Logo
Imprimir esta página

Quais são as habilidades de marketing essenciais para os novos tempos

Quais são as habilidades de marketing essenciais para os novos tempos

Dois instrutores de marketing digital da Udemy, Diego Davila e André Fontenelle, falam sobre o marketing neste período de distanciamento social

É inegável que, nos últimos meses, a pandemia promoveu diversas mudanças nas mais variadas esferas. Uma delas foi no modo como as empresas fazem negócios. Por exemplo, muitas delas – pequenas, médias e grandes – precisaram passar a promover e vender os seus produtos ou serviços pela internet.

Para isso, muitos empreendedores e profissionais têm recorrido a conhecimentos de marketing e marketing digital, geralmente por meio de cursos online. No Brasil, durante os dois primeiros meses da pandemia, a habilidade mais procurada por alunos da Udemy, o maior destino do mundo para cursos online, foi marketing no Instagram, com um aumento de 103%.

A seguir, os instrutores de marketing na Udemy Diego Davila e André Fontenelle, alguns dos principais instrutores da plataforma no país, respondem a perguntas sobre a área e os desafios dos novos tempos em que estamos vivendo.

As cinco habilidades de marketing que todo empreendedor e profissional deve possuir atualmente

Na opinião de Davila – instrutor com mais de 530.000 alunos na Udemy em cursos como “Curso completo de WhatsApp marketing” e “Curso completo de Instagram marketing” –, as cinco habilidades de marketing que todo mundo deve aprender são técnicas: utilizar vídeo marketing, usar marketing nas redes sociais, produzir anúncios digitais para as redes sociais, criar anúncios digitais para o Google e otimizar (ou criar) um site para a divulgação da empresa.

Já para Fontenelle – instrutor com mais de 240.000 alunos na Udemy, em cursos como “SEO fundamental” e “Curso de Google Ads (AdWords) completo” – as cinco habilidades de marketing fundamentais, pensando num ambiente pós-pandêmico, são: estudar e compreender as mudanças de comportamento de consumo, estar apto/a para implementar transformações rapidamente, estar preparado/a para o digital, ter foco nas métricas de conversão e possuir forte presença nas mídias sociais.

O crescimento do marketing digital enquanto estamos em casa

Ambos os instrutores concordam que o marketing digital é o que está ajudando muitas empresas brasileiras a prosperarem e a alcançarem novos clientes nestes tempos em que estamos mais em casa. “Sem o marketing digital, muitas empresas já não estariam mais funcionando”, afirma Davila. “Nos últimos meses, o marketing digital se tornou a principal ferramenta para as empresas buscarem clientes”, diz Fontenelle.

Principais lições que a pandemia trouxe para os profissionais de marketing

Enquanto Davila afirma que a principal lição que os profissionais de marketing aprenderam com o período de distanciamento social foi que o futuro da área é online, Fontenelle dá dicas táticas. “É preciso saber transmitir que a empresa segue os protocolos de segurança e apresentar opções seguras de entrega do produto ou de utilização do serviço”, afirma ele.

Opiniões de instrutores internacionais

Não é só no Brasil que o marketing digital está em alta. Outros instrutores de marketing na Udemy, da Espanha e da França, concordam que é essencial que as empresas se adaptem ao ambiente digital nos tempos atuais.

De acordo com o espanhol Pau Rodrigo Millan, empreendedores e profissionais têm valorizado mais o marketing digital inclusive porque, em muitos casos, é a chance que eles têm de manter os seus negócios.

O francês Matthieu Blanco é da mesma opinião. "O marketing digital é um elemento essencial para o sucesso das empresas, principalmente em situações de crise como a da pandemia", diz ele.

A pesquisa sobre marketing nos tempos atuais foi feita com seis instrutores da Udemy nos seguintes países: Brasil, Espanha e França.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto