Logo
Imprimir esta página

No futuro, máquinas poderão alertar sobre perigo e evitar acidentes de trabalho

Para o pesquisador Héctor Azpúrua, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, esses benefícios serão observados na indústria 4.0

A chegada da tecnologia 5G ao Brasil vai melhorar a comunicação entre máquinas em empresas que adotam o conceito de indústria 4.0 e a capacidade de tomada de decisão de robôs móveis ou dispositivos que operem sem coordenação centralizada. Ao trabalhar de forma cooperativa e inteligentes, esses equipamentos poderão emitir alertas automáticas em situações perigosas, potencialmente evitando acidentes no trabalho. A percepção é de Héctor Azpúrua, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) e pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (ITV) em Ouro Preto, Minas Gerais.

Por reduzir a latência e permitir o tráfego de um grande volume de dados, a comunicação com redes 5G vai facilitar a operação remota de retroescavadeiras e outras máquinas pesadas em locais perigosos, evitando que motoristas se exponham a algum risco. "A máquina poderá ser acionada à distância por um trabalhador dentro de um local seguro", afirma o pesquisador.

Dispositivos robóticos de menor tamanho com inteligência embarcada poderão se beneficiar do controle a distância ou de capacidades cooperativas para a inspeção de ambientes perigosos, como tubulações, galerias, túneis e minas subterrâneas.

Além de contribuir para o avanço da segurança ocupacional, a melhoria da comunicação entre máquinas poderá ajudar a melhorar a eficiência de processos e evitar acidentes que prejudiquem o meio ambiente. A sincronização entre dispositivos, inteligência artificial e o sensoriamento contínuo, poderá permitir ainda a detecção de desperdícios ou emissões indesejadas mesmo que em pontos distantes, evitando danos ao meio ambiente.

As principais tendências tecnológicas para 2021

Inteligência Artificial e Machine Learning, 5G e Internet das coisas (IoT) serão as tecnologias mais importantes em 2021, de acordo com novo estudo do IEEE .

Chief Information Officers (CIOs) e Chief Technology Officers (CTOs) foram pesquisados em relação a oportunidades, desafios e principais tendências tecnológicas para 2021.

O Levantamento de dados foi realizado online com o total de 350 CIOs/CTOs no Brasil, Estados Unidos, China, Índia e Reino Unido.

Principais Resultados do Estudo no Brasil:

86% dos brasileiros pesquisados trabalhariam lado a lado com um robô, sendo 38% dos pesquisados a favor de robôs para a exploração científica e 16% dos pesquisados para o uso de robôs em cuidados hospitalares;
40% dos brasileiros pesquisados acreditam que a adoção a tecnologia 5G acelerou devido à pandemia;
26% dos brasileiros pesquisados acreditam que a 5G será uma das tecnologias mais importantes em 2021;
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto