Logo
Imprimir esta página

Inteligência artificial revoluciona áreas do RH

pixabay pixabay

Mudanças radicais ocorrem no mercado de trabalho o tempo todo e exigem uma rápida adaptação nas atividades de Recursos Humanos das empresas. Transformações recorrentes vão desde os perfis de candidatos e vagas até o desenvolvimento de novas competências em antigos colaboradores. Anseios e demandas de uma nova geração de profissionais trazem ainda a necessidade de mudança de processos internos e clima organizacional. Trata-se de um cenário que impõe desafios para lidar com novas variáveis e quantidade de informações imensuráveis para um ser humano. Mas não para a Inteligência Artificial (IA).

Não à toa, as empresas estão cada vez mais interessadas em empreendedores e startups com soluções inovadoras que fazem uso da IA. Estão cientes de que novos problemas requerem novas formas de fazer as coisas. E a IA está entre as tecnologias que prometem ganhar destaque em 2021 na área de RH, justamente pela capacidade em lidar com um volume de fatos de forma mais automatizada, inteligente e ágil

Projetos relevantes já são realidade no mundo e têm feito a diferença para algumas das áreas de atuação mais cruciais do profissional de RH: recrutamento e seleção, retenção de talentos, e treinamento e desenvolvimento. Confira.

# Recrutamento e Seleção

Com o processo crescente de globalização de mercados, expansão de canais de comunicação e mudanças nos perfis de vagas, essa função enfrenta crescentes dificuldades para gerenciar a quantidade de candidatos e complexidade de posições existentes. Como resultado, muitas vagas são preenchidas de forma inadequada, contribuindo para um alto turnover e aumento de insatisfação no quadro de funcionários.

Para vencer tais barreiras de forma mais efetiva, cada vez mais soluções digitais vêm utilizando Inteligência Artificial (IA) como forma de tornar esse processo mais automatizado, preciso e inteligente. Empresas como a Applied e a Pymetrics são exemplos de como a prestação de serviços pode ser diferenciada com o uso da tecnologia.

# Retenção de talentos

A retenção de talentos vêm sendo um dos grandes desafios do novo ambiente corporativo. Os altos índices de turnover ou rotatividade de empregados prejudicam de forma substancial o clima da empresa assim como a produtividade do negócio. Os motivos que fazem com que profissionais deixem seus postos são diversos, desde o excesso de burocracia interna e baixa adaptação ao ambiente da empresa, até problemas de relacionamento entre membros de equipe ou baixa sensação de desafio.

Com base nesse cenário, algumas empresas estão buscando endereçar essas dores através de soluções digitais inteligentes e automatizadas que propõem dar suporte a setores de RH dentro de diferentes perfis clientes. Entre elas estão a Peakon e a Culture Amp.

# Treinamento e desenvolvimento

Com as rápidas mudanças no cenário competitivo e no mercado de trabalho, capacitar e reciclar funcionários passou a ser uma das responsabilidades mais fundamentais da área de RH. Ainda assim, muitas empresas tradicionais possuem dificuldades em realizar esse processo de forma ágil e efetiva por uma combinação de motivos.

Buscando solucionar essas dificuldades, algumas novas empresas têm oferecido soluções diferenciadas de Learning Management System (LMS) - um ambiente virtual de aprendizagem com curadoria de conteúdos e suporte na tomada de decisões estratégicas sobre as necessidades de treinamento dos colaboradores de uma empresa. É o caso da Axonify e da Better Up.

É fato que estamos vivendo apenas o início de um ciclo de inovações voltado a dar suporte a atividades de recrutamento, treinamento e engajamento. É possível dizer, no entanto, que a utilização de tecnologias de IA continuará tendo um papel crucial para a análise e processamento de dados, geração de insights e prescrição de soluções mais efetivas para a gestão de pessoas nas empresas. Os profissionais de RH que mais se adaptarem e tirarem vantagem dessa nova realidade sairão na frente.

*Marcelo Nicolau é sócio-diretor da Play Studio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto