode ser abordado com novos produtos ou condições especiais. Tudo depende do objetivo do negócio.

Chatbots na estratégia operacional

Indústrias, médias e grandes empresas possuem um fluxo de operação mais complexo. Com isso, organizar todos os dados se torna um desafio. Para levar uma solução de atendimento ágil e eficiente, gestores podem utilizar chatbots para evoluir a área operacional.

Se imaginar um site com um controle de estoque, distribuição e frota separados, é possível perceber que responder manualmente todos os clientes que pedem rastreamento de mercadorias parece um pouco inviável. Os chatbots de atendimento podem ser desenvolvidos focados em solucionar o problema e ajudar uma empresa a vender mais.

Com tecnologias cada vez mais avançadas, a solução aprende com cada interação, reduz o índice de erros, e evita que o cliente fique horas esperando por uma resposta. Esse é um caminho para não só atrair, mas também, para reter e fidelizar os clientes.

Qual o melhor chatbot para empresas?

Depende. Para iniciar uma operação com chatbot de atendimento, é importante considerar quais são os desafios e quais os objetivos com a ferramenta.

O Gartner prevê que mais de 85% das interações com os clientes serão tratadas sem humanos nos próximos meses. Assim como um software de automação de vendas pode melhorar a performance do time na hora de captar e organizar os pedidos de clientes, o chatbot pode melhorar a interação do consumidor com a marca.

Com a plataforma da ASC BRAZIL, ASC SAC, é possível criar e personalizar um robô para que ele possa conduzir o atendimento ao cliente de forma independente, sem necessidade de interferência humana, de acordo com as necessidades de cada empresa.

A tecnologia é uma grande aliada para os negócios de hoje, portanto, encontrar uma boa plataforma de atendimento multicanal é o primeiro passo para implementar um atendimento ao cliente de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto