Logo
Imprimir esta página

Na Engenharia, soft skills estão cada vez mais em alta

Setor que prima por conhecimentos técnicos, a engenharia está cada vez mais buscando também por profissionais com um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, como a capacidade de cooperação e diálogo, a empatia, a flexibilidade e a procura pelo aprendizado. As chamadas soft skills são um diferencial levado em conta principalmente por corporações compromissadas com a responsabilidade social.

Na Allonda, empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis, mais do que desenvolver um projeto em que o resultado final atinja seu objetivo de forma eficiente, o engenheiro deve se preocupar também com os impactos socioambientais dessas atividades. Do uso de tecnologias que poluam menos à valorização da mão-de-obra local, os profissionais devem avaliar os riscos sociais, ambientais e econômicos daquela operação; entender quem são os stakeholders envolvidos; e fazer a gestão desses impactos para minimizá-los. É nesse sentido que as soft skills das equipes técnicas estão fazendo a diferença.

Exemplo disso é um projeto desenvolvido pela companhia em Vitória, no Espírito Santo, em que a engenharia foi desenhada para reaproveitar a água da chuva no processo industrial, a contratação e desenvolvimento de mão-de-obra da região são priorizados (desde que foi iniciada a implantação em agosto de 2019, cerca de 400 funcionários foram contratados), e acontecem com frequência ações sociais voltadas a municípios em que seus profissionais moram.

"Nós sabemos do tamanho da nossa responsabilidade quando iniciamos uma obra. Temos nosso jeito próprio de fazer engenharia, nosso propósito, e isso exige que nossos profissionais tenham essas habilidades e competências bem desenvolvidas", comenta João Maciel, gerente geral dessa operação.

De acordo com Thamile Almeida, diretora de gestão de pessoas da Allonda, no processo de seleção para a admissão de novos profissionais o RH já busca filtrar os candidatos por critérios relacionados aos valores, competências e propósito da empresa. "Procuramos pessoas que realmente acreditam ou que estão buscando desenvolver um trabalho com esses mesmos aspectos, para que possamos ter condições de dar continuidade ao nosso trabalho de transformar a engenharia através da sustentabilidade", diz a diretora da Allonda.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto