Logo
Imprimir esta página

A lacuna de habilidades nos estados brasileiros

pixabay pixabay

Conheça o que os profissionais de seis estados e do Distrito Federal acham da própria qualificação, das competências dos seus pares e do mercado de trabalho

Recentemente, a Udemy, o maior destino do mundo para cursos online, lançou o Relatório Global Lacuna de Habilidades 2019/2020, sobre o que os profissionais brasileiros e de outros quatro países (Índia, México, Espanha e França) acham das suas próprias competências, da qualificação dos seus pares e do mercado de trabalho.

Um dos principais achados do estudo é que o Brasil é o país em que mais profissionais consideram que existe uma lacuna de habilidades no mercado de trabalho nacional. 94% dos trabalhadores em tempo integral que responderam à pesquisa disseram acreditar nisso, enquanto a média global foi de 83%.

Os brasileiros também estão entre os profissionais que mais se sentem pessoalmente afetados por essa lacuna (75% deles responderam afirmativamente), apenas ficando atrás dos trabalhadores indianos (com 76%).

A pesquisa foi feita pela empresa sueca CINT com mais de 5.000 trabalhadores em tempo integral maiores de 18 anos nos cinco países (cerca de 1.000 trabalhadores por país).

Neste press release, a Udemy divulga dados do mesmo relatório por estado – para seis estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) e o Distrito Federal. Veja a seguir.

Lacuna de habilidades

Os profissionais da Bahia são, dentre os estados pesquisados, os que mais acreditam que exista uma lacuna de habilidades no país – 99% deles responderam que acham isso. Em segundo lugar, ficam empatados os profissionais de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, com 97%. Os profissionais mais otimistas sobre esse assunto são os fluminenses: 92% deles, um número consideravelmente menor, acreditam que há uma lacuna de habilidades no Brasil.

Já quando perguntados se se sentem diretamente afetados por essa lacuna de habilidades, os profissionais mais preocupados são os do Distrito Federal e do Rio de Janeiro – nos dois casos, 80% dos profissionais responderam que sim à questão. No Rio Grande do Sul, estão os trabalhadores mais confiantes – apenas 63% deles disseram se sentir diretamente atingidos.

Principais recursos para adquirir competências

A maior parte dos brasileiros prefere os cursos e vídeos online para aprender novas habilidades. No Brasil como um todo, 47% dos profissionais dão preferência a esses recursos. Em seguida, ficam os treinamentos patrocinados pelas empresas, com 31%, e os livros (físicos, eBooks e audiolivros), com 10%.

Dentre os estados pesquisados, isso não é muito diferente – apenas os trabalhadores do Rio de Janeiro não têm como principal fonte de aprendizado os cursos e vídeos online, sendo que 39% deles recorrem principalmente a treinamentos patrocinados pelas empresas e 38% preferem os cursos e vídeos online.

No entanto, em todos os outros estados estudados, os cursos e vídeos online ficaram em primeiro lugar. Os profissionais da Bahia e do Distrito Federal se destacam – em ambos os estados, 52% dos trabalhadores preferem os cursos e vídeos online. Em segundo lugar, 51% dos profissionais mineiros dão preferência para esse tipo de aprendizado.

Conhecimento conquistado na universidade

Outra questão abordada pela pesquisa foi se as universidades oferecem ou não as competências necessárias para os profissionais serem eficazes nos seus trabalhos. No Brasil como um todo, 67% dos trabalhadores concordaram que a universidade não dá as habilidades necessárias. Dentre os estados pesquisados, São Paulo é onde os profissionais estão mais descontentes com o ensino superior – 72% dos profissionais paulistas acreditam que a universidade não proporciona essas competências.

Pares e competição no mercado de trabalho

Quando o assunto são os seus pares de trabalho, 58% dos profissionais do Brasil como um todo acreditam que quem faz aulas online para aprender novas habilidades é mais qualificado que os colegas. Esse número é ainda maior na Bahia e em São Paulo – nos dois estados, 62% dos trabalhadores concordam com isso.

Dentre os estados estudados, apenas os trabalhadores do Paraná não acreditam, em sua maioria, que quem faz aulas online é mais qualificado que os seus pares. No estado, 61% dos trabalhadores acreditam que quem faz aulas online é tão qualificado quanto os seus colegas, enquanto 33% dizem que quem faz aulas online é mais qualificado.

Sobre o mercado de trabalho, 97% dos brasileiros estão de acordo que a competição no trabalho e para conseguir um novo emprego é tão grande que é preciso se qualificar para ter sucesso. Na Bahia, essa porcentagem é ainda maior, 98%.

Preocupação com o futuro, a automação e a inteligência artificial

Os profissionais do Brasil como um todo – e em todos os estados pesquisados – acreditam que as habilidades estão mudando tão rapidamente que as suas próprias competências atuais estão se tornando obsoletas. Enquanto 85% dos trabalhadores do Brasil como um todo concordam com isso, há porcentagens ainda maiores dentre os estados pesquisados. No Paraná, 94% dos profissionais estão de acordo com a afirmação – sendo o estado com a porcentagem mais alta. Em segundo lugar, fica a Bahia, com 88%.

Os trabalhadores também se mostram preocupados com a competição com tecnologias como a automação e a inteligência artificial. No Brasil como um todo, 56% dos profissionais disseram concordar que a automação e a inteligência artificial serão capazes de fazer os seus trabalhos nos próximos cinco anos. No Distrito Federal e no Rio de Janeiro, as porcentagens são ainda maiores, 58% e 57%, respectivamente.

Capacitação promovida pelas empresas

No Brasil como um todo, 71% dos profissionais disseram que os seus empregadores oferecem programas de treinamento. O Rio de Janeiro foi o estado em que mais trabalhadores disseram que as suas empresas fornecem capacitação, com 79%. O Distrito Federal ficou com a menor porcentagem, 58%.

Se tiver interesse, podemos oferecer os dados completos para o seu estado – ou para os estados que quiser.

Sobre a Udemy:

Com a missão de melhorar vidas por meio do ensino, a Udemy é o maior destino do mundo para aprendizado online – e ajuda estudantes, empresas e governos a adquirir as habilidades necessárias para competir na economia atual. 35 milhões de estudantes estão aprendendo novas habilidades na plataforma com a ajuda de 57.000 instrutores especializados, que ensinam mais de 130.000 cursos online, em temas que vão desde programação e ciência de dados até liderança e gestão de talentos. Para as empresas, a Udemy for Business oferece uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de funcionários com acesso a mais de 7.000 cursos e análise do aprendizado dos colaboradores, além da possibilidade das empresas hospedarem e distribuírem os seus próprios conteúdos. A Udemy for Government foi desenvolvida para capacitar os profissionais e prepará-los para os empregos do futuro. 80% das empresas presentes na Fortune 100, lista das maiores empresas americanas feita anualmente pela revista Fortune, confiam na Udemy para capacitar os seus colaboradores. A Udemy é uma empresa de capital fechado com sede em São Francisco (Estados Unidos) e tem escritórios em Denver (também nos Estados Unidos), Brasil, Índia, Irlanda e Turquia. Entre os investidores da Udemy, estão Insight Partners, Prosus (Naspers Ventures), Norwest Venture Partners, Stripes e Benesse Holdings.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto