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Nunca fez uma Black Friday? 7 dicas para colocar em prática na última semana antes da data

Do começo do ano para cá, mais de 400 mil lojas virtuais foram criadas; muitos desses lojistas participarão pela primeira vez da maratona de ofertas na próxima sexta-feira

A Black Friday deste ano promete ser a maior da história. Isso porque o número de novos empreendedores digitais cresceu significativamente desde o início da pandemia. Além disso, por conta do isolamento social, muitas pessoas passaram a utilizar com mais frequência o e-commerce como uma maneira segura de adquirir produtos.

Segundo levantamento da Loja Integrada - plataforma de e-commerce gratuita com mais de 1,5 milhão de lojas criadas - foram abertos, em média, 43 mil novas lojas virtuais por mês, em 2020. Esses novos varejistas que estão ajudando a movimentar o setor irão passar pela sua sua primeira maratona de vendas nesta sexta, na Black Friday. Outro panorama que evidencia o potencial da data é o volume de vendas do ano. Só entre março e maio, o volume negociado pelos lojistas da Loja Integrada chegou a R$ 415 milhões. Na última Black Friday, em 2019, foram movimentados R$ 11,6 milhões.

"Sem dúvida, os últimos meses foram surpreendentes no e-commerce brasileiro. As mudanças de consumo que estamos assistindo eram previstas para acontecer em 5 anos. Os pequenos e médios empreendedores estão mudando o mercado em 2020 e oferecendo ainda mais conveniência para o consumidor que foi limitado pela pandemia. Agora, a digitalização é prioridade para quem quer vender e para quem quer comprar. A Black Friday deste ano promete bater recordes de número de lojistas maduros, lojistas de primeira viagem e compradores" comenta Pedro Henrique Freitas, CEO da Loja Integrada.

Com tantos novos varejistas vendendo na plataforma, a empresa disponibilizou um treinamento gratuito e online, chamado " Primeiros Viajantes da Black Friday". Também realizou um evento online no início de novembro com objetivo de levar conteúdos gratuitos sobre o tema, com palestras sobre técnicas para organizar estoque, precificação, controle de vendas, entre outros.

A empresa, que faz parte da unidade de pequenos e médios negócios da VTEX, mais nova unicórnio brasileira - separou 10 dicas para ajudar os lojistas de primeira viagem a se prepararem para a data na reta final que antecede a Black Friday. Confira:

Organize seu estoque

Na semana da Black Friday, é preciso conferir os produtos disponíveis no estoque e manter esse número sempre atualizado. "Isso evitará que o lojista venda mais do que tem ou, até mesmo, perca vendas porque acabaram seus produtos", explica.

Utilize o WhatsApp como canal de vendas e relacionamento

As redes sociais são ferramentas que devem ser parceiras dos lojistas de primeira viagem. Entre as mais utilizadas em estratégias de vendas estão, respectivamente, Instagram, Facebook e WhatsApp. Entre os benefícios oferecidos aos clientes, o lojista pode: oferecer descontos em produtos avulsos ou em combo, frete grátis e brindes. O WhatsApp será o queridinho dos lojistas nesta edição da Black Friday. De acordo com a Loja Integrada, cerca de 90,7% deles farão atendimento pelo canal durante as 24 horas de promoções e 51% dos micros e pequenos lojistas virtuais já usam o WhatsApp como principal canal de atendimento.

Aposte no Instagram

O Instagram se tornou uma ferramenta essencial na vida dos lojistas virtuais, não só na hora de vender mas, também, na hora de divulgar seus produtos e diferenciais, e realizar o pós-venda. "O Instagram se tornou a Rede Social com maior engajamento e, com ela, o lojista consegue falar direto com seu consumidor. Além disso, é possível criar anúncios direcionados, anúncios por Hashtags e outras inúmeras ações que tem ajudado o empreendedor digital a se destacar na internet. A ferramenta se tornou a principal aliada de quem vende online e, por isso, será destaque também nessa Black Friday", comenta o especialista.

Pense na logística

Com o aumento do volume de entregas na Black Friday, é essencial planejar a logística antecipadamente e especificar ao consumidor um prazo viável. Caso necessário, o lojista pode adicionar mais alguns dias no frete comum do site, por precaução.

Promova boa experiência ao usuário

Qualidade da entrega, atendimento rápido e bom serviço de pós-venda são aspectos que promovem uma boa experiência de compra, proporcionam mais confiança ao usuário e ajudam a transformar o consumidor da Black Friday em um cliente permanente da loja.

Dê um bônus para o cliente voltar

Faça uma campanha que estimule o retorno do cliente após a data. Quem comprar na loja durante a Black Friday recebe um desconto na próxima compra, por exemplo, com prazo de validade. Comunique-se com o cliente, lembre-o sobre o desconto para que ele volte a sua loja virtual.

Se inspire em materiais educacionais e cases

O Bora Vender é um exemplo de movimento que incentiva o empreendedorismo digital no Brasil. O ecossistema reúne em uma plataforma digital conteúdos práticos, cases de sucesso, materiais intuitivos e motivacionais, para pessoas que sonham em abrir um e-commerce e, também, para os que já atuam no ramo e querem crescer o seu negócio online. Entre as iniciativas está a Escola Bora Vender, plataforma educativa que visa democratizar o acesso à informação de qualidade voltada para o e-commerce - de forma objetiva, didática e gratuita. A escola lançou o curso gratuito "Como vender meus primeiros R$ 20 mil", com insights e as melhores práticas para o pequeno e médio empreendedor iniciar seu próprio negócio online.


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