Logo
Imprimir esta página

Trabalho remoto veio para ficar e espaço para home-office se torna uma necessidade

Trabalho remoto veio para ficar e espaço para home-office se torna uma necessidade

Arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk, dá dicas de como preparar o local para um trabalho mais produtivo.

Prestes a completar um ano de pandemia, muitas empresas colocaram na balança os ganhos e a produtividade dos funcionários trabalhando de casa. Diversas companhias entendem que este modelo oferece aos colaboradores uma série de benefícios, como autonomia e flexibilidade.

De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) com empresas de grande, médio e pequeno porte, apesar das dificuldades iniciais, um percentual de 34% tem a intenção de continuar com o home office para até 25% do quadro. O restante, 29%, quer manter o home office para pelo menos 50% do quadro ou até todos os funcionários.

A arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk, preparou algumas dicas para tornar a experiência positiva, de acordo com a necessidade de cada área. “O home-office veio para ficar e as pessoas precisam organizar o ambiente de uma forma que estimule a concentração e produtividade, para que o trabalho seja mais produtivo”, afirma.

Confira algumas dicas preparadas pela arquiteta:

-Fuja das distrações: escolha um local estratégico para posicionar o seu espaço de trabalho, principalmente se a sua rotina exige uma concentração a mais para lidar com tabelas e relatórios, evite estímulos que tirem o foco e distraia, como criar o espaço de home-office ao lado da cozinha, com o cheiro de comida invadindo o espaço, ou então ao lado da sala de estar, com pessoas assistindo TV.

- Cores suaves no ambiente: a atmosfera do ambiente afeta diretamente a produtividade. Para não errar, opte por trabalhar em um local que não seja poluído, com excesso de informações que possam dispersar. Se você trabalha com ideias, criatividade, pode pensar em detalhes laranja ou amarelo. Se o seu trabalho é muito exaustivo, o verde e o azul ajudam a ter calma e tranquilidade. Cores neutras e o branco são sempre uma boa opção. É importante ter cuidado com as cores escuras, principalmente se o ambiente não for bem iluminado.

- Ergonomia: a altura da mesa e o tipo de cadeira são fundamentais para o rendimento e trabalho diário. É mais do que essencial investir em móveis funcionais e confortáveis, visto que muitas vezes as reuniões e dias de trabalho podem durar a manhã e tardes seguidas. Indicamos o uso das bancadas com 50cm para quem usa laptop e 60cm para quem usa desktop. Se você usa mais de um monitor, 60-70cm é uma medida perfeita para trabalhar. Pense sempre na saída dos cabos da mesa e como é o alcance dela até a tomada, assim como a iluminação, a parte elétrica é fundamental para trabalhar. A altura ideal e a cadeira correta fazem diferença também! Procure sempre apoiar os cotovelos e ter um espaço para descansar os pés.

- Decoração clean: por se tratar de um ambiente que precisa ser um pouco mais corporativo, a decoração precisa ser harmoniosa e funcional. Além disso, plantas e quadros podem dar vida e alegria para o espaço. Um espaço organizado melhora a produtividade, uma luz ideal dá mais energia para trabalhar, uma mesa e cadeiras confortáveis fazem com que os dias passem mais rápidos e evitam dores nas costas e no corpo. Para renovar ainda mais o espaço, ventilação e circulação de ar são uma ótima solução também.

- A iluminação faz toda a diferença: Trabalhar em um ambiente escuro pode te deixar mais cansado e menos produtivo. A iluminação é o ponto mais importante para uma boa produtividade. É recomendado trabalhar sempre perto de uma janela, pois a iluminação natural, a ventilação e a conexão com o ambiente externo fazem toda diferença na rotina. A escolha da temperatura de cor também é fundamental:luz fria acorda, ou seja: é indicada para home office. Para não errar, escolha a temperatura neutra ou fria!

Sobre a ArqExpress: A ArqExpress é uma plataforma de arquitetura e decoração lançada em 2015 para melhorar o bem-estar e levar conforto ao dia a dia dos brasileiros. Criada por Renata Pocztaruk, chamada por seus seguidores no Instagram de Rainha da Arquitetura, a empresa é o mais inovador escritório de arquitetura do Brasil, entregando projetos de alta qualidade, em tempo recorde e com metodologia inédita. Além disso, a marca é referência no setor de educação e oferece treinamentos e mentorias para estudantes, arquitetos, decoradores e empreendedores, com mais de 50 cursos, 10 livros e quase 100 mil alunos. A empresa conta com escritórios distribuídos em 20 cidades brasileiras e mais de 100 arquitetos parceiros para atender todo o território nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto