Logo
Imprimir esta página

5 benefícios dos programas de aceleração de startups

Durante o desenvolvimento de uma startup, surgem muitos desafios, que vão desde a validação da ideia e estabelecimento do modelo de negócios, até a apresentação da solução a investidores, parceiros e clientes. Para ajudar os empreendedores com estas e muitas outras questões, existem os programas de aceleração de startups, processos estruturados que oferecem capacitação e conexão aos seus participantes.

Esses programas ajudam os empreendedores a desenvolver apresentações ao público que desejam conquistar, contribui com a formação dos líderes dos negócios, amparam na elaboração de um plano financeiro, dão suporte com processos burocráticos e auxiliam na identificação de possíveis falhas do negócio.

Mesmo uma estrutura "padrão" (mentoria, treinamento e apresentação de pitch), para melhor atender os startupeiros, cada um deles conta com especificações, como estágio de maturidade da empresa, região onde se localiza ou segmento em que atua. Dessa forma, cada um consegue contribuir de uma forma individualizada e que seja de grande valia ao empreendedor.

Abaixo listamos alguns dos benefícios de três programas de aceleração - InovAtiva Brasil, Orchestra Innovation Center e FIEMG Lab:

Mentoria

As aceleradoras contam com uma rede de mentores formada por especialistas em áreas como Propriedade Intelectual, Modelagem Financeira, Recursos Humanos, Tecnologia, Legislação, entre outros. Esses profissionais atuam de forma dinâmica, questionando, guiando, orientando e aconselhando os empreendedores, ao mesmo tempo em que compartilham suas expertises e dão direcionamentos sobre melhorias que podem ser realizadas em seu negócio.

Atividades proporcionadas

Esses programas costumam oferecer atividades online, capacitações e a possibilidade de participar de eventos presenciais apresentando o pitch da empresa para players importantes para o seu negócio. Assim, ganham visibilidade e possibilidade de gerar o interesse de grandes corporações e outros agentes importantes para alavancar as vendas da startup.

Investimento

Em alguns processos de aceleração, a própria aceleradora investe na startup que está sendo acelerada por ela, em troca de parte da empresa. O InovAtiva Brasil, no entanto, atua de maneira equity free, proporcionando aos empreendedores a oportunidade de apresentar suas soluções para a maior banca de investidores do Brasil, formada por Investidores-Anjo, Fundos de Investimento e outras aceleradoras.

Rodadas de negócios

Além do investimento, as aceleradoras também fomentam o networking e prestam apoio às startups em rodadas de negócios. Este tipo de encontro rápido entre startups junto a stakeholders auxilia no desenvolvimento de um modelo de negócio mais dinâmico e efetivo. Um bom exemplo são os meet ups que a Orchestra Innovation Center, centro de inovação para o agronegócio em Rio Verde (GO), promove para conectar as AgTechs em fase de escala junto a produtores locais e indústrias. Além disso, o hub também conta com programas como os Challenges, que consistem em um trabalho conjunto entre as startups aceleradas para resolução de desafios específicos da indústria parceira.

Especialização

Programas de aceleração são muito importantes principalmente quando falamos de mercados específicos e que tem necessidades especiais. Atualmente, existem diversas aceleradoras focadas em nichos específicos como é o caso do FIEMG Lab, hub de inovação aberta de startups industriais e que tem o propósito de acelerar o futuro do setor, impulsionando novas tecnologias, conectando negócios e apresentando soluções inovadoras para o segmento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto