Brasil, 20 de Maio de 2019

Qualidade é aspecto cada vez mais relevante para o sucesso das empresas

Em qualquer indústria, independente do porte ou área de atuação, a Qualidade é um fator essencial, uma vez que é composta por normas que devem ser seguidas rigorosamente na fabricação.

"Embora existam aqueles que compreendam a Qualidade como um custo adicional, o que é um grande equívoco, é fundamental que a empresa disponha de controles de instrumentos de medição e de inspeção de material", explica Marcos Pinheiro, coordenador de Projetos da Qualidade da ABC71 Sistemas de Gestão.

Controle de Instrumento - Por controle de instrumento, entende-se o que se está medindo. Para exemplificar, Pinheiro cita a fabricação de uma bala, que deve contar com determinado teor de glicose. Para fazer essa mensuração, deve-se analisar o material. “Nessa etapa, é preciso saber se o instrumento que está sendo usado está adequado, ou não, para aquele fim. Em outras palavras, Qualidade é garantir que as ferramentas empregadas no processo produtivo estejam funcionando corretamente para garantir que o produto esteja de acordo com as especificidades estabelecidas pela equipe de engenharia”, afirma o coordenador da ABC71.

A Nestlé é um exemplo interessante. A companhia tem 34 fábricas que usam o sistema de qualidade da ABC71. Para a calibração de instrumentos (módulo de Metrologia), a empresa conta com o suporte de um software de Qualidade que controla balanças, viscosímetro, termômetro e uma série de outros instrumentos de medição para atender a todas as suas linhas produtivas.

Inspeção – Outra etapa da Qualidade diz respeito ao processo de inspeção dos bens produzidos. É nessa fase em que se testam, de fato, os itens fabricados, tendo o respaldo das ferramentas de Metrologia. Para a confecção de um capacete é preciso, por exemplo, que sejam seguidas normas para a produção, como ter um determinado diâmetro e espessura, suportar impacto de “x” quilos, uma descarga elétrica de “x” volts, uma estampa específica para a função, entre outros.

"Esses aspectos devem estar sempre vinculados à engenharia e, também, devidamente cadastrados no sistema de inspeção. A partir desses dados, o capacete é enviado para teste no durômetro, por exemplo, no qual receberá uma pancada de 200 quilos e não poderá apresentar danos significativos. O software de inspeção informa o que deve ser feito durante a realização dos testes, e se der algum problema com o objeto testado, cabe ao operador ou ao engenheiro resolver a questão", declara Marcos Pinheiro.

Normatização - Na área industrial, existem órgãos responsáveis pela fiscalização de diversos aspectos. Em relação à Qualidade, tem-se, no Brasil, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

“Temos uma série de normas técnicas para a qualidade. Entre elas, temos a ISO 9000, que tem como principal objetivo a documentação de processos que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o tipo. Como resultado da aplicação desta norma, manuais da qualidade são gerados vinculando outras normas, cada uma pertinente ao seu processo”, explica Pinheiro. A empresa detentora do selo passa por auditorias periódicas para sua validação. Porém, até o final de 2017 estão previstas mudanças neste cenário.

Revisão - Em outubro de 2015, a norma ISO 9001 passou por uma revisão e, a partir de agora, todas as empresas que possuem certificados válidos deverão migrar seus sistemas de gestão para essa nova revisão até a data estipulada.

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 14 mil empresas com certificados válidos e, em todo o mundo, esse número fica em torno de 1,138 milhão de empresas certificadas.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !